Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Estética da Vilania - por Daniele Bittencourt Vaz

Um estudo a respeito dos figurinos de vilãs clássicas das animações da Walt Disney Pictures. Apresentação do trabalho final de graduação em Bacharel em Moda - Feevale/2012
by

Maurício Oliveira Fontana

on 26 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Estética da Vilania - por Daniele Bittencourt Vaz


Um estudo a respeito dos figurinos de vilãs clássicas
das animações da Walt Disney Pictures. Aluna: Daniele Bittencourt Vaz
Orientadora: Ana Cleia Christovan Hoffmann Universidade Feevale
Curso de Moda: Trabalho de Conclusão II Problema de Pesquisa: “Como é possível que os figurinos de personagens considerados de má índole, obtenham tanto sucesso por parte do público levando-o a ser apropriados pelo universo da moda?” Hipóteses: Maior liberdade para o figurinista na criação das indumentárias dos vilões, sem precisar se atrelar a atributos como ingenuidade e pureza.

O apelo dos vilões com suas qualidades exuberantes seduzem o público, fazendo-os relevar suas características negativas Caracterizar os elementos estéticos pertencentes ao universo da vilania.

Trazer estas características presentes em suas indumentárias originais e uni-las com informações e tendências da moda atual e da marca Reinaldo Lourenço, transformando-as na coleção Villainess. Objetivos Específicos: Trabalhar o assunto moda no cinema.

Selecionar quatro antagonistas que representem no imaginário coletivo, o estereótipo de uma vilã, através de suas ações e de seu figurino.

Analisar o figurino destas vilãs através de características pertinentes. Objetivo Geral: Criar uma coleção de moda inspirada no universo da vilania clássica além de identificar e estabelecer quais são as características que compõe o estereótipo de uma vilã. País de Origem:
Criação:
Segmento:
Lojas:
Venda On-line:
Parcerias: Estrutura: Cap. 1 - Figurino: Sua origem e sua importância na relação moda e cinema.

Cap. 2 – Os personagens vilanescos sob “O Estilo Disney”.

Cap. 3 – A marca de moda e o processo de desenvolvimento de coleção. Justificativa: A escolha deste tema justifica-se pelo figurino não ser somente a roupa em si, e sim, ser possuidor de um sentimento, de uma carga emocional que pode e deve ser utilizada pelo ator para produzir um personagem de forma verossímil. No caso dos trajes utilizados pelos vilões, são empregados certas características como cores, riqueza de tecidos, silhueta adotada, maquiagem, estilo de penteado e cuidado ao vestir que tem como objetivo deixar claro para o espectador que aquele personagem é o antagonista da trama. Metodologia: Pesquisa através de uma revisão bibliográfica com o apoio de livros, sites e análises filmográficas a partir das animações selecionadas e documentários sobre as mesmas. Brasil.
1984.
Feminino.
Duas lojas + Showroom.
Farfetch
C&A, Jack Vartanian, Mondaine,
Dell Anno, Risqué, Cori, Hering e etc. “A mulher que consome minha marca é contemporânea, gosta de moda, gosta de design,
tem prazer em se vestir” Reinaldo Lourenço. Público-Alvo Deseja que a mulher se sinta feminina, forte e contemporânea. Não tem medo de ousar e de obter destaque
Catalisadoras de novas tendências
Vivem em grandes cidades
Possui um grande cuidado com o corpo
Cuidado ao vestir por ser constantemente fotografada Mistura de tecidos pesados com tecidos leves.
Recortes, principalmente em decotes profundos.
Predominância de vestidos. Poucas calças por coleção. Silhuetas alongadas dando a sensação de imponência e austeridade.
Cores mais utilizadas: Preto e branco. Aparecimento de vermelhos, azuis, nudes. Poucas estampas (no máximo duas por coleção). Pontos de Destaque Estação: Outono/Inverno 2013
Segmento: Feminino – Noite
Dimensão: 12 looks - 19 peças

Objetivo da coleção: Realizar uma releitura das características pertinentes as vilãs estudadas como a imponência, ar de mistério, obscuridade, elegância e sofisticação para o mundo contemporâneo. Mistura de tecidos pesados com leves

Transparências em pontos estratégicos
(decotes e recortes verticais)

Silhuetas alongadas através da utilização de linhas verticais

Uso das cores percebidas nas vilãs estudadas Pontos de Destaque Tabela de Parâmetro Fortalecimento do papel da mulher nos campos de decisão e poder, sem abrir mão da feminilidade para comandar, ao contrário, associam a imagem a cirurgias plásticas e à moda sem prejuízo do poder de comando Peça invernal e profundamente ligada ao universo da vilania Invoca o poder, luxo e ostentação a quem a veste. Peça invernal. Peça recorrente no universo da vilania. Atiça a curiosidade perante a ocultação do restante das peças. Peça recorrente no universo da vilania. Atiça a curiosidade perante a ocultação do restante das peças. Elementos que trazem a tona o mistério,
obscuridade, ocultismo e suspense.

Sensualidade da mulher.

Espelho: reflexão da verdade assim
como os figurinos das vilãs. Os figurinos de cinema animado possuem desde o seu primeiro longa metragem, preocupações com o significado das cores e como estas características poderiam ser utilizadas nos figurinos dos personagens.

O apelo e fascínio que os vilões possuem perante o público motivam o consumo de produtos que se valem do universo da vilania.

Constatou-se a importância da utilização da metodologia projetual apontada nas bibliografias trabalhadas, que juntamente com livros, filmes e professores alinhados à busca de formas de realizar este projeto auxiliaram o aprofundamento de conhecimentos tanto práticos quanto teóricos nas áreas aqui estudadas.
Full transcript