Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

SAMBA DE GAFIEIRA

No description
by

Ariale Martinez

on 14 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SAMBA DE GAFIEIRA

SAMBA DE GAFIEIRA Origem e Significados: Gafieira é o local onde se ía para dançar, começaram a aparecer por volta do fim do século XIX e início do século XX em diante, (tradicionalmente destinava-se para as classes mais humildes). O Samba de Gafieira era considerada uma dança de salão. As gafieiras sempre existiram no município do Rio de Janeiro, local de refugio para dançar. (Hoje em dia ainda existem diversas gafieiras). - Origem da palavra samba => semba => umbigada (dialeto luanda). - E a Tribo dos Amocreves que após venderem suas especiarias no litoral, também dançavam o "semba". Existe uma gramática na língua Cariri de 1699, que já falava do "semba". Origem e Significados: O ritmo expresso através dos intrumentos musicais, surgiu antes da dança.
Musicalmente, é caracterizado por um ritmo sincopado, geralmente apenas tocado e tendo nos metais (trombones, saxofones e trompetes) Criado na década de 40, o estilo, influenciado pelas “big-bands“ americanas.
Tradicionalmente, é tocado por cordas (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, no entanto por influência das orquestras americanas em voga a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do choro, flauta e clarinete. Musicalidade: 2 evoluções da dança :
- Gancho
- Puladinho. Parte Prática: - www.danceadois.com.br/portal/cultura/um-pouco-sobre-a-historia-da-danca-de-salao-no-brasil.html
- http://www.raquelelem.com.br http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/EmFoco/Danca/danca_salao.pdf
http://www.salsabraga.com/blog/359/historia-do-samba-de-gafieira



Bibliografia: Mistura de influências africanas e europeias.
O samba de gafieira se firmou na década de 40 no Rio de Janeiro como dança de salão, mas continua evoluindo até hoje, absorvendo influências de outras diversas danças.
Origem em duas tribos:
Os Curumbás do interior do Nordeste que em época da seca do sertão iam para o litoral com o intuito de ganhar dinheiro e festejar a colheita dançando o que eles chamavam de "semba".
Full transcript