Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tecnologia e Criatividade

Trabalho de Métodos e Técnicas de Pesquisa.
by

Juliana Oliveira

on 18 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tecnologia e Criatividade

T
ECNOLOGIA E
C
RIATIVIDADE

ANÁLISE PRETENDIDA
Com as informações do questionário, será possível informar para os jovens o quanto eles podem expandir sua criatividade usando os recursos tecnológicos disponíveis.
Assim avaliando a real influência da tecnologia na criatividade, seja para a inovação ou invenção de novos projetos em diversas áreas, e o quando a utilização de mídias tecnológicas se torna importante para a exposição de criatividade.

E tecnologia?
Introdução
Com a crescente intervenção tecnológica em quase todos os mecanismos presentes na sociedade atual, a discussão sobre da influência que ela exerce no dia a dia das pessoas está cada vez mais ativa. Principalmente na vida dos jovens, que utilizam a tecnologia como forma de aprendizado e comunicação.
PORÉM...
A criatividade tornou-se um termo muito abrangente. Pode-se dizer também que a criatividade é tudo aquilo que se refere ao potencial de criação.
Além de ser um recurso, a criatividade é uma caracteristica do desenvolvimento de ideias e concepções para o planejamento e exposição de ideias.
O que é criatividade?
Existem diversas definições diferentes para criatividade. E algumas são:
"Criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)
"Criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)
TECNOLOGIA+CRIATIVIDADE
É possível criar usando ferramentas da tecnologia.
A influência desses dois ítens, principalmente na vida dos jovens é a pauta do projeto.
Em nossa sociedade totalmente dominada por novas tecnologias, as possibilidades de criação e exposições de ideias tornaram-se quase infinitas.
A palavra Tecnologia é de origem grega, o prefixo “techne” significa "ofício" e o sufixo “logia” corresponde a "que diz".
Tecnologia é um termo bastante abrangente que envolve entre outros, o conhecimento técnico/ científico e suas ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
OBJETIVO
Objetivo Geral: Estudar a influência que a tecnologia proporciona para a criatividade.

Objetivo Específico: Verificar se a tecnologia como internet e outros meios de comunicação estimulam produções criativas nas áreas acadêmicas, pessoais e profissionais
da vida dos jovens.


HIPÓTESE
Estudar a influência da tecnologia no processo de criatividade.
Os jovens tornaram-se o "público-alvo" das novas tecnologias, pois são eles que usufruem em maior demanda. É necessário identificar as possibilidades e limitações das ferramentas tecnológias e como elas podem comprometer e aprimorar o
processo criativo.



MÉTODOS
Em nosso projeto, será realizada uma pesquisa qualitativa para demonstrar o quanto as mídias podem ser influentes no processo criativo dos jovens, desenvolvendo suas habilidades pessoais, profissionais e acadêmicas.
PARTICIPANTES E INSTRUMENTOS
Será feito um questionário de múltipla escolha, contendo informações básicas dos entrevistados (sexo, faixa etária, grau de escolaridade, etc.). As questões são basicamente de situações em que a tecnologia tenha influenciado qualquer decisão final ou parcial.

Para o estudo e análise deste questionário, serão convidados 24 indivíduos de 15 e 19 anos e de 19 a 22 anos, respectivamente, cujos fatores sociais, étnicos e culturais, sexo e religião serão irrelevantes.


Mas...
Em tempos anteriores, Marx Weber definia a tecnologia como um fator de separação da sociedade, alienação e desencantamento do mundo.

Porém,podemos dizer que há uma transformação no mundo,onde existe graças á tecnologia um conteúdo mais acessível para todos, visto que a tecnologia da comunicação modificou o conceito de "tempo e espaço".
Durante cinco anos, Steven Johnson, um dos mais importantes pensadores da Internet, investigou a questão sobre de onde vêm as boas ideias sob a perspectiva do meio
em que vivemos. Quais são os espaços que fizeram história ao gerar níveis extraordinários de criatividade e inovação?
Isso ocorre em parte porque as boas ideias normalmente surgem da colisão entre dois palpites menores, que formam, portanto, algo maior que eles próprios. Com essa mistura de grandes insights e total domínio da escrita, Steven Johnson cria mais um livro saboroso e essencial para quem está atento aos tempos atuais.

FONTE: LIVRARIA DA TRAVESSA
Uma das referências
CONCLUSÃO!
Sabemos que a sociedade em geral não dispensa a tecnologia. Os jovens em questão, usufruem delas para desenvolver habilidades pessoais, profissionais e acadêmicas.
A criatividade dos jovens aflora á partir de experiências e habilidades que adquirem.
E para isso, utilizam-se de meios tecnológicos para aprimorar e expandir seu conhecimento, comunicação e criação.
Full transcript