Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Impactos ambientais causados na produção de cerveja

No description
by

Cláudio Moura

on 4 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Impactos ambientais causados na produção de cerveja

OBJETIVO GERAL:
Realizar um levantamento de dados para verificar a possibilidade de se desenvolver uma produção de cerveja mais limpa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Após os estudos e levantamentos bibliográficos sobre produção da cerveja e seus impactos ambientais, analisamos as melhores alternativas no âmbito de sustentabilidade e economicamente. Depois desses estudos e analises, nós sistematizamos como executar uma produção mais limpa através de mudanças especificas na produção. Objetivos Introdução Em 1997 é criado o “Protocolo de Kyoto”, que se torna uma bussola em busca de soluções para a redução de emissão de gases poluentes causadores do Efeito Estufa. Justificativa

Segundo dados de 2004 da SINDICERVE(Sindicato Nacional da Industria da Cerveja), o Brasil é o 5º maior produtor de cerveja do mundo, com 47 fabricas de médio e grande porte nos grandes centros consumidores. Visto isso a poluição gerada nos efluentes desses grandes centros é muito grande, de modo a causar um grande impacto ambiental. Com esses dados, gera-se a determinação do presente trabalho, sendo essa, a de reduzir os impactos ambientais que as empresas cervejeiras causam. Dessa forma, todos os envolvidos dentro de uma sociedade serão beneficiados. A seguir apresenta-se os principais processos na obtenção de uma produção de cerveja de acordo com o Engenheiro Químico ( santos ,2005) Referencial Teórico Orientadora:
Profa. Maria Lucia Yoshico Wakisaka

Alunos:
CHARLES MOURA BARBOSA
JOYCE MACEDO PEREIRA
RAFAEL DA SILVA FERNANDES
RAFAEL HENRIQUE DA SILVA MACIEL
SAMUEL SOARES
THALLES FERNANDO DE PAULA
THIAGO NUNES CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA IET
Curso de Engenharia civil IMPACTOS AMBIENTAIS
CAUSADOS NA PRODUÇÃO
DA CERVEJA Expedição: Após o envase e a pasteurização, segue-se a rotulagem das garrafas e a embalagem para transporte, que incluem o encaixotamento e o envolvimento em filme plástico. No processo de produção da cerveja, em relação ao consumo de recursos naturais, este setor caracteriza-se como consumidor de grande quantidade de água, que, em geral, deve ser de excelente qualidade. Além disso, pela natureza de suas operações, centradas na fermentação e repletas de etapas de limpeza, é grande a vazão de efluentes gerados, e com valores moderados ou elevados de carga orgânica e sólidos em suspensão. Desta forma, pode-se dizer que os principais pontos de atenção em relação aos impactos ambientais do setor cervejeiro são provenientes destas características, como a geração de resíduos sólidos de etapas de filtração antes e depois da fermentação, odores da ETE, geração de efluentes dos sistemas de refrigeração, etc. causando grande agressão ao meio ambiente, pois agridem uma grande porcentagem dos mananciais presentes próximo as fabricas cervejeiras, resíduos esses, que são gerados principalmente nas etapas de filtragem e envase da cerveja. Impactos Ambientais Causados Pela Fabricação da Cerveja Metodologia utilizada na verificação de elementos nas principais áreas do conhecimento científico, o denominado estudo de caso é assinalado pelo estudo denso e abrangente de um ou de vários problemas de pesquisa, a fim de permitir seu extenso e minucioso conhecimento. Em sua utilização como método de pesquisa pode ser definido como um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade de um processo ou procedimento. Metodologia CRUZ, Vilma Aparecida G. da. Metodologia da Pesquisa Científica. Administração VI.São Paulo/SP: Pearson Prentice Hall, 2009. n.p.

PEREIRA, Luciano de Almeida.Química Industrial; Contagem/MG: FUNEC-CENTEC , 2004.n.p (Apostila de Curso Técnico).

SANTOS, Ailton dias dos Santos. Estudo das possibilidades de reciclagem dos resíduos de tratamento de esgoto da região metropolitana de São Paulo. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2003. 282 p. (Tese de Mestrado)

CEMPRE- COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA A RECICLAGEM, Ficha Técnica- PET, disponível em www.cempre.org.br/2004 , consultado

AMBEV, Site corporativo, disponível em: www.ambev.com.br , consultado

CETESB, Caso de Sucesso nº 24- Redução do consumo de água na indústria de bebidas, CETESB, São Paulo, 2003 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A preocupação ambiental se tornou um dos desafios para a humanidade. Muito se discute hoje como o mundo se desenvolverá sem afetar o meio-ambiente ou mais, como reverter uma situação ambiental já preocupante nos dias de hoje. A busca por meios de desenvolvimento sustentável é hoje foco em várias áreas da ciência.
No inicio da década de 70 (setenta) o mundo começa a se reunir em prol da sustentabilidade.
Em 92 A ONU realizou uma reunião de âmbito mundial e criou um documento chamado "Agenda 21" em comum acordo com 179 países para elaborar estratégias sustentáveis.
O Documento é dividido em quatro seções: •Dimensões sociais e econômicas.•Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento•Fortalecimento do papel dos principais grupos sociais.•Meios de implementação. No ano de 2002 em Johanesburgo,capital da África do Sul acontece a RIO+10. Fórum também promovido pela ONU para discutir propostas do passado e por em prática essas ações não só pelo governo, mas, também pela população. Em 2012, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, foi realizada a mais recente reunião de âmbito mundial sob problemas ambientais. Em busca de um mundo sustentável sem afetar o desenvolvimento humano. Norteados pelo objetivo sustentável, este trabalho busca identificar quais são os principais fatores na produção da cerveja, que podem gerar a poluição das águas. E a partir disto, propor alternativas para reduzir os impactos atuais no meio ambiente. Tem-se o intuito de trabalhar a teoria de uma produção mais limpa, de maneira a integrar como uma empresa pode trabalhar sem agredir o meio ambiente. Utilidades e Operações Auxiliares: para a produção de cerveja são necessários diversos insumos. Uma descrição das principais atividades deste setor é apresentada a seguir. Sistemas de limpeza CIP (Clean in Place)
Produção de água quente e vapor
Refrigeração
Tratamento de água
Tratamento de efluentes
Outros Uma produção mais limpa
Produção da cerveja como método de uma produção mais limpa. Resultados Uso eficiente de água/ Minimização de efluentes:
A- Na lavagem de garrafas.
B- Na pasteurização.
C- Na limpeza de equipamentos.
D- No envase.
E- Na limpeza de pisos.
Uso racional de energia:
A- Calor.
B- Eletricidade.
Redução no consumo de matéria prima/aproveitamento de resíduos:
A- Grãos de malte e bagaço de malte.
B- Torta de filtração (Trub fino e grosso).
C- Levedura exedente.
D- Cerveja Residual.
E- Resíduos de embalagens.
Uso de materiais auxiliares:
A- Hidróxidos e ácidos usados para limpeza
B- Terra diatomácea Vários são os elementos determinantes para a atual busca da sociedade por meios sustentáveis de crescimento e desenvolvimento social. A preocupação ambiental se torna cada vez mais indispensável em todos os setores da ciência, educação, tecnologia, engenharia, etc.
O presente estudo buscou focar a questão da preservação ambiental no âmbito da produção da cerveja, pleiteando verificar a possibilidade de uma produção mais limpa a partir de algumas mudanças.
As medidas acima se apresentam como ações isoladas. No entanto, o ideal é que cada empresa conduza um programa completo de avaliação de oportunidades de produção mais limpa em suas instalações.
Em nossa literatura avaliada temos alguns casos de grande economia em fabricas de cervejas. Considerações Finais
Full transcript