Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

História e Fotografia

No description
by

Roger Pereira

on 5 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of História e Fotografia

A história não é apenas uma narrativa abstrata. O historiador procura elementos concretos para certificar suas afirmações:
Livros
Documentos
Arqueologia
Esculturas
Desenhos e Pinturas
Jornais
Fotografias
As fotografias jornalísticas, artísticas e cotidianas são uma gigantesca fonte de pesquisa histórica. Em segundos uma fotografia apresenta uma quantidade grande de informações que um texto conseguiria apresentar somente com muitas linhas.
Guerras
Extermínios em massa
Segregação racial
A pobreza
e a fome
'
As mudanças de costume
Protestos
As ditaduras
Costuma-se acreditar que a fotografia é uma representação objetiva da imagem registrada, e muitas vezes ela é usada pela justiça para provar determinada afirmação.
“Eu não acredito de forma alguma na objetividade da fotografia. A fotografia é profundamente subjetiva. O fotógrafo com seu aparato de ideias, com a sua ideologia, com a sua ética faz uma intervenção única. Se dez fotógrafos fotografam a mesma coisa cada um vai intervir de uma forma diferente. A ideia de que o fotojornalismo é imparcial não é verdade. A fotografia é completamente posicionada, ela é uma tomada de posição.”
UFRGS - Aula Magna - 18/03/2014
Sebastião Salgado
A fotografia é um documento importante na construção do conhecimento histórico e por isso ela assume parte do poder que o conhecimento histórico tem.

Ideias ou ações são avaliadas como boas ou ruins com base nas suas experiências anteriores. Por exemplo, sabe-se que uma ditadura militar não é um sistema político interessante não apenas porque as pessoas conhecem os princípios autoritários desse regime, mas também porque a história demonstra o quanto uma ditadura militar pode ser desumana. Por isto as pessoas pensam e tomam atitudes no presente levando em consideração experiências passada: A prática é um bom critério para a verdade.

A consequência disso é que a memória coletiva torna-se um campo de disputa política: Ter poder sobre a história é ter o poder sobre as pessoas que compartilham dessa história.
Assim como qualquer outro registro de informação que integra o conhecimento histórico a fotografia é vulnerável a falsificações com objetivos políticos:
Stalin eliminando Trotski da história
Hitler e Joseph Goebbels
Bush gostava de estar onde nunca esteve
Banquete artificial para soldados americanos no Iraque
Os Jornais também praticam a manipulação de fotografias
Os opositores do presidente Maduro utilizaram a manipulação de imagens para aumentar as proporções dos protestos na Venezuela
Fotografia e
História
A fotografia é um sistema de representação complexo que potencializa a capacidade do pensamento de se deslocar no espaço e no tempo. A fotografia ilustra os acontecimentos históricos importantes revelando as circunstâncias materiais e os sentimentos que os caracterizam.
O fotojornalismo passa por mudanças a partir da evolução e "popularização" das câmeras digitais e da ascensão das redes sociais. A comunicação das grandes corporações está perdendo um pouco de seu poder para o jornalismo amador, que cada vez mais ganha espaço trazendo informações que os grandes veículos de comunicação não percebem, ignoram ou fazem questão de ocultar. A comunicação está se tornando um pouco mais "democrática".
História e Fotografia
Full transcript