Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Brasil Crioulo

No description
by

Tania Santiago

on 2 December 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Brasil Crioulo

Brasil Crioulo
Descoberta "acidental" do Brasil, ao desviar se de sua rota original, a rota de comercio das Indias, Pedro Alvares de Cabral encontra o Brasil.
Começando com Portugal...
Os Negros...
Então o contato com os Indios...
Portugal encotrava-se em meio a uma crise economica e o rei Manuel I em busca de uma solução envia frotas ao mar, entre elas a caravela de Pedro Alvares de Cabral.
Foram trazidos como animais em couraçados portugueses, apesar de todos os sofrimentos foram capazes de manter "viva" a sua cultura.
Da miscigenação destes três povos nasceu o Crioulo
A culinária do Brasil crioulo e bem rica, com misturas de temperos quentes e picantes, a maior parte da culinária do Brasil crioula se encontra na Bahia. Seus pratos têm origem africana e para que eles fiquem melhores são acrescentados temperos típicos como o azeite de dendê, leite de coco, pimenta e gengibre.
Culinaria
Danças e Música

•A música criada pelos afro-Brasileiros é uma mistura de música portuguesa, indígena e africana, produzindo uma grande variedade de estilos.
•Entre os estilos influenciados, temos: Samba, Maracatu, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros.
•Dois instrumentos clássicos usados nas músicas afro-Brasileiras, são os tambores e berimbau.

A dança folclórica de origem africana é um rito de louvor a São Benedito. Os movimentos são alegres e livres, na cadência de tambores rústicos. Pode ser realizada em qualquer data do ano, mas, preferencialmente, em lugares ao ar livre.
Tambor de Crioula
Reggae
Originário da confluência de ritmos africanos e caribenhos, é um ritmo que se popularizou na periferia de São Luís, mas já conquistou o estado. O ritmo é ideal para dançar a dois com passos que lembram merengue, bolero e forró.
Cacuriá
Outra dança típica do estado, surgiu como parte das festividades do Divino Espírito Santo, tradição junina. Em pares e formação circular, é realizada ao ritmo de instrumentos de percussão, as caixas do Divino.
Dança do Coco
Originária do canto dos trabalhadores nos babaçuais, é uma dança de roda, com acompanhamento de pandeiros, ganzás, cuícas e das palmas dos que formam a roda. O ritmo é simples e tem como indumentárias pequenos instrumentos simbolizando as ferramentas de trabalho.
Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. Entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são os iorubas, ou nagôs, e os jejes).Porém, a religião oficial no Brasil era o catolicismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa.

Candomblé
No início do século 20, algumas décadas depois da abolição da escravatura no Brasil, originou-se na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, um culto afro-brasileiro muito importante: a umbanda. Ela incorpora práticas do candomblé, do catolicismo e do espiritismo.
Umbanda
Full transcript