Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

10 Degraus do Saber - Surdez

No description
by

Mateus Formigari

on 30 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of 10 Degraus do Saber - Surdez

No
Brasil, 9,5 milhões
de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva
Em
Santa Catarina, 305 mil pessoas
possuem algum tipo de deficiência auditiva;
Em
Joinville, 21 mil pessoas
possuem algum tipo de deficiência auditiva. Isso significa dizer que
4% da população
possui deficiência auditiva. (IBGE - 2010)
A inclusão do surdo no Brasil teve seu prmeiro marco em 1857, quando o francês Huet convence D. Pedro II a criar o Collégio Nacional para Surdos - Mudos (que passou a se chamar Instituto Nacional de Educação de Surdos em 1957). O Instituto produz materiais didáticos e promove a aprendizagem dos surdos, mas a Linguagem Brasileira de Sinais (a Libras), apesar de ser usada em todo o país, não era regulamentada. Somente em 1993, com o projeto de Lei da Senadora Benedita da Silva, a Libras foi legalizada e regulamentada.
A Libras é a língua oficial da comunidade surda no Brasil, não é uma "linguagem", pois possui morfologia, sintaxe e semântica próprias. É a língua de sinais oficial do Brasil e apenas uma das mais de 200 existentes no mundo. A Libras apresenta, assim como todas as línguas existentes no mundo, dialetos. São pequenas diferenças na configuração das mãos ou no ponto de articulação que se usa na posição delas, a expressão facial ou mesmo a direção para a qual se direciona os sinais.
10 DEGRAUS DO SABER - Surdez
Por conta da data da fundação do Istituto Nacional da Educação dos Surdos, em
26/09
é comemorado o
Dia Nacional do Surdo
. A lei que regulamenta essa data é a Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.
O Alfabeto Manual ou Datilologia em Libras é produzido por diferentes formatos das mãos que representam as letras do alfabeto escrito e é
utilizado para formar o nome de pessoas, lugares e outras palavras que ainda não possuem sinal.
O Símbolo Internacional de Surdez foi adotado em 1980 pela Federação Mundial dos Surdos. Ele é o mesmo símbolo que a Canadian Hearing Society havia adotado no Canadá na década de 70. Este símbolo serve para indicar serviços e recintos adequados para pessoas surdas ou com baixa audição. No Brasil, o Símbolo Internacional de Surdez foi adotado através da Lei n. 8.160, de 08/01/91, que torna obrigatória a sua colocação em determinadas situações e disciplina o seu uso.
Em Joinville, existe o Instituto Joinvilense de Assistência ao Surdo (Ijas) que é um centro cultural de aprendizagem dos surdos. O Ijas fica na rua Julia Teixeira Delmonego, 120, no bairro João Costa (junto à Casa Brasil Sul).
O IJAS não possui fins lucrativos, e não possui nenhuma forma de distinção de nacionalidade, sexo, credo político ou religioso, raça ou cor ou quaisquer outro tipo de discriminação. Presta serviços voluntários permanentes e observando sempre os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e da eficiência. O instituto tem caráter filantrópico.

O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO
O Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determinou que cursos de Lincenciatura tenham, obrigatoriamente, o ensino de Libras em suas grades curriculares.
A Lei também determina:
Art. 14. As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.


VOCÊ SABIA?
Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. As pessoas surdas apresentam condições físicas e fisiológicas necessárias para falar. Algumas não falam porque não foram ensinadas, outras porque acham que a língua favorece a efetivação e a agilidade na comunicação, e outras ainda por opção. (Fonte: http://www.deficienteonline.com.br/)
LEGISLAÇÃO
DA GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE DAS PESSOAS SURDAS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA:
Art. 25. O Sistema Único de Saúde - SUS e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, na perspectiva da inclusão plena das pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as esferas da vida social, devem garantir, prioritariamente aos alunos matriculados nas redes de ensino da educação básica, a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas.
Full transcript