Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Fluxograma

OSM - 27/09/12
by

Mariane Teixeira

on 28 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Fluxograma

Fluxograma
Todo e qualquer processo tanto administrativo, quanto operacional, tem um fluxo das operações (entrada, processamento e saída), chamados de fluxograma, nesse trabalho veremos o conceito e quais os tipos de fluxogramas existentes. Introdução Fluxograma Representar o fluxo ou a sequência normal de qualquer trabalho, produto ou documento; Identificar a utilidade de cada etapa do processo; Verificar as vantagens em alterar a seqüência das operações; Procurar adequar as operações (passos) às pessoas que as executam; Identificar a necessidade de treinamento para o trabalho específico do processo. Objetivo Fluxogramas são gráficos que representam o fluxo ou a sequencia de procedimentos ou de rotinas. Estas nada mais são do que procedimentos devidamente padronizados e formalizados.
Os fluxogramas podem ser de vários tipos: Tipos de Fluxograma Conclusão O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando. A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.



Simplificação de projetos detalhando trabalhos e tarefas; visualização e localização de rotinas desnecessárias; possibilidade de evidenciar ou justificar seqüência lógica de atividades diferentes da atual; usa uma simbologia universal e normalizada; treinamento eficiente com uma leitura rápida e eficiente; aprendizagem simplificada do trabalho, etc. Vantagens Padronização Existe uma padronização da simbologia usada, que é o PADRÃO ANSI - AMERICA NATIONAL STANDARDS INSTITUTE, mas de forma geral, os símbolos são usados pelas principais organizações. O importante que a simbologia usada nos fluxogramas seja de conhecimento e entendimento de todos aqueles que fazem uso dos mesmos Formatos. Regras Utilizar a simbologia adequada; Montar seguindo a direção normal de leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Em cada símbolo, deve haver apenas uma entrada e uma saída. Exceto no símbolo de pergunta, que terá uma entrada e duas ou mais saídas. Um Fluxograma deve ter início, meio e fim. O fluxo não pode se cruzar.
Fluxograma de Blocos é o tipo mais simples de fluxograma que existe - mas é o tipo ideal para uma primeira introdução da padronização na empresa. Ele faz uso de alguns poucos símbolos. Os fluxogramas de blocos são praticamente apresentados de duas formas: VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO

PAPEL DE CADA ETAPA

INFLUÊNCIA DOS RECURSOS

RESULTADO FINAL Fluxograma em Colunas é um fluxograma vertical, dividido em colunas. No topo de cada coluna encontra-se o nome do operador / executor das rotinas contidas na coluna. Fluxograma em Série Fluxograma Vertical Fluxograma Horizontal O fluxograma de blocos seriado mostra uma seqüência de rotinas e dentro de cada rotina o nome do executor / operador da mesma. Retrata a seqüência de uma rotina por meio de linhas que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina e de colunas que representam, respectivamente, so símbolos das tarefas ou operações, os funcionários envolvidos na rotina, as tarefas ou operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido. O fluxograma vertical também denominado gráfico de análise de processo, é utilizado para descrever simbolicamente um procedimento executado por vários funcionários, cada qual desempenhando uma tarefa diferente, ou para descrever uma rotina executada por uma única pessoa. Utiliza, na maioria das ocasiões, os mesmos símbolos do fluxograma vertical e enfatiza os órgãos ou as pessoas envolvidos em um determinado procedimento ou rotina. Em procedimentos ou rotinas que envolvam muitos órgãos ou pessoas, o fluxograma horizontal permite visualizar a parte cabível a cada um e comparar a distribuição das tarefas entre todos os envolvidos para uma possível racionalização ou redistribuição, ou para dar uma idéia da participação existente, a fim de facilitar os trabalhos de coordenação e de integração. Débora Brandão
Fernanda Barcelos
Fernanda Bernardo
Luciana Becker
Mariane Teixeira
Yuri Borges Equipe:
Full transcript