Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Comunicação Ambiental - Aula 02

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comunicação Ambiental - Aula 02

"Um processo de comunicação bem estruturado pode ser o principal elo entre o tripé: poder público (formulador), áreas destinadas (meios) e sociedade civil (beneficiados).
"Inicia-se, assim, um processo de defesa de um desenvolvimento que assegure o bem-estar das populações atuais, em todo o mundo, mas que não comprometa o bem-estar das futuras gerações (CAMPOS, 2012)."
"Com a promulgação da Constituição de 1988, em seu art. 182, parágrafo 1º, que institui a necessidade das cidades com mais de 20 mil habitantes realizar o Plano Diretor, as cidades utilizam esse mecanismo legal para implementar
sua política de desenvolvimento e de expansão urbana, fazendo que o planejamento das cidades passe a ser vital na definição de um plano de desenvolvimento sustentável mantendo-se, assim, apoiadas nos anseios da comunidade (CARON; MRÓZ; ASSIS; BECCO e MACIEL, 1999)".
"... A utilização das áreas verdes urbanas sempre foi justificada pelo potencial delas em propiciar qualidade ambiental à população. Elas interferem
diretamente na qualidade de vida dos seres por meio das funções sociais, ecológicas, estéticas e educativas, que elas exercem para a amenização das consequências negativas da urbanização (BARGOS e MATIAS, 2011).
Para pensar...
Comunicação Ambiental - Aula 02
A manutenção e a criação de áreas naturais no ambiente urbano são extremamente válidas, já que os componentes do ambiente físico-natural contribuem para a melhoria da qualidade ambiental, necessária para a qualidade de vida da população (ALMEIDA e DOS SANTOS, 2012).
Essas abordagens referentes à qualidade de vida devem considerar a comunicação social, já que o processamento da informação é fundamental nos procedimentos de tomada de decisão, seja no âmbito do consumidor, do cidadão ou da sociedade (FILHO, 1996).
A comunicação tem papel imprescindível junto às questões ambientais, pois pode traduzir, informar e conscientizar a população sobre a sua relevância. A comunicação torna-se essencial para a conscientização pública sobre o que é e como devemos agir para promover o desenvolvimento sustentável, tendo em vista seu papel no processo de conscientização e educação ambiental, uma vez que sem comunicação, não se envolve e compromete os públicos e a sociedade em geral, o que é essencial para uma nova relação do ser humano com ele mesmo e com a natureza (2004, p. 04).
Educação ambiental
"Consiste em propiciar às pessoas do ambiente, para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa, a respeito das questões relacionadas com a conservação e adequada utilização dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida (2000, p. 25)."
"Verifica-se a necessidade de transmissão desses valores que, para Oliveira (1999), não pode limitar-se aos meios de comunicação de massa, mas deve-se inserir meios alternativos de comunicação que considerem a variedade de públicos, seus conhecimentos e culturas, diferenciando abordagens e ferramentas de comunicação."
"Precisamos reconhecer que a qualidade da informação não é um favor que os veículos de comunicação realizam junto aos seus receptores, mas é um dever legalmente reconhecido, correspondendo ao direito que todo receptor tem de ser bem informado (CAMPOS, 2012)."
Full transcript