Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.

No description
by

Marco Botelho Botelho

on 18 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.

Caro professor,

Como são muitas as competências necessárias à cidadania, as diferentes estruturas educativas têm ênfases diferentes. Assim , a escola não pode ser responsabilizada sozinha por insucessos nessas áreas, mas deve responder majoritariamente pelo eventual fracasso de seus alunos no aprendizado de competências cognitivas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Caro professor, destes dois textos, é possível desenvolver atividades que estimulam a habilidade de vários descritores. Por exemplo, com o D5, pode-se avaliar a capacidade de o reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio na construção do sentido e interpretar textos que utilizam linguagem verbal e não-verbal (textos multissemióticos).

D4 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

Por meio destes textos, podemos avaliar vários descritores, dentre eles a habilidade de se comparar dois textos do mesmo gênero e com a mesma temática e perceber características que não são comuns aos dois.( D20)

A escola pode favorecer o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno a partir da leitura de textos com posições diferentes sobre um mesmo tema, formando leitores mais atentos, seguros e capazes de extrair o fato em meio às opiniões que se formam em torno dele.


D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Professor, com estes três textos, dois descritores podem ser explorados. Em relação ao D12, é possível o aluno compreender qual é a função social do texto, assim como a intencionalidade do autor, isto é, seus propósitos.

D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D 19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
GESTAR 2015
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - CONTRIBUIÇÕES PEGAGÓGICAS
Com estes textos, é pertinente avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a alteração de significado de um determinado termo ou vocábulo, decorrente da escolha do autor em utilizar uma linguagem figurada. Devemos compreender a seleção vocabular como uma estratégia do autor para que o leitor depreenda seus propósitos.


Sugestão - Os textos publicitários, literários, entre outros, proporcionam a exploração de recursos expressivos importantes, como a metáfora ou a personificação, por exemplo, fazendo o aluno a perceba as estratégias utilizadas pelo autor para a ampliação do significado do texto.

D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão



O que se pretende é que, com base no contexto, o aluno seja capaz de reconhecer o sentido com que a palavra está sendo usada no texto em apreço.

Como sugestão, o professor pode trabalhar essa habilidade utilizando uma mesma palavra em textos diferentes, de diferentes gêneros textuais. É necessário ressaltar que essa habilidade deve levar em consideração a experiência de mundo do aluno.

D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D7 - Identificar a tese de um texto.




Com os dois textos - verbal e não-verbal - que pode ser avaliado, dentre outras habilidades, o reconhecimento pelo aluno do assunto principal do texto. Para isso, é necessário que ele relacione as diferentes informações para construir o sentido global do texto.
escola trabalhar em um nível de atividade que ultrapasse a superfície do texto, conduzindo o aluno a estabelecer relações as informações explícitas e implícitasentre, a fim de que ele faça inferências textuais e elabore uma síntese do texto. Os textos informativos são excelentes para se desenvolver essa habilidade.
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D6 - Identificar o tema de um texto.
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão
Full transcript