Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Didática da Matemática 2

No description
by

Marta Figueredo

on 22 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Didática da Matemática 2

Didática da Matemática
Marta dos Anjos O que pode ser considerado um bom ensino da matemática?

A concepção de matemática e a de educação influência decisivamente no que se ensina e como se ensina. Teorias do conhecimento Os avanços em pesquisas no campo da psicologia, em particular do Jean Piaget e Vygotsky trouxeram questões fundamentais para o desenvolvimento dos estudos em Didática da Matemática como: O que caracteriza o conhecimento matemático?

Qual a natureza dos objetos matemáticos? Como o conhecimento matemático se constitui? o enfoque sócio-histórico da psicologia
Processo de internalização
Zona de desenvolvimento proximal
Formação de conceito
Significado e sentido Vigotsky Deixa claro que toda função psicologica interna, algo inerente à estrutura psiquica do sujeito foi antes uma função social, que surgiu em um processo de interação.
Exemplo: A criança ao começar a falar
(cognitivo e afetivo intimamente relacionados) É o espaço entre aquilo que o aluno sabe fazer sozinho sem ajuda e aquilo que ele não sabe.
O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento conceitos espontâneos
e científicos (O professor deve levar o aluno a estabelecer um enlace indireto com o objeto por meio das abstrações em torno das suas propriedades e da compreensão das relações que ele mantém com um conhecimento mais amplo ) o significado de um sistema de relações formado objetivamente durante o processo histórico, e que se encontra contido na palavra, no entando isso depende da individualidade de cada um O contrato Didático Obstáculos didáticos Transposição didática Guy Brousseau (1978)
Estudos sobre o fracasso eletivo em Matemática
( Caso Gaël) Exemplos “Chama-se contrato didático o conjunto de comportamentos do professor que
são esperados pelos alunos e o conjuntos de comportamentos do aluno que são esperados
pelo professor (...). Esse contrato é o conjunto de regras que determinam, uma pequena
parte explicitamente, mas sobretudo implicitamente, o que cada parceiro da relação
didática deverá gerir e aquilo que, de uma maneira ou de outra, ele terá de prestar conta
perante o outro”. (BROUSSEAU, apud SILVA, 2002,p. 43-44) Ainda que o professor peça que o aluno escreva "livremente" ele escreverá o que ele acha que o professor espera Em matemática devem ser feitos calculos; mesmo que a resposta a questão colocada em um problema pudesse ser dada apenas com palavras, o aluno sente-se incomodado e tende a usar os dados numéricos presentes no texto do problema, para dar, de qualquer maneira uma resposta formal usando qualquer operação Em uma prova oral: o professor sempre fez apenas perguntas sobre o programa desenvolvido nas últimas aulas, não pode, na visão do estudante, questionar sobre assuntos que foram temas de aulas em um passado mais distante... Efeito
"A idade do capitão" A ruptura do contrato didático estudos do comportamento dos alunos modelos conceituais de "problema" que o aluno possue Objetivo didático de problemas sem solução Não se instaure o modelo geral de problema, dogmatico e restritivo;

Não se instaure cláusulas indesejaveis do contrato didático que poderia ser nocivas; A aprendizagem comporta necessariamente rupturas cognitivas, assimilação e acomodação de imagens e de conceitos, formação de modelos, modificações de modelos intuitivos, aceitação de concepções, modificação de sistemas cognitivos. ontogenetica cada indivíduo que aprende desenvolve capacidades e conhecimentos adequados a sua idade mental Cada docente escolhe um projeto, de acordo com suas convicções científcas e didáticas. Entretanto, aquilo que é verdadeiramente eficaz para determinado estudante não é dito que o seja para os outros.Para esses outros a escolha daquele projeto revela -se um obstáculo didático Cada assunto de caráter matemático possui um estatuto epsitemológico próprio que depende da história de sua evolução no interior da matemática , da sua aceitação crítica no âmbito da matemática, das reservas que lhes são próprias, da linguagem no qual se exprime ou da que é necessária para poder ser expresso.
Full transcript