Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Energia Solar

No description
by

Artur Miller Santos

on 17 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Energia Solar

Energia Solar A energia solar é a captação de energia luminosa (energia térmica) vinda do Sol, e depois transformada em forma utilizável pelo homem, como aquecimento de água, energia elétrica ou mecânica. Precisa haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com
a disponibilidade de luz do Sol. Há transformação da energia solar em um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplo: A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água (aquecedores solares). Indireto: Direto: As centrais necessitam de manutenção mínima.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos.
A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes e seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. Em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética e a perda de energia que ocorreria na transmissão. Vantagens Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas com as outras fontes de energia.
Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.
Existe variação na quantidade de energia produzida de acordo com a condição climática. Além disso, durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a existência de meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Locais em latitudes médias e altas (Finlândia, Islândia, Nova Zelândia, Sul da Argentina, Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade. Desvantagens A célula solar (também chamada célula fotoelétrica ou célula fotovoltaica) é o dispositivo elétrico de estado sólido que converte a luz diretamente em energia elétrica por intermédio do efeito fotovoltaico. Célula Solar As 10 maiores usinas de energia solar do mundo No Brasil, a energia solar é mais utilizada para o aquecimento de água. É comum, principalmente nas grandes cidades, a presença de placas fotovoltaicas no telhado das casas e edifícios.
As cidades com mair destaque no Brasil são Belo Horizonte e Santa Catarina. Energia Solar no Brasil A fonte mais abundante de energia para o planeta Terra é o Sol. É a mais simples e menos perigosa energia que a humanidade pode utilizar para o aquecimento e para a produção de eletricidade. Como funciona um painel solar
Full transcript