Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Anunciação, Leonardo da Vinci

No description
by

Filipe Silva

on 2 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Anunciação, Leonardo da Vinci

Análise do quadro Personagens e atitudes A Anunciação Leonardo Da Vinci Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, perto de Vinci, em Abril de 1452. Em 1469, Leonardo mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no atelier do pintor Andrea del Verrocchio.
Em 1472 iniciou investigações anatómicas. Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano. Morreu em Cloux em 1519. A Anunciação foi pintada a óleo sobre madeira com 98x217 cm de dimensão, entre os anos de 1472 - 1475, com a ajuda de Lorenzo di Credi. Foi dos primeiros trabalhos de Leonardo da Vinci. Actualmente pode-se ver na Galleria degli Uffizi, em Florença. A obra de arte Enquadramento histórico O arcanjo Maria O arcanjo Gabriel, representado na obra, encontra-se ajoelhado dignamente como uma figura de perfil e está com a sua mão direita elevada cumprimentando Maria, indicando a sua gravidez divina. Maria deixa de ler e reage à Proclamação do Arcanjo Miguel com uma expressão de respeito e serenidade. Pode-se afirmar, também, que talvez Maria, supreendida com o sucedido, levanta a mão como sinal de "susto". A sua pose, com os joelhos simetricamente distanciados, cobertos com vestes majestosas, dá-lhe uma postura monumental forte. Naturalismo A pintura é adornada com muitos elementos naturais minuciosamente desenhados, com precisão naturalista, como as flores, o mar e as montanhas, a névoa azul clara, os efeitos atmosféricos trabalhados, como o sfumato. Análise Técnica: Há um distinto engano de perspectiva: o braço direito de Maria teve que ser pintado proporcionalmente muito longo, de forma a mostrar a posição indelével da outra mão sobre o livro. A cabeça dela claramente contrasta com a parede escura (jogo de cores) e o corpo dela é moldado enfaticamente pelas bases cujas linhas paralelas estão convergindo em direcção à mesma. Perspectiva Esta pintura é dedicada a um tema cristão, popular no período do Renascimento. A Anunciação sugere o momento em que a Virgem Maria recebe a mensagem do Arcanjo Gabriel, sobre a sua concepção do menino Jesus. Tudo nesta obra é de uma alta poética e estilística qualidade: a suavidade das figuras sagradas e os seus respectivos atributos (aura, vestuário, pose...), a construção e organização espacial, as árvores distantes e rio, que comprovam e enfatizam o amor de Leonardo pelo natural. Reparem nas duas linhas traçadas a amarelo e verde: As linhas verticais são bastante interessantes de se observar, porque cada uma delas divide a cena em duas partes, que destacam o Arcanjo e a Virgem e também porque passam por linhas igualmente salientes. Geometrização e matematização do real Trabalho realizado por: Filipe Silva, nº34, 10ºC Prof: Elsa Costa Curiosidade/facto:
Verrocchio usava tinta à base de chumbo e pinceladas pesadas. Ele deixou uma nota para Leonardo terminar o fundo e o anjo. Leonardo usou pinceladas leves e sem chumbo. Quando a Anunciação foi radiografada, o trabalho de Verrocchio era evidente, enquanto o anjo de Leonardo era invisível.
Full transcript