Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Copy of NY Unbelievable

free template
by

FERNANDO HENRIQUE

on 14 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Copy of NY Unbelievable

OK...
so not so far into the past :o)
In the Beginning:
Let there be light;
and there was light....
OK...
so not so far into the past :o)
In the Beginning:
Let there be light;
and there was light....
OK...
so not so far into the past :o)
In the Beginning:
Let there be light;
and there was light....
OK...
so not so far into the past :o)
In the Beginning:
Let there be light;
and there was light....
OK...
so not so far into the past :o)
In the Beginning:
Let there be light;
and there was light....
Belo Horizonte
2013
.
.
1FDGDSFGGSD
tFDGSDFGSDFGht
XZGFVXZDVXC
SFAFSADFSAGFVA
...anASDGFSAGFSAGFn
XGHHXDGBHXB
...aGBHXFDHDHHBH
...aGAFDGAFDG
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Domínio público
Aryane Carvalho
Fernando Henrique
Natália Moreira
Raiane Shadia

Profa. Renata Lacerda
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
ENFERMAGEM

Lar de Idosas
Santa Teresa e
Santa Teresinha
INTRODUÇÃO
A disciplina de Assistência de Enfermagem na Prevenção, Promoção e Recuperação à Saúde do Centro Universitário Newton Paiva exerce atividades docente-assistenciais, na área de assistência primária, no , Lar de Idosas Santa Tereza e Santa Terezinha, localizado na rua Rua Divinópolis, 225, Santa Tereza, no município de Belo Horizonte, onde recebe alunos dos cursos de graduação de enfermagem da Newton do quinto e sexto período.

O relatório está organizado de forma a apresentar todos os processos realizados no estágio, desde a observação, a elaboração de um plano de ação onde há propostas de melhoria na prevenção de doenças infecto-contagiosas, pautado na gripe comum e a influenza H1N1, norteada pela prática de educação em saúde e as concepções visualizadas.
OBJETIVO GERAL
Assimilar a importância de nossa formação, enquanto acadêmicos de enfermagem, baseada em uma visão mais abrangente no que tange a saúde dos idosos, que permanecem em instituição de longa permanência (ILP´s), possibilitando uma assistência à saúde mais adequada à realidade de vida da nossa população.
Identificar falhas com relação a prevenção da H1N1 dentre os idosos e/ou colaboradores, uma vez que os mesmos ofertam cuidados, que por sua vez podem ser norteados pelo controle dos problemas de saúde mais freqüentes nesta faixa etária.

Conhecer as variáveis relacionadas ao processo saúde-doença do idoso em (ILP´s), nos aspectos individuais e coletivos, assim como, o papel do enfermeiro na vigilância epidemiológica e, por conseguinte, as principais medidas de proteção anti-infecciosa em (ILP´s) .

Reforçar a ação educativa e preventiva como parte integrante das ações exercidas pelo enfermeiro, no que tange a influenza H1N1, e sua correlação com as atividades assistencias, realizadas nos serviços de saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
JUSTIFICATIVA
O enfermeiro é o profissional que presta assistência a um contingente grande de idosos que, regularmente, permanecem em (ILP´s). Torna-se, desta forma, importante que nós saibamos as repercussões da vivência em coletividades geriátricas, como é o caso das (ILP´s), para a saúde do idoso.

Somado a isso, as atividades desenvolvidas no estágio têm contribuído para formar profissionais mais preparados para programar ações de saúde, de cunho educativo e preventivo, não só individuais, mas também coletivas.
MÉTODOS E MATERIAIS
MAPP – Método Altadir de Planificação Popular.
Foram utilizadas pedagogias com informações sobre a importância da prevenção sobre a gripe comum e a H1N1.
Utilizou-se de recursos do pré-teste e pós-teste.
Atividade explicativa sobre a higienização das mãos e modo correto de tossir e/ou espirrar.
Ao final da ação, foi distribuído uma lembrança com um chocolate "Bis" e leços descatáveis.
O projeto, baseado no binômio cuidar e educar, foi realizado através de elucidação sobre higiene das mãos e a importância desse método, com abordagem do hábito errôneo de tossir e/ou espirrar, com ênfase na importância das mãos como veículo de diversas doenças infecto-contagiosas.
PLANO DE AÇÃO

As (ILP´s) são espaços contraditórios, com temporalidades e histórias entrecruzadas onde existem normas não escolhidas pelos residentes, com um espaço estruturado por funções coletivas, relações hierarquizadas de poder, numa separação do espaço institucional da vida sociocomunitária e da vida familiar, com restrições à autonomia, mas com expressões de resistência como desejos, insatisfações, discordâncias, invenção de espaços e imaginários próprios. (Faleiros, 2007)
AÇÃO
Segundo o cronograma de atividades, no início do estágio, tomamos conhecimento da forma de funcionamento da (ILP´s), inclusive a rotina de vida dos idosos que permanecem nesta modalidade de coletividade.
De acordo com as necessidades surgidas a partir da nossa observação, dos funcionários das (ILP´s) e da enfermeira orientadora do estágio, foram programadas atividades de caráter educativo e preventivo, abordando o tema de prevenção de doenças infecto-contagiosas com destaque para influenza H1N1, procurando homogeneizar conhecimentos, condutas e orientação em educação em saúde nas atividades práticas.
No dia de ação, através do pré-teste foi levantada uma gama de indagações sobre a gripe comum e a influenza H1N1.
Demonstramos para o grupo de colaboradores como deveria ser o ato de higienização das mãos, utilizando como referencial um folder sinérgico ao tema diponibilizado no site do Ministério da saúde, seguido, devidamente, de panfletos auto indutivo-explicativo sobre o tema H1N1.

Evidenciou-se a importância de uma boa higienização das mãos e em seguida adotou-se o modelo correto para o hábito de tossir e/ou espirrar.

Logo após, distribuimos atividade com intuito de ser nosso pós-teste sedimentar o conhecimento construido e nortear nossa avaliação.

Lembrancinhas foram distribuidas com um chocolate "Bis", associado à lenços descartáveis.
AÇÃO
AÇÃO
As diferenças existentes na rotina de vida dos idosos e colaboradores durante nossa permanência no Lar de Idosas foram percebidas por nós, incluindo o modo correto de higienização das mãos, com feed-back positivo, pela educação em saúde.

Por outro lado, no planejamento da educação em saúde, torna-se importante buscar alternativas didáticas que complementem a nossa formação e que possibilitem ampliar nossa visão no que diz respeito ao conhecimento da realidade de vida de nossa clientela, formando uma base ainda mais sólida para a nossa atuação.
AVALIAÇÃO
A observação da rotina de vida das idosos, inclusive quando realizada na (ILP), contribui para que nós, enqunto acadêmicos de enfermagem, desenvolvamos uma percepção mais aguçada das necessidades de saúde do idoso, colaborando para fortalecer nossa formação geral, especialmente quanto ao importante papel educativo e preventivo do enfermeiro.
AVALAÇÃO
[2]
[2]
[3]
Através desta prática tornou-se perceptível os resultados positivos advindos do trabalho prestado, através do reconhecimento da população atendida. O relacionamento entre a equipe multiprofissional da unidade foi bastante harmonioso, o que tornou o ambiente de trabalho agradável e descontraído. Tais aspectos tornaram o campo de estágio ainda mais rico, uma vez que nós acadêmicos sentimos acolhidos e valorizados por todos os membros da equipe.
AVALIAÇÃO
[3]
REFERÊNCIAS
CAMARANO, A. A. Instituições de longa permanência e outras modalidades de arranjos
domiciliares para idosos. In: NERI, A. L. (Org.). Idosos no Brasil: vivências, desafios e
expectativas na terceira idade. São Paulo: Fundação Perseu Abramo: SESC São Paulo, 2007. p.
169-190.
GOLDANI, A. M. Mulheres e envelhecimento: desafios para os novos contratos intergeracionais
e de gênero. In: CAMARANO, A. A. (Org.). Muito além dos 60: os novos idosos brasileiros.
Rio de Janeiro: IPEA, 1999. p. 75-114.
No dia de ação, através do pré-teste foi levantada uma gama de indagações sobre a gripe comum e a influenza H1N1.
Demonstramos para o grupo de colaboradores como deveria ser o ato de higienização das mãos, utilizando como referencial um folder sinérgico ao tema diponibilizado no site do Ministério da saúde, seguido, devidamente, de panfletos auto indutivo-explicativo sobre o tema H1N1.
AÇÃO
[2]
O estágio realizado foi uma experiência agradável e única, encarada com comprometimento e responsabilidade, que servirá de exemplo e motivação para nós continuarmos evoluindo profissionalmente.
Entender o processo saúde-doença, é fundamental para processo de ensino-aprendizagem e de formação profissional, além de oferecer oportunidades a nós, acadêmico de enfermagem, que, deve programar ações educativas e preventivas que beneficiem a criança, a família e a sua comunidade, abrangendo instituições como as creches infantis, não somente norteados em aprimorar conhecimentos técnicos, mas principalmente, em assumir uma postura profissional, progressivamente, mais adequada para a atuação em qualquer nível de assistência à saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Full transcript