Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

AMBIENTAÇÃO DE SERVIDORES

No description
by

Recursos Humanos

on 16 September 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of AMBIENTAÇÃO DE SERVIDORES

Onde Estamos?
PROGRAMA DE AMBIENTAÇÃO
Fecomércio Maranhão
Fundada em 26 de agosto de 1953, por cinco entidades sindicais que buscavam mais representatividade para o empresariado maranhense, funcionou inicialmente nas dependências do Palácio do Comércio. Hoje tem sede própria no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac – “Francisco Guimarães e Souza”, localizado na Avenida dos Holandeses, no Bairro do Renascença II.
A Federação do Comércio é constituída atualmente por 19 sindicatos associados e representa cerca de 35 mil empresas dos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo de todo o Maranhão.
Como entidade representaviva sua finalidade consiste em coordenar, proteger, orientar e representar as categorias econômicas compreendidas no plano da Confederação Nacional do Comércio, bem como defender os princípios da liberdade do comércio, em harmonia com o bem-estar social.
Instituição de Educação Profissional:
criada por decreto lei, em 10 de janeiro de 1946;
de caráter privado;
âmbito nacional;
sem fins lucrativos;
mantido por empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Presente no Maranhão desde 24 de julho de 1947.

SENAC/AR/MA
Educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo.
MISSÃO
VISÃO 2016 -2019
Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas
Valores

Transparência
Inclusão Social
Inovação
Excelência
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Assessoria Pedagógica
(ASPED)

Subordinado à DEP, compete a este núcleo, prioritariamente, supervisionar e avaliar todas as ações de natureza pedagógica executadas pelas unidades operativas do SENAC, em apoio às diretrizes estratégicas estabelecidas pela Divisão Técnica.
Unidades operativas responsáveis pela realização de cursos nos eixos de Gestão e Comércio, Ambiente e Saúde, Infraestrutura, Segurança, Turismo, Desenvolvimento Educacional e Social, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, além de Produção Cultural e Design.
O SENAC possui Centros de Formação Profissional nas cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Caxias e Santa Inês.


RESTAURANTE ESCOLA
(RE)
Responsável pela realização de cursos no eixo de Turismo e Hospitalidade. O SENAC possui a Empresa Pedagógica de Hotelaria - Restaurante Escola que capacita e aperfeiçoa profissionais visando atender ao mercado hoteleiro, bares e restaurantes.
UNIDADE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
(UNITI)

Núcleo responsável pela realização de cursos nos eixos de Informação e Comunicação e Produção Cultural e Design, voltados para área de informática e tecnologia.

UNIDADE MÓVEL
(UNMOV)

Núcleo responsável pela execução de cursos PSG e Pronatec em diversos municípios do estado, tendo como foco a geração de renda e emprego. Também é responsável pelos cursos ministrados pelas carretas escola de Moda e Beleza, Turismo e Hospitalidade e Administração e Informática.

UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

(UNEAD)


Núcleo que atua como polo na oferta de cursos de educação profissional à distância, atuando nos segmentos de Gestão, Turismo e Hospitalidade, Tecnologia Educacional, Informática, Imagem Pessoal e Comércio. Abrange cursos de capacitação, aperfeiçoamento, técnicos, graduação e pós graduação desenvolvidos pelo Rede Senac EAD.

UNIDADE DE IDIOMAS
(UNIDI)
Atua na oferta de cursos do Eixo de Desenvolvimento Educacional e Social, na áreas de idiomas e linguagens, como inglês, espanhol, francês, libras etc.


DIRETÓRIA DE GESTÃO
(DGE)
Núcleo de Apoio Administrativo

Tesouraria
ASSESSORIA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO - ATP
Assessoria de Comunicação, Marketing e Evente - ASCME
Recursos Humanos
Tem como finalidade Planejar, coordenar, implementar e avaliar políticas de educação profissional do SENAC/MA.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
(DEP)
Realiza as atividades de apoio às Unidades Operativas, desenvolvendo ações nas áreas de limpeza, reprografia, recepção e transporte.
Núcleo de Contabilidade e Finanças
Atua na contabilização dos recursos, a partir de ações como adiantamento de viagem, prestação de contas de fundo rotativo, informações obrigatórias para execução de despesas e controle de orçamento.
Núcleo de Material e Patrimônio
Atua na aquisição de materiais e na preservação e manutenção do patrimônio institucional.
Responsável pelo recebimento de valores referentes aos pagamentos dos alunos, bem como realiza as atividades de depósito, pagamento e boletins de caixa.
Realiza atividades relativas aos direitos e deveres dos servidores, obedecendo as normas internas e à legislação trabalhista.
Núcleo de Pessoal
Responsável por assessorar as Unidades Operativas quanto ao planejamento, controle de indicadores organizacionais, orçamento e acompanhamento da aplicação de recursos financeiros investidos para a execução da atividade fim do SENAC que é a Educação Profissional. Também atua gerindo as ações de Comunicação e Recursos Humanos

Tem como finalidade assessorar, coordenar e controlar as ações e assuntos relativos a comunicação, marketing e eventos do SENAC/MA.
José Arteiro da Silva
Presidente
Vice-Presidentes:
Vilson Estácio Maia
Marcelino Ramos Araújo
Antônio de Sousa Freitas

Superintendente:
João Torres de Melo Saboia Neto

Conselheiros
José Pereira de Santana
Maurício Aragão Feijó
Djalma Souza Chaves
João José Gonçalves Pinheiro
Márcio Amado Libério
Francisco Roberto Brandão Ferreira
Silvio Conceição Pinheiro
Luiz Carlos Mendonça Furtado
Moacir Santos Filho
Francisco Silva dos Santos

Programa de Ambientação
Departamento Regional do Maranhão
Responsável pela execução da política de recursos humanos da instituição.
Realiza atividades voltadas para processos de seleção, ambientação de servidores, educação corporativa e outras ações voltadas para a gestão de pessoa.

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, FINANÇAS E ORÇAMENTO
(DPF)
PÚBLICO ALVO:

O PSG destina-se a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 salários mínimos federais –, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. As pessoas que satisfizerem as duas condições – aluno e trabalhador – serão priorizadas.
OBJETIVO:

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) visa oferecer ações educacionais com custo zero à população brasileira de baixa renda.

PSG

PÚBLICO ALVO:

Estudantes de graduação de universidades locais, cujos cursos sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas pelo SENAC.

OBJETIVO:

Oportunizar ao SENAC o repasse de sua experiência para futuros profissionais, disponibilizando aos estudantes de graduação, campo de estágio para a complementação de sua formação acadêmica.

PROGRAMA DE ESTÁGIO

PROGRAMA ALIMENTOS SEGUROS

OBJETIVO:

Disseminação de conhecimentos e implantação das Boas Práticas, incluindo o manual de Boas Práticas e do Sistema APPCC nos estabelecimentos que produzem alimentos.


POSTOS AVANÇADOS
Maria Claudinete
Coordenadora
CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CEP
CEP São Luís
Tamires Frazão
Gerente do CEP São Luís
O Centro de Educação Profissional do Senac em São Luís tem grande importância para a capital maranhense, pois gera oportunidades de qualificação profissional e garantia de mão de obra em nível de excelência às atividades de comércio, bens e serviços. Tudo isso por meio dos cursos de capacitação e habilitação técnica de nível médio dos eixos Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde, Infraestrutura, Segurança, Produção Cultural e Designer, Desenvolvimento Educacional e Social e Informação e Comunicação.

Em média, o CEP São Luís oferece 52 cursos anualmente, que funcionam em uma moderna e ampla estrutura com laboratório de enfermagem, laboratório de estética, laboratório de óptica, laboratório de produção de áudio e vídeo, salão de beleza didático, um auditório, sete salas convencionais para 25 alunos, um laboratório de operador de caixa; um laboratório de informática e um laboratório de corte e costura.
Programa de Educação Corporativa
Uma empresa é constituída de uma equipe grande e complexa e, para que funcione bem e seja uma equipe vencedora, é essencial que todos os seus membros compreendam claramente como se espera que atuem e os papéis e responsabilidades dos outros membros da equipe. As responsabilidades, limites de autoridades e inter-relacionametnos precisam ser definidos.
Apresentar a Insituição e as equipes de trabalho ao novo colaborador;
Repassar informações pertinentes à função;
Treinar o colaborador nos aspectos específicos de sua função;
Avaliar a aderência do colaborador aos objetivos organizacionais;
Por quê?
Rosilene Bonfim
Gerente do CEP Caxias
O Centro de Educação Profissional de Caxias atua desde 1974, na época em que o imóvel cedido pela prefeitura municipal, no ano de 2001, foi inaugurada a sede própria, em 14 de setembro, tendo como Presidente do Conselho Regional, Dr. José Arteiro da Silva e o Diretor Regional, Dr. José Ahirton Batista Lopes, que com toda equipe do Centro integrada no cumprimento das ações, tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, com uma Educação Profissional que está inserida na missão da Instituição.

A atuação do Senac no município de Caxias vem contribuindo para a formação profissional de trabalhadores na área de comércio e serviços durante esses 39 anos, inserindo pessoas no mercado de trabalho.

tualmente, o CEP Caxias oferece 51 cursos diferentes, que abrangem 128 turmas, anualmente. Contando com um espaço agradável formado por uma sala de aula convencional com capacidade para 25 pessoas, um laboratório de beleza/saúde com capacidade para 25 pessoas, uma sala de propaganda moda/hospitalidade, um auditório (sala reversível com capacidade para 100 pessoas), um laboratório de informática com 18 computadores, uma sala de professor, um almoxarifado, uma área de estar com cantina e hall de entrada e uma secretaria, proporcionando um atendimento de 650 alunos/dia.
CEP Caxias
CEP Bacabal
Josiane Alcobaça
Gerente do CEP Bacabal
O CEP Bacabal abrange também alguns municípios circunvizinhos que carecem de instituições que garantam com qualidade a educação profissional. Uma das prioridades do CEP Bacabal é disponibilizar em seu quadro docente os melhores profissionais em suas respectivas áreas. São cerca de 40 instrutores diretamente envolvidos com as áreas de saúde, beleza, apoio educacional, idiomas, gestão, comércio, informática, hospitalidade, design, comunicação e moda, que abrangem, em média, 40 cursos ofertados à população.

As aulas acontecem em um ambiente confortável e completamente equipado com duas salas de aula convencionais para 30 alunos, uma sala de estética para 25 alunos, um salão de beleza para 25 alunos, um laboratório de informática, laboratório de informática para o curso de manutenção de computadores, e um auditório com capacidade para 100 pessoas.
CEP Imperatriz
Lavina Amorin
Gerente do CEP Imperatriz
O Centro de Educação Profissional de Imperatriz “Rosário Nina” foi inaugurado em 26 de julho de 1981. Os trabalhos realizados desde a sua fundação obtiveram êxitos, por desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho, através da educação profissional continuada, inserindo pessoas para o mercado de trabalho. Mais tarde passou por uma reforma e ampliação, sendo reinaugurado em 1990.

Uma das prioridades do Senac de Imperatriz é disponibilizar em seu quadro docente os melhores profissionais em suas respectivas áreas, cerca de 60 instrutores contratados estão envolvidos diretamente nas áreas de Comércio, Comunicação, Gestão, Imagem Pessoal, Informática, Turismo e Hotelaria e Saúde são as áreas que o Centro de Formação Profissional de Imperatriz oferece atualmente em suas programações de cursos. Áreas que se subdividem no total de aproximadamente 80 cursos por semestre.

O Centro de Imperatriz trabalha com os mesmos objetivos, ressaltando que os resultados provêm de metas estabelecidas, produções e reformulações orçamentárias, e, ainda, disponibilizando de catorze modernos ambientes pedagógicos. Dentre eles, temos: 07 (sete) Salas convencionais com capacidade para 25 pessoas, 01 (um) Salão de Beleza com capacidade para 25 pessoas, 01 (um) Auditório (sala polivalente com capacidade para 75 pessoas), 04 (quatro) Laboratórios de Informática com 15 computadores, um Almoxarifado, uma área de estar com Cantina e Hall de Entrada, que proporciona um atendimento de 1000 alunos/dia.
CEP Santa Inês
Liniane Colares Nogueira
Gerente do CEP Santa Inês
O Centro de Educação Profissional de Santa Inês desenvolve um trabalho especializado para qualificação da mão-de-obra a que se deve elevar a necessidade do município para capacitar e aperfeiçoar a força humana do comércio local. Os cursos ofertados tem o objetivo de direcionar estudantes e pessoas que buscam atualização profissional ao mercado de trabalho. O Senac em Santa Inês integra diferentes formas de educação que conduzem, permanentemente, as aptidões para a vida produtiva com foco em cursos que atendam as necessidades do comércio local que é a base da economia, nos eixos de Beleza, Comércio, Gestão e Informática.

Contribuindo de forma significativa para geração de emprego e renda e percebido como meio de proporcionar formação continuada, um fortalecimento do exercício da profissão, o CEP Santa Inês atende aos profissionais do município e cidades vizinhas, desenvolvendo objetivos de crescimento de carreira, oportunidades de mercado e auto realização.

Anualmente são oferecidos, em média, 30 cursos, a cerca de 110 turmas que funcionam com todo o apoio e estrutura que comporta salão de beleza, laboratório de informática e três salas de aula.
Posto Avançado em Codó
Posto Avançado em Timom
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, é um programa do Governo Federal, criado em 2011, que beneficia alunos do ensino médio da rede pública estadual por meio da oferta de cursos nas áreas de Gestão, Comércio, Informática, Beleza, Saúde, Comunicação, Artes, Moda, Meio Ambiente, Turismo, Hospitalidade, Tecnologia Educacional, dentre outros.
PRONATEC
Terezinha Smith
Coordenadora
Gabriela Vasconcellos
Gerente
Mauro Diniz
Gerente
Maria de Jesus Pereira
Gerente
Flory Guimarães
Gerente
Raimundo Melo
Coordenador
Elaine Bluhm
Coordenadora
Glocaff Feitoza
Coordenador
Andrea Barros
Assessora
Daniel Pinheiro
Assessor Técnico
BANCO DE OPORTUNIDADES
(BAOPO)
Responsável pela intermediação entre os alunos egressos do SENAC a as oportunidades de emprego disponíveis no mercado, oferecendo à classe empresarial uma fonte eficaz de recrutamento de profissionais qualificados
Rosângela Martins
Analista de aprendizagem comercial
José Ahirton Lopes
Diretor Regional
Pilares de Estruturação & Eixos Tecnológicos
Eixo: Turismo, Hospitalidade & Lazer
Segmentos: Turismo, Hospitalidade e Lazer
Eixo: Infraestrutura
Segmentos: Conservação e Zeladoria
Exixo: Ambiente & Saúde
Segmentos: Saúde, Beleza e Meio Ambiente.
Eixo: Informação & Comunicação
Segmentos: Informática e Telecomunicações
Eixo: Produção Cultural e Design
Segmentos: Design, Moda, Artes & Comunicação
Eixo: Gestão & Negócios –
Segmentos: Gestão e Comércio
Eixo: Desenvolvimento Educacional e Social
Segmentos: Educional e Idiomas
Natureza do eixo:
Cuidar
Natureza do eixo: Comunicar
Natureza do eixo:
Criar
Natureza do eixo:
Gerir
Natureza do eixo:
Sustentar
PROGRAMAS & SUBPROGRAMAS
Benefícios
Melhorar e/ou ampliar o nível das competências, ajustar requisitos básicos e promover mudanças comportamentais dos clientes internos (servidores), visando incremento na qualidade dos serviços prestados pela Instituição à sua atividade fim.
Como
Objetivo:
Viabilizar ações de formação continuada;
Ampliar possibilidades de aquisição de competências funcionais;
Fazer o ajuste de requisitos por meio de programas de qualificação e requalificacão;

Viabilizar ações de adequação de comportamento;
Desenvolver ambiente favorávelpara o desenvolvimento de competências;
Desenvolver soluções de treinamento fundamentos na missão, visão e objetivos.
Plano de Saúde
Seguro de vida em grupo
Ticket Alimentação
Auxílio Funeral
Programa de Educação Corporativa
Sesc
Biblioteca
Desconto em Cursos da Programação Senac
+ Benefícios
Cristina Camelo
Gerente
Raquel Vieira
Gerente
O CEP São Luís conta ainda com um Posto Avançado, no qual os cursos do subprograma " Aprendizagem" são desenvolvidos, nos trunos matutino e vespertino.
Posto Avançado em Balsas
Acilina Maria B. Coelho
Gerente
Esta história está só começando!
Eixo: Produção Alimentícia
Segmentos: Produção de Alimentos
Eixo: Segurança
Segmento: Segurança
Natureza do eixo:
Produzir
Natureza do eixo:
Proteger
Natureza do eixo:
Manter
Natureza do eixo:
Acolher
ASSESSORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS
(ASPES)
SECRETARIA ESCOLAR

(SEESC)
Sandra Regina Xavier
Coordenadora
Maria Leuda
Assessora

Compete a este setor atuar como canal indutor e executor de ações para impulsionar o desenvolvimento dos programas - PSG, Pronatec, SenacMóvel, Programa de Acessibilidade e Educação Ambiental, contribuindo para efetivação dessas ações, facilitando e incentivando as Unidades Operativas na realização e inclusão social.
BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO
(BIDOC)
A secretaria de cursos desempenha funções de gestão acadêmica no que compete a inscrição, registro, organização e manutenção do histórico de alunos, bem como na emissão de documentos para as diversas demandas educacionais dos alunos do SENAC, tais como declarações, certificados, atas de conclusão de curso e requerimntos.
Maria dos Rémedios Araújo
AAC-I / Analista Técnica
Compete ao núcleo sugerir normas reguladoras dos serviço de documentação, assim como o controle, manutenção e atualização dos arquivos de referência do SENAC. Responsável pela coordenação de processos de editoração e divulgação de documentos produzidos pela instituição, cuidando para que os memos sejam normatizados, articulando-se, para tanto, com todos os demais orgão do SENAC. Atua também no atendimento e orientação de usuários internos ou externos, além de executar outras atividades inerentes à sua área de competência.
Seja bem vindo à equipe SENAC!

DIRETORIAIS
Daniela Nogueira
Diretora
Cláudio Cordeiro
Diretor
Tem como finalidade promover a excelência nas atividades administrativas, na gestão de pessoas, tecnológica, compras, apoio operacional, engenharia e manutenção patrimonial, maximizando os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades finalísticas do SENAC/MA.
NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS

(NUGEP
)
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

(NUTIN)
NÚCLEO DE APOIO OPERACIONAL

(NUAPO)
NÚCLEO DE COMPRA, CONTRATO E ALMOXARIFADO
(NUCCA)
NÚCLEO DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PATRIMONIAL
(NUEMP)
José Alexandre Junior
Diretor
Tem como finalidade planejar, organizar, coordenar, controlar e executar as atividades contábil, financeira e orçamento do SENAC/MA.
NÚCLEO FINANEIRO
(NUFIN)
NÚCLEO DE CONTABILIDADE
(NUCON)
NÚCLEO DE PATRIMÔNIO
(NUPAT)
NÚCLEO DE LICITAÇÃO
(NULIC)
PROGRAMAS SENAC
Júlio Cézar Batista
Coordenador
Daniel Pinheiro
Coordenador
Realiza atividades relativas aos direitos e deveres dos servidores, obedecendo as normas internas e à legislação trabalhista.
Responsável pela execução da política de recursos humanos da instituição.
Realiza atividades voltadas para processos de seleção, ambientação de servidores, educação corporativa e outras ações voltadas para a gestão de pessoa.
Responsável pelo gerenciamento dos sistemas de informação e banco de dados da Instuição, trabalhando no desenvolvimento e/ou implantação de sistemas, bem como suas atualizações. Dá suporte técnico às unidades administrativas no que diz respeito à identificação e caracterização de materiais e equipamentos de informática, e, sobretudo, assessora a Direção Regional em questões pertinentes à área de informática;
Carlos Alberto
Coordenador
Raimundo Melo
Coordenador
Realiza as atividades de apoio às Unidades Operativas, desenvolvendo ações nas áreas de limpeza, reprografia, recepção e transporte.
Elaine Bluhm
Coordenadora
Aplicar as normas e procedimentos operacionais contábeis estabelecidos pela legislação vigente e regulamentações específicas emitidas pelo Departamento Nacional.
Classificar, registrar, cadastrar, escriturar, tombar e controlar os bens patrimoniais;
Realizar atividades direcionadas a conservação e proteção das edificações do SENAC/MA em: Hidráulica, Elétrica e Predial elaborando anualmente o planejamento das manutenções preventivas e corretivas a serem feitas no exercício seguinte.
Efetuar pesquisa de preço de materiais, bens e serviços no mercado para subsidiar orçamentos, estimativas de solicitação de compras para o SENAC/MA.
Arlete Pereira
Coordenadora
Aplicar a legislação específica do processo financeiro no SENAC/MA, acompanhando e orientando para a redução de riscos de erros e desvios de recursos para fins legais e de auditoria, nas unidades educacionais e operativas.
Glocaff Feitoza
Coordenadora
Assessorar e interagir com as unidades organizacionais desde a preparação dos documentos iniciais tais como: termo de referência, projeto, justificativa, orçamento estimado, entre outros até a finalização do processo licitatório.
Jacksiane Mendonça
Gerente do PA São Luís
Full transcript