Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A influencia da iluminação e das cores no ambiente hospitalar

Trabalho acadêmico
by

Gustavo Antunes

on 17 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A influencia da iluminação e das cores no ambiente hospitalar

A influencia da iluminação e das cores no ambiente hospitalar.
A saúde vista com outros olhos

A Cromoterapia
O sistema de iluminação e cor nos hospitais brasileiros
- Sabe-se que há séculos atrás, os hospitais não eram vistos com “bons” olhos pelas pessoas.
A importância da luz natural de acordo com a ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas
- A importância da Luz natural

A cor nos hospitais
- A cor hoje, deve ser vista como elemento importante ao se projetar hospitais, pois esta proporciona tranquilidade e bem-estar.
A influência das cores no estado psicológico/clínico dos pacientes
- A cor é uma necessidade vital para o ser humano. Sua ação não é apenas decorativa, atua psicologicamente e tem um caráter cultural muito forte.
- É um tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente.
- A cor é a parte emotiva do processo visual. As cores carregam significados, que estes criam sensações nos espaços que estas são aplicadas.

Durante a Idade Média a imagem dos hospitais era usualmente associada com a morte. O objetivo era o confinamento das pessoas doentes, visando mais proteção dos que estavam fora dos hospitais do que o atendimento aos pacientes. Havia pouca esperança de recuperação. (Miquelin, 1992 apud LUKIANTCHUKI; CARAM, s.d.)
-"Dentro os benefícios da iluminação natural, um dos principais refere-se á sincronia dos mecanismos fisiológicos dos usuários".
segundo -Adriana Peccin
-O sistema artificial
" Quando á quantidade, deve-se lembrar que a percepção individual varia segundo os locais e a atividades, se continua ou intermitente" Conforme - Vânia Paiva martins
"a cor pode ser entendida como um poderoso idioma que pode agetar nao apenas as nossas sensações psciologicas, mas tambem a percebção de tempo, volume, forma, esparço e perspectiva"
- Os estudos de cromoterapia nos revelam a influência da cor na vida das pessoas, servindo para estabelecer equilíbrio e harmonia do corpo, da mente e das emoções. Intensifica com a luz, que amplia o sentimento de alegria e bem-estar e pode agir terapeuticamente na cura de pacientes se usada de forma correta.
“A cromoterapia traz benefícios aos portadores de qualquer disfunção, começando por aliviar as dores e finalmente pela recuperação dos pacientes, na maioria das doenças”
-Odina Baleano.
O Significado das cores
Vermelho: é a cor mais poderosa e deve ser usada com prudência. Estimula o sangue e libera a adrenalina.
-Laranja: tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. É antidepressivo, aumenta o otimismo, e estimula o apetite.
Amarelo: É estimulante, energizante, purificador e eliminador. Estimula a percepção, o intelecto e o sistema nervoso central. Desperta esperança em doentes que desistiram da cura, fortalece os olhos e os ouvidos
Verde: É uma cor analgésica. Ajuda no equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, é refrescante e antiinfecciosa.
Azul: É a cor do equilíbrio, da harmonia e da expansão espiritual. Tem efeito relaxante, calmante e analgésico. Atua no sistema nervoso, nos vasos sangüíneos, e em todo o sistema muscular.
O branco é sempre positivo e afirmativo. É a soma de todas as cores e o símbolo do absoluto.
A importância da iluminação e cor na recuperação dos pacientes
A cor não existe objetivamente, pelo menos não em qualquer sentido literal. O que existe é a luz – que é detectada até mesmo pelas medusas, que não tem cérebro, o que mostra a simplicidade da sensação.Obviamente você pode qualificar e identificar as cores, mas elas são inteiramente fabricadas em nossos cérebros. E a luz, por incrível que pareça, pode ser transformada em qualquer cor em nossa mente.
– como é possível perceber em ilusões de óptica.
Stephanie D’Ornelas (2011)
A iluminação, as cores e a humanização no ambiente hospitalar são determinantes para o sucesso e o bom funcionamento dos estabelecimentos de saúde, haja vista contribuírem para melhora do paciente.
Um hospital bem projetado sempre poderá ajudar na reabilitação dos pacientes; tornando o espaço agradável e confortável certamente a recuperação será significativa.
Conclusão
Conclui-se que os projetos de iluminação e cores em grande parte dos hospitais acaba sendo tratado de forma singular em todos os ambientes, não levando em conta a função e a necessidade de cada espaço. Pois muitas vezes acabam tendo que cortar custos, com isso os projetos ficam prejudicados.
Bruna Constantino
Gustavo Antunes
Jessica Cristina
Julia Gracia
Luana Naguel
Alunos:
Full transcript