Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Apresentação

Apresentação
by

Fernando Silva

on 1 February 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Apresentação

O USO DE HIPERTEXTO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA Fernando Marcos da Silva
Abdalla Antonios Kayed Elias
Wagner Wilson Furtado
Podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

O que precisamos elucidar é se essa tecnologia traz melhorias substanciais ao processo de ensino aprendizagem de Ciências. Década de 1980
As discussões a respeito do uso da informática na educação Como a inserção dos recursos da informática contribui para a prática pedagógica de professores de Ciências?
O uso de novas tecnologias no ensino de Ciências contribui para uma aprendizagem significativa?
Quais relações se estabelecem entre professor, aluno e aprendizagem com o uso dessas tecnologias?
Objetivos Investigar como a inserção de recursos da informática contribui para o processo de ensino aprendizagem de Ciências na última série do ensino fundamental. Específico:

analisar se o uso de recursos hipertextuais e a mediação computacional contribuem para uma Aprendizagem Significativa;

organizar um material de forma a potencializar a Aprendizagem Significativa e verificar se ele contribui para tal; METODOLOGIA Comitê de Ética em Pesquisa – COEP – da Universidade Federal de Goiás.

Escola pública da região Norte da cidade de Goiânia, Goiás.

A pesquisa foi realizada com 78 alunos desses professores.

Hipertexto
A construção foi organizada em três etapas:
Construção inicial;

Pré-Avaliação:
o projeto foi aplicado como piloto a 35 alunos do primeiro período do curso de licenciatura em Física da UFG e a 10 do bacharelado;

Reconstrução. Quatro encontros com duração de duas horas aulas cada:

o primeiro para aplicação do questionário inicial;

dois encontros com aulas no laboratório de informática;

e finalizando com a aplicação do questionário final. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2011 – Manaus, AM A mente humana possui uma estrutura organizada e hierarquizada de conhecimentos.

Uma informação é aprendida de forma significativa, quando se relaciona a outras ideias, conceitos ou proposições relevantes e inclusivos que estejam claros e disponíveis na mente do indivíduo.



Ausubel (1968) Os conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva do sujeito seriam os suportes em que o novo conhecimento se apoiaria. Surgiu nos anos 1960, criado por Ted Nelson.

Definido como um conjunto de informações que é apresentado em formato de um texto digital.


Como organizar hipertextos criativos e ainda
garantir que os objetivos de aprendizagem
sejam alcançados?

Pires e Veit (2006) sugerem que o hipertexto deve ser organizado de forma flexível.

A hipermídia, pode possibilitar o
entendimento de conceitos uma vez que
permite flexibilidade de estudo e interação
(Tavares, 2008). RESULTADOS E ANÁLISES Fundamentação Teórica PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS Visões iniciais dos 78 alunos a respeito do modelo de Sistema Solar Análise Comparada entre as Respostas dos 39 alunos ao
Questionários Inicial e Final RESULTADOS E ANÁLISES Entendimento dos 39 alunos a respeito do tempo de queda de dois objetos Podemos entender melhor esses dados, ao analisarmos as seguintes respostas dos alunos: "Depende desconsiderando o ar, tanto uma folha de papel quanto um tijolo vão chegar vão chegar com a mesma velocidade no solo. Mas se considerar o ar o tijolo (pelo seu peso) chegará primeiro". (Aluno 26). "Os dois chegam ao mesmo tempo devido à gravidade da Terra". (Aluno 24).
Visão inicial de modelo de Sistema Solar (39 alunos) Compreensão a respeito da evolução das ideias dos modelos planetários. CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso do hipertexto se mostrou potencialmente significativo; Fatos sugerem que alguns subsunçores se tornaram mais ricos e mais elaborados
Moreira (2008, p. 29);
A influência do material de estudo nas novas respostas dos alunos; Portanto, observamos que o emprego de métodos adequados de apresentação do conteúdo e utilização de princípios programáticos apropriados na organização sequencial da matéria de ensino pôde influenciar na aprendizagem dos alunos. A maioria dos 39 alunos considerava o modelo Geocêntrico ; Evolução substancial do número de respostas consideradas satisfatórias:
tempo de queda dos corpos;
Prováveis modificações e possíveis ampliações nos subsunçores, indicando a ocorrência de Aprendizagem Significativa (Novak, 1981); REFERÊNCIAS AUSUBEL, David P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehert end Winston, 1968.
BRASIL, Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, D.I.; NARDI, R. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 28, n. 4, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1806-11172006000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 out. 2009.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. P. 133-173.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. In: Masini, Elcie F. Salzano; Moreira, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008. P. 15-44.
______. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília, Universidade de Brasília, 2006.
NARDI, Roberto. A gênese, a psicogênese e a aprendizagem do conceito de campo: subsídios para a construção do ensino de conceito. Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, v. 7 (Número Especial), jun. 1990. Disponível em <http://www.journal.ufsc. br/index.php/fisica/article/viewPDFInterstitial/10062/9287>. Acesso em 10 ago. 2010.
NOVAK, Joseph D. Uma Teoria da Educação. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciencias Sociais, 1981.
PIRES, Marcelo Antonio; VEIT, Eliane Angela. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 28, n. 2, jun 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000200015 &lng=en&nrm=iso>. Acesso em 05 out. 2010.
TEDESCO, Juan Carlos (org.). Educação e novas tecnologias. Tradução de Claudia Berliner, Silvana Cobucci Leite – São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto de Planeamiento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.
VALLIN, Celso. Como usar o computador na escola. São Paulo: Moderna, 1998. O Hipertexto na Educação Obrigado!
Full transcript