Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Ideologia

No description
by

Marina Correia

on 26 April 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ideologia

Branca de Neve
(1937)
- é o primeiro longa metragem de animação da Disney e é baseado no conto de fadas "Branca de Neve", dos Irmãos Grimm.

- Ideologias:
▪padrão de beleza (madrasta (espelho)) × Branca de Neve)

▪idealização do príncipe encantado (Beijo de amor verdadeiro, castelo...)

-O trabalho da mulher em casa (branca de neve fica limpando a casa enquanto os anões trabalham)
• espera o príncipe para salvá-la

Cinderela
(1950)
Cinderela é um conto bastante antigo e possui várias outras versões anteriores, como versão grega antes de Cristo e registros na China nos anos 800.

ideologias:
Permanecem vivos os valores da sociedade patriarcal, como a submissão da criança e da mulher e o poder divino nas mãos de personagens masculinos.

Algum tipo de recompensa pelo trabalho duro e pela humilhaçao.

O principe como o salvador.
Bela
(A Bela e a Fera)
(1991)
Ariel
(A pequena sereia)
(1989)
- Baseado no conto do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

- lançado em 1989

- Ideologias:

▪mulher dependente do homem, do amor
• larga tudo pelo homem que ama

Ideologia
Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal.
Neste trabalho iremos apresentar o conceito de ideologia representado por princesas da disney através do tempo.
Alguns exemplos sao:
As fadas ou bruxas aparecem como símbolos do poder feminino
As mulheres terrenas são premiadas ou castigadas em função da sua submissão ao poder masculino.
Preservação familiar da classe burguesa.
IDEOLOGIA
Princesas da disney
Pocahontas
(1995)
Pocahontas nasceu no ano 1595 e faleceu em 1617, foi uma índia powhatan que por fim se casou com o inglês John Rolfe, tornando-se bastante conhecido no fim de sua vida. Era filha de Wahunsunacock, o Chefe Powhatan, que governava uma área que abrangia quase todas as tribos do litoral do estado da Virgínia (região chamada pelos índios de Tenakomakah).
Pocahontas é um apelido de infância que significa “a metida”’ ou “criança mimada”. O seu nome real era Matoaka. A história conta que ela salvou o inglês John Smith, que seria executado pelo seu pai em 1607. Nessa época, Pocahontas teria apenas entre dez e onze anos de idade. Graças a esse evento (e a mais duas oportunidades em que Pocahontas salvou a vida dos colonos), os Powhatans fizeram as pazes com os colonos.
A verdadeira história de Pocahontas tem um triste final. Em 1612, com apenas dezessete anos, ela foi aprisionada pelos ingleses enquanto estava em uma visita social e foi mantida na prisão de Jamestown por mais de um ano. Durante o período de captura, o inglês John Rolfe demonstrou um especial interesse na jovem prisioneira. Como condição para Pocahontas ser libertada, ela teve de se casar com Rolfe.
Alguns anos depois, retornando para Virginia uma doença de Pocahontas (provavelmente a varíola, pneumonia ou tuberculose) obrigou o navio em que estavam a voltar para Gravesend, em Kent, na Inglaterra, onde Pocahontas veio a falecer.
Pocahontas abre mão do amor romântico para manter sua integridade. Desde o início ela sabe quem é, sabe seu lugar, o que lhe pertence e que é capaz de despertar admiração e amor. Ela não precisa de um homem que a faça feliz. Ela já é feliz. O desenho perpetuou a altivez de Pocahontas e caracterizou a mulher dos anos 1990 – o fim do sexo frágil e da ideia de que certas características como racionalidade, coragem, força de vontade fossem apenas masculinas.

Mulan
(1998)
Baseada em uma lenda muito famosa chinesa, Mulan, conta a história de uma jovem chamada Hua Mulan que se disfarçou de guerreiro, para substituir seu velho pai do Exército chinês para lutar na guerra, ela lutou bravamente sem ninguém descobrir ao lado de homens por 12 anos e ganhou grande mérito. Apesar de suas grandes conquistas ela recusou as várias recompensas oferecidas, inclusive uma delas era o cargo de oficial do Exército Chinês, e se retirou para sua cidade natal junto de sua família. Já em casa, os companheiros de guerra se surpreendem ao saber que o fantástico guerreiro era uma mulher.
A obra é originalmente um poema chinês escrito no século VI, durante a Dinastia Tang.
Com o passar do tempo, a história se popularizou na China, por ser uma das primeiras obras na história da China a demonstrar a igualdade entre os sexos, algo que na época era praticamente impossível.
Muitos adoram a Mulan, principalmente pelo fato dela enaltecer valores importantes, tais como honra, lealdade, respeito, perseverança, coragem e orgulho! Esse orgulho não é um sentimento qualquer, é um sentimento por parte de um povo, de uma nação, de um exército ou de uma cultura!

Tiana
(A Princesa e o Sapo)
(2009)
Tiana e uma princesa que rompe com o ideario da tipica princesa: e negra.
Representando o que as mulheres ja fazem e os dramas que vivem ha decadas, os novos filmes trazem mulheres que precisam nao so cuidar de seus homens, filhos e familias, mas tambem de si, em duplas, triplas ou sabe-se la quantas jornadas. o que se pode dizer, ao final e que a historia contada atraves de Tiana traz novos valores nas telas que ja sao antigos conhecidos de todas nes mulheres da modernidade.
Merida
(Valente)
(2012)
"uma princesa nao rabisca, nao gargalha, nao enche a boca, acorda cedo tem compaixao, e paciente, cautelosa, limpa [...] e acima de tudo, uma princesa busca ser perfeita"
Rainha Ellinor
Merida e uma princesa questionadora que nao se encaixa e nem quer se encaixar nas tradiçoes.
Aqui o Rei, como figura masculina, tem um papel apenas representando a forca fisica.
Merida se candidata para concorrer a sua propria mao, ou seja, mostrando que nao quer se casar, nem ter esse titulo.
Tambem temos a relaçao mae e filha, que e trbalhada como enredo principal, idealizando a relaçao entre adolescente e pais, e de um modo moderno pela rebeldia e busca por autenticidade do filho.
Moana
(2017)
Moana é um filme sobre uma protagonista feminina, não-branca, que não tem par romântico, e que resolve seus problemas sem precisar de um príncipe encantado.
Full transcript