Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Sistema Nervoso

No description
by

Thais Reinert

on 22 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sistema Nervoso

Sistema Nervoso Organização, funcionamento e alterações Organização do Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Ciências! Relação Sistema Nervoso
e Endócrinono Experimento de Pavlov - cão, carne e saliva.

Percepção e reação aos estímulos externos:

SNC: Interpreta informações
Elabora respostas

Sistema endócrino: coordena funções
através dos hormônios. Neurônios: Células que produzem e conduzem impulsos nervosos. Encéfalo Sinal do intervalo & Fome Dendritos: prolongamento que capta impulsos ou sinais nervosos, enviando pelo corpo celular até o axônio.

Axônio: Fibra nervosa que pode atingir mais de um metro de comprimento, conduz impulsos que se afastam do corpo celular.

Bainha de Mielina (substância lipídica de cor branca reluzente): Envolve algumas fibras nervosas e mantém o impulso, impedindo sua dispersão.

Corpo celular: Parte volumosa da célula onde se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

Sinapse: Região de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células (outros neurônios; células musculares, glandulares ou sensoriais). Parte do Sistema Nervoso situada no crânio, formada pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico (ponte e bulbo). Cérebro Protegido pela caixa craniana, tem a superfície marcada por sulcos e depressões.
Lobos: áreas cerebrais. Lobo frontal: Movimentos dos músculos esqueléticos da parte posterior do corpo; pensamento e fala.

Lobo temporal: Audição.

Lobo parietal: Sensações de dor; tato; gustação; olfato; temperatura; pressão e raciocínio lógico-matemático.

Lobo occipital: processamento das informações visuais. Via de passagem de informações do Encéfalo para as demais partes do corpo. Dos canais formados pelas vértebras desde o orifício occipital do crânio até a região lombar da coluna vertebral. Medula Espinhal Encéfalo e medula são protegidos apenas por ossos? Proteções Três membranas são as responsáveis por delimitar o espaço de circulação do líquido cefalorraquidiano, que amortece choques mecânicos!
Pia-mater, aracnóide e dura-mater. Hidrocefalia: obstrução da passagem do líquido para o sangue, fazendo-o se acumular e causando pressão no cérebro. Nervo sensitivo => Nervo motor Arco reflexo Por que um médico examina os olhos do paciente que sofreu um acidente grave? Pois este exame permite verificar a integridade ou o grau da lesão da medula. Nervos fazem a ligação entre o SNC e o corpo! Temos nervos sensoriais, motores e mistos! Sistema Nervoso Periférico (SNP) SNP Voluntário:
Movimento dos Músculos esqueléticos e respiração!
E o resto? Integra-se ao sistema endócrino no controle de ações involuntárias Sistema Nervoso Autônomo Os dois sistemas possuem ações antagônicas, ou seja, se um atua em um órgão de forma a fazê-lo relaxar, o outro o faz contrair. Drogas e efeitos no SN
Full transcript