Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

PNLD 2012

12/05/2011 - Trabalho de ORTE III (Prof Rony Cláudio) Lauro Sá, Delita Ferrari, Luciano Fonseca e Jéssica Monteiro (LM3)
by

Lauro Sá

on 12 May 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PNLD 2012

Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 IFES - Campus Vitóra
Licenciatura em Matemática
ORTE III - Prof. Rony Cláudio Vitória, 12 de maio de 2011. VISÃO GERAL DESCRIÇÃO Os livros estão organizados em capítulos, nos quais são apresentados os conteúdos, acompanhados de exemplos e de exercícios, alguns desses já resolvidos e outros propostos. Também há sugestões de exercícios complementares. Os campos da matemática escolar não se distribuem de maneira equilibrada nos três volumes. Como se vê no gráfico abaixo, há concentração de funções no primeiro livro, de geometria, no segundo, e de geometria analítica, no terceiro. Abordagem dos conteúdos ANÁLISE Os conteúdos são introduzidos por meio de exemplos ou atividades, seguidos de alguma sistematização e de exercícios resolvidos. E, em geral, são apresentados sem que se propicie maior autonomia do aluno na construção de seu conhecimento. A maior parte dos exercícios exige apenas cálculos com base nas fórmulas apresentadas no texto.
No manual do professor, há sugestões de bons recursos pedagógicos, como as propostas de atividades para serem realizadas em grupo ou aquelas que visam à interação entre os alunos. Metodologia de ensino e aprendizagem Os conteúdos da obra estão, em geral, bem contextualizados. Predominam as conexões estabelecidas dentro da própria Matemática, mas também são feitas ligações sugestivas com outras áreas do saber. São, ainda, frequentes as contextualizações na História da Matemática, nos itens Um pouco de história. Os temas ligados às práticas sociais atuais são menos presentes e, quando ocorrem, não são estimuladas as discussões que contribuam para a formação da cidadania. Contextualização A coleção é bem estruturada graficamente e apresenta clareza de linguagem.
Em contrapartida, observam-se falhas de revisão textual e nas ilustrações, que podem confundir o professor ou o aluno.
A existência de um índice remissivo é um aspecto positivo da obra, pois certamente facilitará a localização dos tópicos abordados. Linguagem e aspectos gráfico-editoriais O manual é constituído de duas partes. A primeira é uma cópia literal do livro do aluno, sem comentários adicionais dirigidos ao professor. A segunda é um suplemento pedagógico, com uma parte comum aos três volumes e outra específica a cada volume. Na parte comum, é apresentada a coleção, com descrição da sua estrutura, objetivos gerais, trechos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da Matriz de Referência para o Enem 2009, além de dois textos para estudo e reflexão. Também constam considerações sobre avaliação, indicações de leituras, sites e softwares, para professores e alunos. Na outra parte, apresentam-se comentários e sugestões sobre a abordagem dos conteúdos específicos do respectivo volume, bem como a resolução das atividades. Manual do professor Esta coleção permite um trabalho pedagógico eficiente. Os comentários a seguir e a leitura do texto Considerações sobre as coleções aprovadas, na parte introdutória deste Guia, podem contribuir para que o docente contorne as limitações que a obra apresenta.
A coleção inclui demasiado conteúdo e detalhamento excessivo de alguns tópicos, bem como a apresentação de demonstrações longas. Cabe ao docente selecionar os conteúdos que julgar mais apropriados ao projeto educacional de sua escola.
No estudo da geometria espacial, o professor deve estar atento aos axiomas ropostos, às definições e às demonstrações, a fim de sanar algumas imprecisões.
Como o aluno não é estimulado a exercer um papel mais autônomo na aprendizagem, sugere-se que o docente proponha atividades de exploração e investigação. Seria bom, também, organizar discussões com os alunos que possibilitem o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã. EM SALA DE AULA Obrigado pela atenção! Delita Ferrari, Jéssica Monteiro, Lauro Sá e Luciano Fonseca
Full transcript