Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Insulina

No description
by

Izadora Teixeira

on 11 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Insulina

Insulina
Hormônio produzido pelo corpo
A insulina é responsável pelo transporte da glicose (açúcar) para o interior das células do nosso organismo. Fornece a energia indispensável para o funcionamento do corpo, o que a torna indispensável.
Pâncreas e a glicose
Quando o pâncreas apresenta algum problema e há deficiência na produção de insulina, por exemplo, a glicose que deveria ser aproveitada pelo organismo é eliminada pelos rins. A glicose é a principal fonte de energia para o metabolismo dos seres humanos.
Ações específicas
A insulina tem ações específicas no fígado, tecido adiposo, vasos sanguíneos e rins. Esse hormônio tem o papel essencial na manutenção do equilíbrio adequado do corpo.
Metabolismo
Quando falamos em metabolismo, nos referimos a todos os processos que ocorrem dentro de nossas células e que são a base da vida. Após cada refeição, o sistema nervoso identifica que há alimento no estômago e, através dos nervos, manda sinais elétricos ao pâncreas para que libere suas enzimas no intestino e os hormônios na corrente sanguínea. Um desses hormônios, a insulina, é o que abre, como se fosse uma chave, as portas das células para que a glicose vinda dos alimentos, entre e sirva de fonte de energia para todos os processos.
Hormônios
A insulina pertence ao grupo de moléculas chamadas hormônios que se caracterizam por ser substâncias que funcionam como mensageiros, carregando informações químicas através da corrente sanguínea, do local onde são produzidos até o mais distante.
Falta de insulina no organismo
Quando a insulina não é suficiente (por exemplo, porque o pâncreas não está produzindo-a em quantidades adequadas), a glicose se acumula no corpo, especificamente no sangue, dando origem a uma grande linha de complicações que, podem provocar danos ao corpo e podem reduzir em grande número a qualidade de vida das pessoas. Essa elevação da glicose no sangue é conhecida como diabetes.
E. E. E. M. Mal. Mascarenhas de Moraes.
Turma: 204
Izadora Teixeira, Juliana Benites, Leonardo Lemos e Camila Ramos.
Full transcript