Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

imposto

No description
by

lucas accarini

on 5 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of imposto

fato social Fato social é toda “coisa” capaz de exercer coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo, e estabelecida em toda a sociedade. João N° 6
Lucas N° 12
Ricardo N° 21
Vitor N° 22 Um bom exemplo de fato social são os impostos. Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional (no caso do Brasil em reais), por pessoas físicas e jurídicas (empresas). O valor é arrecadado pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc). O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto). Lista dos principais impostos cobrados no Brasil:

Federais
- IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.
- IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.
- IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).
- ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).

Estaduais
- ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
- IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)

Municipais
- IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)
- ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos
- ISS - Impostos Sobre Serviços Muitas vezes não temos muita idéia de quanto o governo recebe de imposto, visando isso então foi criado o impostômetro, o qual é uma espécie de painel que conta quanto de imposto está sendo arrecadado até o momento, assim podemos ter noções numéricas de quanto realmente o governo está recebendo de dinheiro publico. O impostômetro já atingiu 1 trilhão de reais esse ano, 15 dias antes da data de 2011. A carga tributária no Brasil deve chegar a R$ 1,55 trilhão até o final de 2012. O grande problema dos impostos é que o dinheiro, muitas vezes, não é utilizado da maneira correta e é desviado para os cofres dos políticos corruptos. Concluimos que o Brasil arrecada muito dinheiro de impostos e não o utiliza de maneira correta, como melhorar a saúde, a educação, o transporte e etc. Os políticos desviam boa parte do nosso dinheiro e difícilmente eles são condenado por isso.
Full transcript