Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

La Cérémonie Turque

No description
by

Gonçalo Ribeiro

on 11 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of La Cérémonie Turque

No entanto, Cleonte montou um esquema em que se fazia passar pelo Grão-Turco e assim ter a permissão do pai de Lucília.
Nesta obra, o Molière representa o papel de Sr. Jordão enquanto Lully desempenha o papel de Mufti.

Quem era Molière?
Molière, cujo verdadeiro nome é de Jean-Baptiste Piquelin (adoptou está alcunha aos 22 anos) foi um célebre escritor, actor, encenador e crítico da sua sociedade. É considerado por muita gente o mestre da comédia satírica. Escrevia em prova ou em verso, tinha um estilo muito expressivo e a sua escrita era simples, por vezes incorrecta e popular, ousas e directa. Como ele dizia “Se eu procurasse a glória, as minhas obras seriam diferentes, mas tenho de me dirigir a uma multidão de gente e a pouca gente de espírito para a minha companhia”. Molière começou por dirigir uma companhia de teatro ambulante qual a qual percorreu França por inteiro representando farsas. Após a actuação para o Rei Luís XIV, este gostou da sua prestação que o passou a proteger Molière e fixou-o no Petit-Bourdon (teatro adjacente ao Louvre). Molière deu forma teatral ao que hoje se chama de teatro dentro do teatro, isto é, as personagens encararem o espectáculo apenas como um simples ensaio.Mas a maior contribuição dele para o teatro foi a transformação do espaço da representação e acutilante observação da sociedade que o rodeava. As suas obras mais conhecidas e directas são: “ A escola das Mulheres”, o “Tartufo”, e o “Misantropo”.
Tema da cerimónia

Para esta obra, o dramaturgo ridicularizou os gostos e os vícios da sociedade da época.
Esta peça trata a história de um senhor (Sr. Jordão), um burgues que pretendia subir na hierarquia social. Faz-se rodear de professores de música, de dança, de filosofia e de esgrima para se instruir. O Sr. Jordão gostava de uma Marquesa chamada Dorimena no entanto, esta namora um pobre fidalgo (Dorante). A Sra. Jordão começa a desconfiar do seu parceiro e a sua filha Lucília desesperada pelo pai impedir o seu casamento com Cleonte (não fidalgo).
Fusão das artes:teatro, música e dança
Distinguindo-se por uma inspiração polivalente e por uma criatividade multifacetada, Molière foi responsável pela fusão de várias expressões artísticas nas encenações e representações das suas peças. Trata-se de peças em que integrou várias formas de expressão artística num mesmo discurso estético e conceptual.
Isto é, um conceito de «obra» fundado na retórica dos sentidos que caracterizou a época barroca.
Esta tendência teve a sua melhor expressão nas peças em que se associou ao compositor Jean- Baptiste Lully, como por exemplo Le Bourgeois Gentilhomme, em que Molière introduziu a música e a dança no teatro, elevando o espectáculo a uma dimensão nunca antes alcançada.

“La Cérémonie Turque. Le Bourgeois Gentilhomme “
A peça Le Bourgeois Gentilhomme, é uma comédia-ballet composta por cinco atos representada pela primeira vez no dia 14 de Outubro de 1670 para a corte de Luis XIV. É uma peça inspirada na cultura oriental proveniente do Imperio otomano.

Esta obra (cerimónia turca) deve-se a um problema diplomático provocado pela visita de um enviado do sultão turco á corte de Luís XIV. O embaixador turco foi recebido com a habitual gentileza, e demonstrou total indiferença para com essa acção e ainda afirmou que a sua corte era superior á corte de Luís XIV.
Depois do sucedido, Rei-Sol ficou indignado e encomendou a Molière um “divertissement royal” que gozasse com a civilização oriental.
Moliere juntou-se a Jean-Baptiste, com quem já trabalhara há algum tempo neste tipo de peças (comedia-ballet). Este género de peça é uma autêntica fusão das artes.

La Cérémonie Turque
Moliére
Personagens
Sr. Jordão – pai (Molière)
Dorimena – marquesa
Dorante – namorado de Dorimena
Sra.Jordão - Mãe
Lucília – filha de Sr. e Sra. Jordão
Cleonte – Namorado de Lucília
Covilhete – Criado de Cleonte
Mufti – Grão-turco
Dervis
Bailarinos


Jean Baptiste Lully
Full transcript