Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Mas Afinal, o Que é o Machismo?

No description
by

Gabriela Freitas

on 13 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Mas Afinal, o Que é o Machismo?

Mas Afinal, o Que é o Machismo?




Segundo o dicionário, machismo, são as atitudes e comportamentos de um homem, de um macho, normalmente estes não aceitam a igualdade de direitos entre os homens e mulheres. Ainda segundo o dicionário, machismo consiste na ideologia onde o homem domina a mulher seja ao usar a força ou usando o medo.
Afirma-se ainda que o machismo seja o contrário do feminismo, e este por sua vez, vai além do pedido de igualdade de direitos entre homens e mulheres. Para as mulheres mais radicais, o feminismo não aceita a participação de nada dos homens na vida das mulheres.



O Machismo em Meio à Sociedade
Pode parecer estranho, mas ao longo da história do mundo, nos deparamos com o machismo iminente batendo em nossas portas. Todas as sociedades do mundo viveram ou ainda vivem e convivem com este problema. Para algumas dessas sociedades, o machismo não é um problema e sim algo cultural.
Em outras sociedades, passou-se a aceitar o machismo como algo comum, como se não houvesse o machismo não haveria sociedade. Há casos de sociedades em que as mulheres não tem vez e nem voz para nada, são apenas objetos, em alguns casos para a procriação, em outros para usufruto do sexo.

O Surgimento do Machismo
O machismo é tão antigo quanto podemos imaginar. Sim, o machismo está presente na sociedade desde os tempos das cavernas. Pode parecer estranho, afinal sempre lemos que os homens saiam para caçar, eram responsáveis pelo sustento da família, mas não era assim que funcionava exatamente.
O homem de Neandertal não caçava, ele mandava a mulher, ele também não cozinha, quem fazia era a mulher. Conhece a história que quem caça em um grupo de leões é a leoa? É quase a mesma coisa. A mulher saia para caçar, voltava e tinha que cozinhar, arrumar a caverna, cuidar das crianças.

Diante dessas afirmações, algumas pessoas dizem que o machismo é aceitar que as mulheres possam e consigam exercem as mesmas funções e atividades que os homens fazem. Entretanto, devemos ressaltar que desde os primórdios a sociedade é formada por famílias patriarcal, onde os pais eram os chefes das famílias, onde as mulheres eram obrigadas a fazerem todos os trabalhos domésticos ou não.
Em algumas sociedades, as mulheres não tinham direito algum, elas eram escravas do lar, era para isso que existiam. Mas quando surgiu o machismo?


]














Parece tudo muito similar com o que acontece hoje em dia. A mulher sai para trabalhar de manhã cedo, passa o dia fora, quando chega tem que fazer o jantar e em alguns casos o almoço do dia seguinte, ajuda os filhos a fazer a tarefa de casa, lava roupa, arruma a casa e no outro dia começa tudo de novo. Em alguns casos, o homem também trabalha, em outros ele fica dentro de casa, “cuidando da casa e dos filhos”, mas nem sempre isso é verdadeiro. Portanto, não temos como afirmar uma data precisa de quando o machismo se iniciou, mas podemos dizer que ele ainda impera nos dias atuais.

Quando vamos lendo sobre as sociedades, nós esbarramos com culturas diversas e que para muitos é normal uma mulher não poder estudar, não saber nem ler e nem escrever, e isso acontece em pleno século 21. Países de origem mulçumana, de ordem extremamente radical, tem esse preceito, as mulheres não podem sequer ir às escolas, algumas “guerras” que estão acontecendo no Oriente Médio têm a ver com isso, pelo fato de muitas meninas estarem indo as escolas e os lideres não permitirem isso.
Na cultura indiana, por exemplo, quando o marido morre, a mulher é abandonada pela família do marido, vivendo literalmente “a Deus dará”, elas são uma parcela excluída da sociedade. E existem diversos outros casos



Full transcript