Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Estética

No description
by

Jéssica Valmorbida

on 10 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Estética

Estética
FONTS
Aristóteles e Schopenhauer
Obra de arte e suas funções
Vanguardas artísticas
Estética
do grego aisthésis: percepção, sensação

Estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenómenos estéticos, as diferentes formas de arte e da técnica artística.
Platão
Critica da arte
A vida bem vivida tem como função a aproximação em relação às formas perfeitas, identificadas como o conhecimento verdadeiro.Os objetos da arte só nos afastam dessa meta, uma vez que nos colocam em contato com cópias imperfeitas dos objetos da natureza, que, por sua vez, são cópias imperfeitas das ideias do mundo inteligível.
O Belo
O belo só no mundo das ideias. O belo é para Platão absoluto e eterno, não dependeria dos objetos, ou seja, da materialidade, era a própria ideia de perfeição, estava plenamente completo, restando ao mundo sensível apenas a imitação ou a cópia desta beleza perfeita
O Belo
O belo existe a partir da realidade sensível, deixando este de ser algo abstrato para se tornar concreto, o belo materializa-se, a beleza no pensamento aristotélico já não era imutável, nem eterna, podendo evoluir.
Simetria, composição, ordenação, proposição, equilíbrio.
Imitação e Catarse
A imitação é benéfica porque representa uma composição de narrativas que mostram experiências possíveis. A imitação tem um caráter pedagógico, pois que seu efeito (catarse) promove uma identificação com o personagem, criando ou despertando sentimentos que purificam e educam, caracterizando normas de ações
Schopenhauer
Platão e Aristóteles se situaram no contexto em que a arte era mimética, isto é, tinha como objetivo reproduir a realidade. Contudo, no século XIX foi inventada a fotografia. Esse tipo de arte sofreu um profundo impacto: se a realidade podia ser reproduzida através de meios mecânicos e químicos, qual o sentido de continuar pintando quadros?
1. Religiosas
2. Pedagógicas
tem como objetivo retratar a realidade
3. Naturalistas
O que importa é a técnica
4. Formalistas
5. Política
Dadaísmo
Arte conceitual: a ideia na linha de frente da produção artística e transforma a execução da obra numa tarefa secundária.
Vanguardas européias
A  vanguarda estava identificada com a promoção do progresso social: o indivíduo ou grupo a ela ligado seria responsável por um movimento de reformas sociais. Movimento artístico como um movimento político (composto por manifestos, militância, etc).
ARTE = POLÍTICA

Construtivismo Russo
Industria cultural
Controle das consciências
A revolução industrial não foi apenas um conjunto de inovações técnicas, mas uma forma de dominação por meio da disciplina e do controle do tempo do trabalhador. Da mesma maneira, a indústria cultural não pode ser entendida apenas como a produção de bens culturais em massa, mas também como uma forma de dominação.
Trabalho e lazer
O tempo de trabalho é entendido como sofrimento. O de lazer enquanto oposição ao trabalho “esquecimento”. Há uma fratura no individuo: o trabalho é uma atividade vazia de sentido, e desaparece o espaço para reflexão
Entretenimento
"A diversão é o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela é procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado, para se pôr de novo em condições de enfrentá-lo. Mas, ao mesmo tempo, a mecanização atingiu um tal poderio sobre a pessoa em seu lazer e sobre a sua felicidade, ela determina tão profundamente a fabricação das mercadorias destinadas à diversão, que esta pessoa não pode mais perceber outra coisa senão as cópias que reproduzem o próprio processo de trabalho”.
Neutralizado
Dificilmente os objetos podem ser considerados obra de arte. A autonomia e poder crítico das obras artísticas derivariam de sua oposição à sociedade. No entanto, o valor contestatório dessas obras poderiam não mais ser possível, já que provou ser facilmente assimilável pelo mundo comercial .
Pessimista, Schopenhauer entende a vida como sinomino de dor e sofrimento. Estes são causados pela vontade, que é o principal motor e impulsiona a vida. A arte é vista como um dos poucos momentos em que o homem deixa de sofrer.
Allen Jones
Arte = Mercadoria
Manutenção do
status quo
Full transcript