Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Tentativa de Domínio dos Habsburgos

No description
by

Ana Luiza Schmidt

on 20 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Tentativa de Domínio dos Habsburgos

A Tentativa de Domínio dos Habsburgos
Cenário Europeu
Na época em que as lutas por terras e poder contribuiam para a ascensão economica e militar se comparadado as outras regioes do mundo, ainda não se previa se algum reinado poderia superar os demais e dominá-los. Porém, após décadas sob a dominação de diversos reinos ou ducados dispersos pelo vasto território do continente, intimidava a ideia iminente do predomínio da autoridade política e religiosa da família Habsburgo sobre a Europa.
Origem da Luta
Através de determinados acontecimentos em cadeia, era possível notar tranformações cada vez maiores nas delimitações geográficas e políticas durante a guerra européia, tanto quanto sua intensidade . Para tais acontecimentos, citaremos 2 principais motivos.
A ascensão
Os Habsburgos foram certamente incoparáveis na sua capacidade de aumentar seus territórios por casamentos ou heranças. Suas manobras e estratégias foram diversas, essas foram grandes responsáveis por todo poder e influência que conquistaram.
Observações Finais
A dinastia dos Habsburgos continuou existindo por muitos anos, por mais que sua Época de Ouro houvesse acabado. Suas possessões ainda oscilaram e demoraram anos para que seu poder fosse extinto.
Reforma Protestante
A revolta originalmente de Martinho Lutero em 1517, que protestou publicamente contra a venda das indulgências papais, desencadeou uma série de guerras não só religiosas mas também socioeconômicas que intensificaram as rivalidades antecedens e não tinham previsão para cessar.
Combinação Dinástica
A incrível comibinação dinástica dos Habsburgos criou um esquema generalizado e interligado, formou um rede de regiões que superava em tamanho qualquer reinado anterior na Europa. Fato importante para que isto acontecesse foi a regular eleição dos governantes Habsburgo como Sacro Imperador-Romano, título que ajudou a dinastia a agregar legados às suas coroas.
Carlos V
Gastos
Sacro Imperador-Romano entre 1508-1519, reuniu ricas terras de Borgonha e Holanda em 1477. Com uma manobra matrimonial conseguiria acresentar um grande território na Europa Central, com Hungria e Boêmia. Sua maior conexão dinástica foi a união de seu Filho Felipe com Joana de Espanha, obtendo as possesões que incluiam Nápoles e Sicília.
Maximiliano I
Herdeiro das terras de Felipe e Joana, se tronou Duque da Borgonha aos 15 anos e Carlos I de Espanha 1 ano depois. Em 1519, com a morte de seu avô Maximiliano assumiu o título de Sacro Imperador Romano e também como governante das terras na Áustria. Como Imperador Carlos V, reuniu todos os 4 legados até 1555(abdicação). Alguns anos depois morria o Rei Luis da Hungria,permitindo Carlos a reivindicação de coroas da Hungria e Boêmia.
Principais Fontes de Renda
O Legado Espanhol de Castela
A Receita do Império Americano
Casas Financeiras e Mercantis
Exécitos
Regimentos integrados de até 3 mil lanceiros, espadachins e arcabuzeiros formaram a mais eficiente unidade nos campos de batalha da Europa, em da guerra dos 30 anos.
Provisões de salários relativamente pequenos evitavam motins das tropas e dirigiriam suas energias aos inimigos
Full transcript