Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

TGA II

PLANEJAMENTO DE ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
by

HELDER ARANHA

on 23 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TGA II

TGA II PODC CICLO GERENCIAL:HABILIDADES PLANEJAMENTO: VARIÁVEIS CICLO GERENCIAL Desenvolvimento de uma cultura de competência e profissionalismo com vistas a produzir efetivos valores para os clientes.
Ampliação do capital intelectual da organização, para que esta se torne cada vez mais capaz de enfrentar seus desafios.
Promover o alinhamento estratégico do quadro funcional com a missão da empresa, seus objetivos e estratégias.
Criação de um ambiente de satisfação e produtividade que leve à ampla expressão do potencial de cada empregado.
Desenvolvimento das competências fundamentais da equipe e de cada um dos empregados sob sua supervisão.
Fonte: HESKETT Et al. (2002)
Tamanho da organização
Tipo de organização
Tarefas
Organograma: funções, unidades, estrutura de comando.
Processos.
Regras
Sistemas de informação.
Mecanismo de controle.
ORGANIZAÇÃO:
MODELAGEM
Organização por funções: é o modelo mais simples de organização, usualmente válido para organização que opera em pequena escala, com produto único ou bastante padronizado, clientela igualmente uniforme e concentrada regionalmente. Boa parte das empresas, em seu período de consolidação inicial, tem esse tipo de modelo.
Organização por regiões: aqui já vemos uma organização que se tornou um pouco mais complexa. Pode ser que opere com um produto único ou com uma linha padronizada, mas expandiu-se por novas regiões, o que demandou criação de estrutura de atendimento nessas regiões. As funções maiores (marketing, recursos humanos, produção, finanças) continuam valendo para todas as regionais.
Organização por mercados: no caso, houve diversificação significativa da clientela, e isso demandou estruturas especializadas por clientes, para um tratamento de maior qualidade nas demandas.
Organização por regiões: aqui já vemos uma organização que se tornou um pouco mais complexa. Pode ser que opere com um produto único ou com uma linha padronizada, mas expandiu-se por novas regiões, o que demandou criação de estrutura de atendimento nessas regiões. As funções maiores (marketing, recursos humanos, produção, finanças) continuam valendo para todas as regionais.
Organização por mercados: no caso, houve diversificação significativa da clientela, e isso demandou estruturas especializadas por clientes, para um tratamento de maior qualidade nas demandas de cada segmento. Igualmente, as funções maiores continuam valendo para todos.
Organização por produtos: esse tipo de organização é a que passou por diversificação significativa nos produtos, a ponto de tornar-se vantajosa a criação de unidades especializadas.
Pro projetos: alguns tipos de organização têm projetos diversificados, como uma construtora que esteja erguendo diferentes edifícios ao mesmo tempo ou realizando obras diferenciadas concomitantemente. Nesses casos, a organização por projetos parece mais racional e eficaz.
Matricial ou complexa: são as organizações em que diferentes formas de organização convivem. Ao mesmo tempo que a organização tem uma estrutura central com as grandes funções (marketing, finanças, recursos humanos, tecnologia), há organização por unidades estratégicas de negócios (UNEs) com diferentes combinações (por produto, mercado, região). É a tendência natural das organizações que crescem e se tornam mais complexas. Os termos usados no organograma das páginas 42 e 43 refletem a nomenclatura atual, que tende à universalização
ORGANIZAÇÃO: MODELAGEM Fonte: ROSA e MARÓSTICA (2012)
ORGANIZAÇÃO: MODELAGEM Fonte: ROSA, MARÓSTICA (2012) ORGANIZAÇÃO: MODELAGEM DIREÇÃO: HABILIDADES Fonte: ROSA, MARÓSTICA (2012) Fonte: SAFFOLD (1988) Prof. Helder Aranha, MSc. CONTROLE: FERRAMENTAS
(MELHORES PRÁTICAS) Manual de procedimentos.
Orçamento
Organograma e descrição de funções.
Controle de presença
Avaliação de desempenho
Reuniões de planejamento. Fonte: ROSA, MARÓSTICA (2012) CONTROLE: CRITÉRIOS Eficácia: realiza sua finalidade e atinge seus objetivos.
Eficiência: utiliza o menor volume de recursos para objet seus produtos e serviços.
Viabilidade: existe por um longo período de tempo. Fonte: BURTON, OBEL (2004) REENGENHARIA: ATRIBUTOS Fonte: HAMMER, CHAMPY (1994) Fonte: FAYOL, 1990 Fonte: ROSA, MARÓSTICA (2012) Fonte: ROSA e MARÓSTICA (2012)
Full transcript