Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Comunicação e Expressão - Unidade 1

template universidade anhembi morumbi, para criação de conteúdos interativos
by

Anhembi Morumbi

on 23 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comunicação e Expressão - Unidade 1

Patrícia quer escrever um e-mail para Carlos, rapaz por quem está interessada. Ela pretende expressar suas expectativas, então usará a linguagem dando ênfase a função emotiva da linguagem.

Na prática
O que ele diz
Em cada situação de comunicação, a linguagem organiza-se de acordo com certos objetivos. A partir desse contexto, estaremos pondo em funcionamento uma ou mais funções
da linguagem.

O que é
Funções da linguagem

Tópico
Os conhecimentos sobre os gêneros textuais nos permitem organizar nossa comunicação, oral ou escrita, de acordo com o que se espera de cada situação comunicativa.

Aplicação
é linguista e professor da Universidade Federal de Pernambuco. É um grande estudioso da teoria dos gêneros, traduzindo-a para a realidade brasileira.

Autor
Texto e gênero textual

Tópico
Aqui você encontra diversas informações sobre os textos argumentativos, em que é preciso dar opinião sobre um tema. Elas podem ajudar em seu papel de locutor.

Indicação de Material Complementar
Carla e Pedro precisam montar uma apresentação para o chefe da empresa em que trabalham. Os dois são responsáveis pelo projeto: quanto mais houver interlocução entre eles, maiores as chances de atingirem seus objetivos.

Na prática
No dia a dia, estamos, o tempo todo, exercendo os papéis de locutor e alocutário. Isso é importante, pois precisamos nos colocar nas situações de comunicação de forma interativa, expressando nossas ideias e levando em conta as dos outros.

Aplicação
Para Maingueneau, locutor é quem, em situação comunicativa, expressa suas ideias, reflexos dos valores de seu grupo social. Alocutário, por sua vez, é quem acolhe esse ato de linguagem. Ambos são interlocutores nas situações comunicativas, parceiros de uma troca verbal.

O que ele diz sobre
Locutor é o sujeito falante responsável pelo ato de linguagem; já o sujeito que acolhe o ato de linguagem é o receptor ou alocutário. Inseridos em uma situação comunicativa, eles são interlocutores, pois tornam-se parceiros de uma troca verbal.

O que é
Texto e contexto


Unidade 1:
Aqui você encontra algumas explicações didáticas sobre as funções da linguagem.
Indicação de material
complementar
As funções da linguagem podem orientar nossa comunicação, de modo a nos permitir perceber em que aspecto ela está mais focada. Assim, nossas escolhas linguísticas ficam mais conscientes e dirigidas.

Aplicação
Nascido em Moscou, em 1896, Roman Jakobson cresceu e conviveu com a intelectualidade russa anterior à Revolução. Suas teorias sobre a linguagem se refletem até hoje nos estudos de Comunicação e Semiótica.

Autor
Aqui você encontra uma explicação didática sobre os gêneros textuais.
Indicação de material complementar
Paulo está enfrentando um problema com iluminação em sua rua e não sabe a quem recorrer, nem que gênero textual escolher: escreverá uma carta? Para quem? De que modo? Quanto melhor sua escolha, mais chances de êxito em seus propósitos.

Na prática
Para Marcuschi, gênero é noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, estrutura e estilo próprios.

O que ele diz sobre
Texto é a materialização de um dado gênero textual. Gêneros, por sua vez, são modos relativamente estáveis de organização dos textos, diferentes para cada situação comunicativa. Assim, há inúmeros gêneros: e-mails, torpedos, receitas, conversas, notícias.

O que é
é um linguista e professor da Sorbonne; suas pesquisas tem como ponto de partida a inseparabilidade do texto e do quadro social de sua produção e circulação.

Autor
Locutor, alocutário, interlocutores

Tópico
Comunicação e Expressão
Unidade 1

Profa: Débora Mallet

MAPA CONCEITUAL
Dominique Maingueneau
http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php
Luiz Antônio Marcuschi
Para Jakobson, a linguagem é composta por seis elementos (emissor, receptor, mensagem, canal, código e contexto).

Quando focamos a mensagem
em um desses elementos,
estamos usando uma função
dalinguagem.
Full transcript