Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

NORMAS DA ABNT - COMO FAZER UM SUMÁRIO AUTOMÁTICO

No description
by

vitor angotti

on 5 December 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of NORMAS DA ABNT - COMO FAZER UM SUMÁRIO AUTOMÁTICO

O sumário muitas vezes é algo dificil de se fazer, por isso programa Microsoft Word nos oferece o recursso de sumário automático, ou seja, o Word faz o sumário para você.
SUMÁRIO AUTOMÁTICO
O QUE É SUMÁRIO?
EXEMPLO
Segundo as normas da ABNT, sumário é: "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede”

Em termos mais claros, podemos dizer que sumário é uma pagina do trabalho na qual você incere os titulos presentes em cada capitulo de seu trabalho e ao lado coloca a pagina onde este está localizado, justamente para ficar mais facil a identificação de cada capitulo! É importante lembrar que o sumário é a ultima parte do trabalho a ser feita.
2º PASSO
1º PASSO
Agora coloque o cursor no local desejado para alocar o Sumário (sendo ele o último elemento pré-textual deve vir antes da INTRODUÇÃO, centralizado e com o mesmo tipo de fonte utilizado nas seções primárias).² Clique na aba "Referências" e, em "Sumário", clique em "Sumário Automático 1".
3º PASSSO
COMO FAZER UM SUMÁRIO AUTOMÁTICO?
PASSO A PASSO...
Na aba "Referências" clique em "Adicionar Texto" e em "Nível 1", possivelmente o texto selecionado deve ter mudado a configuração das letras, então clique na aba "Página Inicial" altere a fonte, o tamanho e mude a cor para "Automático".

Em uma nova pagina do word, coloque o nome de cada capitulo de seu tabalho, então selecione as seções que irão compor o sumário. Para tanto deve-se selecionar o primeiro termo “INTRODUÇÃO” depois, com a tecla Ctrl pressionada, selecione as demais seções do sumário conforme exemplo abaixo:
4º PASSO
Com o Sumário inserido é necessário formatá-lo, para isso coloque o cursor após a palavra Sumário (que possivelmente estará na cor azul), pressione uma vez a tecla Enter, dê 2 cliques com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra Sumário para configura-la.
5º PASSO
Analogamente às ações descritas no 2º passo, altere a fonte, o tamanho, mude a cor para "Automático", clique no botão centralizar (ou pressione Ctrl+E) e pressione Shift+F3 uma vez para deixar a palavra SUMÁRIO em maiúsculo.
6º PASSO
Selecione toda a parte textual do SUMÁRIO, clique no botão para abrir a caixa de diálogo do Parágrafo e, com a caixa aberta, clique em Tabulação.
7º PASSO
Com a caixa Tabulação aberta, clique no botão Limpar, para excluir a tabulação desconforme, digite o número 16 no campo Posição da parada de tabulação e clique no botão OK.

8º PASSO
Pressione as teclas Ctrl+5 para inserir o espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas, selecione cada seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária). De acordo com a seção 5.2 da NBR 6027:2012, da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2012, p. 2) é recomendado que as seções sejam alinhadas "pela margem do título do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais", sendo assim realize o referido alinhamento que, para o nosso exemplo, estão alinhados seguindo as seções secundárias 1.1 e 1.2.
Full transcript