Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Orientações para a Prática Profissional Supervisionada - Unidade XVIII - PROFUNCIONÁRIO/BA

Roteiro para apresentação do manual do estágio para os cursistas de todas as habilitações.
by

Vanessa Reis

on 17 August 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Orientações para a Prática Profissional Supervisionada - Unidade XVIII - PROFUNCIONÁRIO/BA

Orientações para a Prática Profissional Supervisionada - PPS Parabéns! Você, cursista do PROFUNCIONÁRIO, está chegando à fase final da Prática Profissional Supervisionada - PPS. Apresentaremos a seguir as informações necessárias para o desenvolvimento da última etapa. Roteiro da nossa exposição: O que é a PPS?

Como é desenvolvida?

Qual a Documentação necessária para a fase de coparticipação?

Como é feita a Avaliação?

A proposta de projeto de intervenção.

Relatório final de atividades. A Prática Profissional Supervisionada – PPS é um componente curricular com carga horária mínima de 300 horas do Curso Técnico em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar, e tem por objetivo proporcionar ao cursista-estagiário, condições de experiência extrassala de aula e ambiente virtual de aprendizagem em consonância com o seu aprendizado teórico.




Atenção:
Apenas as atividades previstas nas propostas de PPS são consideradas estágio. O que é a PPS? Como é desenvolvida A Prática Profissional Supervisionada – PPS tem sua carga horária distribuída ao longo das unidades de estudo da seguinte forma: Para realizar o estágio de coparticipação (100h) são exigidos alguns documen- tos. São eles: Para iniciar o estágio:

Carta de apresentação

Requerimento

Ofício emitido pela UE cedente

Termo de compromisso Ao longo e ao final do estágio de coparticipação Ao longo do estágio, o cursista-estagiário deve cercar-se de alguns cuidados no sentido de comprovar: cumprimento da carga horária, a realização das atividades propostas e outras ações que são executadas e geram mais documentos a serem anexados ao Relatório Final de Atividades, a saber:

Declaração de carga horária e relato das atividades.

Autoavaliação - estágio supervisionado.

Avaliação do estágio pelo supervisor(a) de estágio.

Avaliação de desempenho do(a) cursista-estagiário(a). Avaliação Durante o processo, o tutor com o acompanhamento do professor orientador, deverá atestar a qualidade dos trabalhos e documentos apresentados pelos cursistas-estagiários a partir dos critérios:

Objetividade.
Ética e respeito.
Informação.
Precisão e boa apresentação.
Capacidade de transformar experiência local em experiência reflexiva.
Descrição e análise das atividades realizadas com clareza.
Capacidade de sugerir e executar modificações ou inovações.
Conhecimento demonstrado no desenvolvimento das atividades.
Utilização dos recursos tecnológicos. Resultado Final da PPS http://www.flipsnack.com/flips/02c917ade156368e2672d4cd8q217433 Link para os modelos de documentos E S T Á G I O Os dois primeiros eixos já foram concluídos. Correspondem às 200h iniciais. A Recuperação das cinco primeiras atividades da Prática Profissional Supervisionada é realizada paralelamente às unidades de estudo.
Farão recuperação o cursista que:

Deixar de cumprir a carga horária de qualquer uma das PPS, mesmo tendo nota igual ou superior a 5,0 (cinco).
Obtiver nota inferior a 5,0 cinco, mesmo tendo realizado toda a carga horária das PPS.
Obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) sem cumprimento da carga horária das PPS. Recuperação Destaca-se que só poderá realizar o Estágio de Coparticipaçao, o cursista que concluir com êxito a primeira fase do estágio que corresponde a 200 horas obtidas a partir da realização das 05 (cinco) PPS iniciais, independente da nota. Ser pontual e assíduo. Chegar 10 minutos antes do horário marcado.

Atuar sempre com ética profissional.

Demonstrar interesse pelas atividades em desenvolvimento.

Se houver problemas, procurar o supervisor de estágio e em seguida seu tutor e/ou professor orientador.

Zelar pelos equipamentos e bens em geral dos campos de estágio, respondendo pelos danos materiais que venha a causar.

Cumprir as atividades da melhor forma e dentro dos prazos previstos.

Fazer anotações diárias ou semanais para o Relatório Final de Estágio.

Fazer leituras da bibliografia indicada pelo tutor para a fundamentação teórica adequada do trabalho final. Relatório final de atividades O Relatório Final de Atividades é uma descrição objetiva dos fatos observados e das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, seguidas de uma análise crítica e conclusiva, além da indicação das prováveis soluções. Tudo que o cursista-estagiário vivenciou durante o estágio deve ser analisado de forma criteriosa, e, além de relatar sua experiência, deve demonstrar o conhecimento adquirido durante o curso técnico, registrando conclusões e, se necessário, recomendações.

Veja a seguir uma breve exposição de como deverá ser feita a organização do seu relatório, bem como a sua formatação: Quanto ao cumprimento das 100 horas, relativas ao Estágio de Coparticipação, o cursista que não obtiver êxito nesta fase, fará a recuperação de acordo com os mesmos critérios para a recuperação nas 5 (cinco) primeiras PPS em ocasião indicada pela Coordenação do curso. http://www.flipsnack.com/flips/e5e6ab5f8875c98c4cabc006dq211943 Link para guia de formatação do Relatório Se o cursista obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), mas não tiver carga horária completa, deverá fazer uma complementação de carga horária, realizando uma atividade referente à carga horária devida. Se o cursista não obtiver a média 5,0 (cinco), mesmo com carga horária completa em todas as PPS, será conservado e retornará a uma turma do curso seguinte para refazer o eixo de Prática Profissional, com carga horária mínima de 300h (trezentas horas). DICAS PARA O BOM DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS DO CURSISTA-ESTAGIÁRIO: Bom estágio! Proposta de Projeto de intervenção É um instrumento, elaborado pelo cursista, que irá compor o Relatório Final de Atividades, onde serão indicadas ações de melhoria para o ambiente escolar onde atua. Nesta proposta, o cursista-estagiário revela sua capacidade de análise da situação educacional da escola e propõe mudanças de forma consciente e elaborada.
Full transcript