Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Basquetebol

No description
by

Mariana Coimbra

on 12 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Basquetebol

Mariana Coimbra , 12ºC Basquetebol Número de Jogadores :
10 por equipa - sendo 5 suplentes
Dimensões :
Largura 15 metros ; Comprimento 28 metros
Altura do cesto :
3,05 metros
Duração do jogo :
40 minutos (4 periodos de 10 minutos) Lançamento livre Nenhum jogador pode entrar na área restritiva, para ir ao ressalto, antes da bola ter tocado no cesto. Bola presa Quando a bola é segura simultaneamente por um jogador de cada equipa e não se define a sua posse, os árbitros assinalarão bola presa, havendo um lançamento de bola ao ar entre os 2 jogadores, no círculo mais próximo. Substituições Qualquer jogador pode ser substituído ou substituir um companheiro de equipa, em qualquer período do jogo. Todavia, a substituição só poderá realizar-se quando o jogo estiver interrompido (bola “morta”) e com conhecimento dos árbitros e dos oficiais de mesa. Pegar a bola É o elemento essencial para possibilitar a execução dos principais gestos técnicos da modalidade (passe, lançamento e drible).Partindo de uma boa pega da bola, o jogador tem sob seu domínio a execução de qualquer fundamento.Objectivo: permite agarrar a bola de forma eficiente.Existem 3 tipos de pegas de bola:a)Alta – a bola é segura acima da linha da cabeçab)Baixa – a bola é segura abaixo da linha da cinturac)Média – a bola é segura na altura do peito Posição Básica Serve como posição de partida para todos os movimentos e ações ofensivas de um jogador, portanto é adoptada assim que o jogador inicia o processo ofensivo.
Objectivo: Facilita e ajuda os movimentos e processos técnicos, permite entrar em acção com a rapidez que as circunstâncias exijam. Paragens a) Paragem a um tempo: Estando relacionada com a corrida que a antecede, onde existe uma alternância natural dos apoios nos dois pés, esta forma de paragem pressupõe a existência de um salto, que deverá no entanto ser bastante atenuado.

b) Paragem a dois tempos: De acordo com as características mecânicas esta paragem é mais natural, podendo ser considerada como uma simples interrupção da sequência dos movimentos da corrida, uma vez que corresponde a dois passos sucessivos para travar o deslocamento.

Objectivo: Travar o movimento do corpo para executar qualquer acção técnico-táctica. Rotações É um aspecto importante da técnica do Basquetebol, que se encontra particularmente condicionada pelo do regulamento do jogo, relativamente ao jogador com bola, mas que pode surgir noutras circunstâncias, tanto no ataque, como na defesa (desfazer um bloqueio, realizar o tempo de ajuda, bloqueio defensivo, mudar de direcção para receber um passe, etc).
Objectivo:
Jogador sem bola:
*Forma de mudar a direcção de deslocamento
*Preparar a recepção (deslocamento)
Jogador com bola:
*Enquadramento com o cesto após recepção
*Melhorar a linha de passeProteger a bola
*Arranque em drible, ou mudança de direcção em drible Leis básicas do Basquetebol Começo do jogo Como jogar Reposição da Bola nas Linhas finais ou laterais : Obtenção de Pontos Faltas O jogo inicia-se com um lançamento de bola ao ar, realizado pelo árbitro, no círculo central, entre dois jogadores adversários que, saltando, tentam tocar a bola para os companheiros de equipa. A bola é jogada exclusivamente com as mãos, podendo ser passada, lançada ou driblada em qualquer direcção.Com a bola segura nas mãos, apenas é possível realizar dois apoios. O jogador não pode pisar a linha. O jogador que repõe a bola pela linha final ou lateral, após violação ou falta, não pode deslocar-se ao longo destas e dispõe de 5 segundos para efectuar a reposição.Na reposição pela linha final, após cesto sofrido, o jogador pode movimentar-se sem restrições e dispõe de 5 segundos para efectuar a reposição Os pontos são obtidos através de lançamentos de campo e de lances livres. Os lançamentos de campo são os que se efectuam no decorrer normal do jogo e em qualquer local do campo. Os lances livres são executados da linha de lance livre, com o jogo parado. Lançamento convertido à frente da linha de 6,75m – 2 pontos;
Lançamento convertido atrás da linha de 6,75 m – 3 pontos;
Lance livre convertido – 1 ponto. Valor dos Lançamentos As faltas são infracções às regras que envolvem contacto pessoal com o adversário ou condutas anti-desportivas e que provocam a perda da posse de bola por parte da equipa que as comete. Faltas Falta pessoal : Falta anti-desportiva : Falta tecnica Cinco Faltas : Quatro Faltas : É a infracção que um jogador comete sobre um adversário: com contacto pessoal. Verifica-se quando um jogador:Faz obstrução, impedindo a progressão de um adversário que está na posse da bola;Entra em contacto (toca, empurra, agarra) com qualquer parte do corpo, impedindo a progressão do jogador adversário com ou sem bola. É a falta pessoal, cometida deliberadamente por um jogador, tendo um carácter algo violento. É a falta assinalada a um jogador, treinador ou qualquer responsável de uma equipa presente no banco de suplentes, em caso de uso inadequado de linguagem ou gestos que constituam ofensa ou desrespeito por qualquer interveniente no jogo, incluindo os espectadores. Cada jogador pode cometer cinco faltas (pessoais ou técnicas); após a 5ª falta deve abandonar o jogo, sendo substituído por um colega de equipa. A partir do momento em que uma equipa atinge 4 faltas, (pessoais ou técnicas), em cada período, todas as faltas seguintes dos seus jogadores serão penalizadas com dois lançamentos livres, executados pela equipa adversária. Limites Temporais Regra dos 3 Segundos Regra dos 5 segundos Regra dos 8 segundos Regra dos 24 segundos Nenhum jogador atacante pode permanecer no interior da área restritiva adversária mais de 3 segundos quando a sua equipa está na posse da bola. Após receber a bola ou depois de parar o drible um jogador apenas pode permanecer com ela na mão durante 5 segundos. Cada equipa dispõe de apenas 8 segundos para fazer a transposição da bola do meio-campo defensivo para o meio-campo de ataque (transposição defesa-ataque). Uma equipa de posse da bola dispõe de 24 segundos para lançar ao cesto. Nota: Se algum destes limites temporais for violado a equipa infractora perde a posse de bola. *Mãos ligeiramente recuadas, colocadas mais no hemisfério posterior da bola; *Dedos não crispados mas sentindo bem a bola;*Dedos afastados, com os polegares “atrás” da bola;*Palma da mão não toca na bola. Critérios Características : Lançamento Livre : Rotações : Desmarcações : Criação de linhas de passe para poder receber a bola.
Objectivo: Criar linhas de passe, fugindo à marcação dos defesas, para receber a bola livre de marcação e em boas condições. Passe Picado/Peito : Critérios : Passe realizado para um companheiro com as duas mãos, na direcção do peito do companheiro ou com ressalto no solo antes da receção.
Objectivo: Colocar a bola num companheiro que se encontre em melhor posição, quer esta seja de finalização, criação de situações de finalização ou de progressão no terreno de jogo. De peito:
*Colocar os cotovelos junto ao corpo;
* Segurar a bola à frente do peito com as duas mãos;
*Extensão dos braços e rotação das palmas das mãos para fora;
*Atirar a bola na direcção do peito do companheiro, ao mesmo tempo que se dá um passo em frente.
Picado:
*Colocar os cotovelos junto ao corpo;
*Segurar a bola à frente do peito com as duas mãos;
*Extensão dos braços e rotação das palmas das mãos para fora;
*Fazer ressaltar a bola no solo mais perto do colega que a receberá ao nível do peito. Receção : Receber a bola endereçada por um companheiro, ou receber uma bola perdida por um adversário.
Objectivo: Receber a bola de forma conveniente, de modo a não dar hipótese aos adversários de a intercetar ou recuperar. É uma sucessão de batimentos feitos só com uma mão, que permite aos jogadores deslocarem-se no campo mantendo a posse da bola.
Objectivo:
*Fugir de uma zona muito aglomerada ou de uma grande pressão defensiva;
*Ultrapassar o defensor directo;
*Abrir ou melhorar uma linha de passe;
*Progredir para o cesto, sempre que não existir um companheiro de equipa mais avançado e em condições de receber um passe. Drible : Drible de Progressão : Drible de Proteção : É um tipo de drible que é feito geralmente sem oposição. Permite ao jogador avançar com bola no terreno de jogo. Pode existir mais do que um apoio para cada batimento. Objectivo: Progredir para o cesto, sempre que não existir um companheiro de equipa mais avançado e em condições de receber um passe. É um tipo de drible, em que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à proteção da bola. Objectivo: Permite ao jogador proteger a bola do seu adversário directo. Lançamento em Apoio : É um lançamento efectuado sem deslocamento (partindo de uma posição estática). Objectivo: Finalizar com sucesso (converter cesto). Lançamento na passada : Lançamento curto que se realiza num movimento de aproximação ao cesto, sendo quase sempre realizado com apoio da bola na tabela. Objectivo: Finalizar com sucesso (converter cesto). Ressalto Ofensivo : Tentativa de recuperação da bola após um lançamento ao cesto da própria equipa.Objectivo: Reconquistar a posse de bola. Ressalto Defensivo : Gesto que permite a conquista de posse de bola após um lançamento ao cesto da equipa adversária Objectivo: Reconquistar a posse de bola. O basquetebol é disputado nos Jogos Olímpicos modernos desde 1936. Em St. Louis , em 1904, apareceu como desporto de exibição. O torneio feminino estreou em Montreal em 1976. Os maiores vencedores são os Estados Unidos, criadores do desporto, com 13 das 17 medalhas de ouro no masculino, e 6 das 9 no feminino.O basquetebol foi um dos primeiros desportos a aceitar a presença de profissionais, embora os Estados Unidos só começassem a mandar atletas da NBA em 1992. Basquetebol nos Jogos Olímpicos : A National Basketball Association (NBA) é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte. É um membro ativo da USA Basketball (USAB), que é reconhecida pela FIBA (a Federação Internacional de Basquetebol) como a entidade máxima e organizadora do basquetebol nos Estados Unidos. Os jogadores da NBA são os mais bem pagos desportistas do mundo.
A liga foi fundada em New York City em 6 de Junho de 1946, como a Basketball Association of America (BAA). A liga adotou o nome de National Basketball Association em 1949 quando se fundiu com a rival National Basketball League (NBL). Os estudios da NBA Entertainment e da NBA TV são localizados em Secaucus, New Jersey. NBA
Full transcript