Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Determinismo - Literatura!

No description
by

Matheus Batista

on 3 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Determinismo - Literatura!

Determinismo - Literatura!
Determinismo - Genética, meio e momento.
Hippolyte Taine defendia que o comportamento humano é determinado em três fatores: O meio, a raça e o momento histórico. Os deterministas acreditavam que os acontecimentos ocorrem de uma maneira já fixada, de acordo leis da Natureza. É o princípio em que todos os fenómenos estão ligados uns aos outros, por meio de relações ou leis necessárias. Determinismo é a doutrina segundo a qual tudo o que acontece tem uma causa. O conjunto do real é um sistema de causas e efeitos necessários, incluindo os factos que parecem ser consequência de liberdade e vontade própria.
O determinismo vai buscar a sua justificação ao decurso causal da Natureza. Tudo o que acontece na Natureza acontece segundo leis necessárias, exclusivas da menor arbitrariedade. Assim, toda e qualquer ação é consequência necessária de uma série de causas físicas, fisiológicas, psicológicas, etc.
O determinismo tem, então, sérias implicações na ideia do livre arbítrio.
Cada fato no Universo é inteiramente dirigido pela lei. A doutrina considera que todos os fatos no universo físico e, portanto, também na história humana são absolutamente dependentes e condicionados pelas causas.
No sentido mais usual, determinismo significa a conceção do Universo em que todos os fenomenos ou acontecimentos estão de tal modo ligados uns com os outros que uma inteligencia, capaz de conhecer todas as circunstancias da evolução do Universo num certo momento, poderia prever qualquer acontecimento futuro.
Porque o Determinismo é determinado assim?
Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico. O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Algumas pessoas dizem que livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito, e falta de educação. Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida, e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.
Definindo Livre Arbítrio...
Conclusão
O determinismo é a hipótese que tudo acontece como resultado do que aconteceu antes. As teorias de Newton e Einstein, por exemplo, são deterministas. Segundo estas, conhecendo por completo o estado do universo neste momento poderíamos conhecer todo o futuro. Em contraste, a mecânica quântica é indeterminista, admitindo que alguns acontecimentos não tenham causa e, por isso, não sejam determinados pelo passado.
Full transcript