Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

SOFTWARES/TECNOLOGIAS/RECURSOS PARA EDUCAÇÃO

No description
by

Maria Denice Amaral

on 8 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SOFTWARES/TECNOLOGIAS/RECURSOS PARA EDUCAÇÃO

OBJETIVOS
INTRODUÇÃO
SOFTWARES/TECNOLOGIAS/RECURSOS PARA EDUCAÇÃO
USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Escolas públicas – Problemáticas no uso de tecnologia
Um dos primeiros pontos é a adequação de espaços escolares para a atividade pedagógica com as novas tecnologias, cujas decisões são geralmente relegadas a técnicos ou a uma ou duas pessoas da instituição, sem o crivo da discussão pelos que fazem a escola. Os resultados de decisões boas ou ruins serão vividos todo dia, talvez durante anos, nos prédios utilizados por alunos, professores e funcionários. Espaços mal-planejados têm maiores conseqüências na pré-escola e nas séries iniciais, quando as crianças necessitam de maior movimentação e sofrem mais as conseqüências de condições ambientais precárias.
Os cursos de formação inicial de professores devem tratar prioritariamente a importância do desenvolvimento dos respectivos formandos de diversas competências no que se refere ao uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. O licenciando em Matemática precisa receber formação que lhe possibilite assumir a prática docente como compromisso social, que seja um pesquisador de sua prática pedagógica e possa promover a integração entre tecnologia e educação.
Os objetivos desta linha de pesquisa são estudar:
a educação mediada pelas novas tecnologias;
as possibilidades no ensino da Matemática, novas práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem alternativos;
o uso de novas tecnologias de informação: análise de softwares matemáticos enfatizando seu uso no ambiente escolar e sua influência no processo ensino-aprendizagem;
o desenvolvimento de aplicações para o ensino básico e sua transposição didática;
o desenvolvimento de material didático que venha ajudar na inclusão digital.
Maria Denice Amaral
SOFTWARES/TECNOLOGIAS/RECURSOS PARA EDUCAÇÃO
08/12/2013
NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Com a evolução da tecnologia novas possibilidades de ensino estão surgindo, em especial para o ensino da Matemática, onde uma grande variedade de programas computacionais está dando um significado especial na construção do conhecimento.

A simples inserção de recursos tecnológicos não significa aprendizagem, é preciso qualidade na sua utilização e essa qualidade vai depender de como as propostas são interpretadas pelos professores.

Por isso é importante que o professor aprenda a utilizar as ferramentas tecnológicas, pois se os mesmos não se sentirem preparados corre-se o risco da simples troca do lápis e papel pelo computador.
Quando as escolas fazem planos para usar a tecnologia, elas desejam o mesmo que com qualquer currículo; fazer uma aproximação gradual no uso de ferramentas, uma aproximação que escolha um número limitado de ferramentas, as apresente nos primeiros anos para os alunos e as utilize consistentemente, incrementando progressivamente o domínio e a sofisticação ao longo dos anos para que nos últimos estágios educacionais, os estudantes se convertam em usuários poderosos delas para toda sua aprendizagem matemática.
Aprender a ser usuário poderoso de uma tecnologia
A disponibilidade das calculadoras e dos computadores deve mudar de orientação o ensino da Matemática. Lamentavelmente, ainda permanece a insistência em ensinar “rigorosamente” como fazer operações e resolver equações. Não é de estranhar o desencanto cada vez maior dos alunos com a Matemática, a Física, a Química e, praticamente, todas as disciplinas tradicionais. Os alunos estão aprendendo mal os programas tradicionais. Mas isso não faz falta. O mais grave é que não estejam aprendendo coisas realmente importantes nos cursos de matemática. Insistir no inútil, desinteressante e obsoleto esgota o tempo e a energia do aluno, e prejudica, até impede, o aprendizado de coisas úteis, interessantes e atuais, essenciais para se viver na sociedade moderna.
Uma nova matemática: Uso de calculadoras e computadores
Vejamos algumas sugestões que podem colaborar para que a matemática se torne uma disciplina apreciada e útil na escola:

Integrar a Matemática ao mundo moderno, discutindo e analisando os problemas maiores da humanidade;

Recuperar o lúdico na Matemática.
No caso específico da Educação a Distância (EAD), a videoconferência tem emergido como uma ferramenta com grande potencial para a promoção de formas dinâmicas de aprendizagem, uma vez que permite que pessoas, separadas e/ou impossibilitadas pela distância, ritmo de trabalho ou outros obstáculos possam interagir e trabalhar em tempo real, compondo um grupo dinâmico. Além de apresentar muitas vantagens como acesso a conhecimento de especialistas, promoção de ambiente interativo de aprendizagem, ampliação de oportunidades educacionais, contato visual em tempo real,
Videoconferência
Não há porque negar, entretanto, que, hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes (e de algumas antigas). E especialmente depois do enorme sucesso comercial da Internet, computadores raramente são vistos como máquinas isoladas, sendo sempre imaginados em rede – a rede, na realidade, se tornando o computador.
Tecnologias na Educação
GeoGebra;
Winplot;
Maple;
Cabri;
Gcompris;
Childsplay;
Kbruch;
KmPlot;
Kpercentage;
Kig.
Softwares para o Ensino da Matemática
os benefícios desse meio de comunicação interativo para a educação se traduzem em maior motivação, promoção de maior contato interpessoal, estímulo a formas de aprendizagem colaborativa, proporcionando oportunidades para que os mais experientes auxiliem os que têm menos experiência numa dada área. A aprendizagem colaborativa é destacada por autores como Norton e Wiburg. Segundo eles. As comunidades de aprendizagem não se encerram somente entre as quatro paredes de uma sala de aula tradicional. Em comunidades de aprendizagem, os alunos aprendem a aprender e não há um elemento central considerado o guardião do saber.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_7kAH/uso-novas-tecnologias-no-ensino-matematica?part=2
http://ensino.univates.br/~chaet/Uso%20de%20Novas%20Tecnologias.html
http://www.monografias.brasilescola.com/educacao/laboratorio-matematica-uma-analise-sobre-uso-das-novas-.htm
http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm
http://matcp2.blogspot.com/2008/05/por-que-se-ensina-matemtica.html
http://www.fae.ufmg.br/ebrapem/completos/01-19.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software
http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/winplot.html#toc1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maple
http://www.educareinfo.com.br/fundam/cabri.htm

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
A utilização de novos métodos no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, uma vez que o ensino tradicional não está surtindo um efeito muito positivo, e grande parte dos alunos não gostam de matemática ou tem medo achando que é muito difícil, muitas vezes se deparam com professores carrascos e insensíveis que querem apenas passar conteúdo não se preocupando com o aprendizado do aluno.

Surge a necessidade de se reformular o método, adotar novas maneiras de se ensinar a matemática, para que a mesma se torne mais atrativa e de melhor compreensão, como por exemplo a inserção das novas tecnologias como o uso de calculadoras, computadores, softwares, videoconferências, enfim, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e interessante.
Conclusão
Tema;
Imagem;
Marcadores;
Plano de Fundo;
RECURSOS UTILIZADOS
Full transcript