Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Cerebro

Psicologia
by

Joao Tiago

on 20 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Cerebro

O Cérebro HEMISFÉRIOS CEREBRAIS O ser humano apresenta o cérebro dividido em dois hemisférios, o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo, que estão separados por um sistema de fibras nervosas, corpo caloso. O córtex cerebral é a camada cinzenta que cobre os hemisférios cerebrais e onde residem a maior parte das capacidades superiores do ser humano. Lateralização
hemisférica Especialização de diferentes
funções dos hemisférios. Hemisfério direito Controla a formação de imagens, as relações especiais, a percepção das formas, das cores, das tonalidades afectivas e o pensamento concreto. O Funcionalmento Global do Cérebro O sistema nervoso é o conjunto de nervos, gânglios e centros nervosos que asseguram o comando e a coordenação das funções vitais. Sistema Nervoso O Sistema Nervoso é constituído por um conjunto de estruturas, que, após integração, são responsáveis pelos nossos comportamentos. Encéfalo O Sistema Nervoso Central interpretação dos estímulos provenientes do meio interno ou do meio externo e a preparação de respostas adequadas aos estímulos recebidos. O sistema nervoso central (SNC) é constituído pela espinal medula e pelo encéfalo, sendo os nossos comportamentos controlados por estas duas grandes estruturas. Simples
(reflexos) Complexos (pensamento, memória, imaginação e linguagem) Bolbo raquidiano Cerebelo Espinal Medula http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/profesor/animaciones/Arco_reflejo.gif Órgãos dos sentidos Sistema Nervoso Central e Periférico Espinal Medula Músculos e Glândulas Estruturalmente é um prolongamento do cérebro, desempenhando duas funções extremamente fundamentais: de coordenação e de condução. A espinal medula é constituida por uma substância branca no exterior e cinzenta no seu interior. MECANISMOS DE COORDENAÇÃO MECANISMOS DE RECEÇÃO MECANISMOS DE REAÇÃO Recebem os estímulos do meio externo e interno.

Ex: visão, audição, tato, etc. Coordenam as informações recebidas pelos recetores e determinam as respostas concretizadas pelos efetores. São responsáveis por efetuarem as respostas, ou seja, concretizam a reação aos estímulos. Tem cerca de 42 centímetros de comprimento e 1,8 centímetros de espessura, permitindo uma dupla condução para e do cérebro. É o maior centro reflexo do organismo. Transmite /conduz mensagens do cérebro para o resto do corpo e vice-versa. Função de coordenação Entre a receção do estímulo e a resposta há um conjunto de estruturas do sistema nervoso que comunicam e coordenam as mensagens: os neurónios A espinal medula coordena as actividades reflexas, que são comportamentos involuntários e automáticos. Função de condução Quando queimamos um dedo, retiramos imediatamente a mão. Neste comportamento intervêm vários mecanismos: A pele recebe o estímulo (receptor) A informação é enviada pelos nervos sensoriais A espinal medula recebe a informação e processa a resposta (processador) A resposta é enviada pelos nervos motores para os músculos Os músculos das mãos contraem-se retirando-a da fonte de calor (efector) Estímulo Processamento Resposta É um orgão complexo, dominado pelo córtex cerebral muito desenvolvido. Encontra-se no interior do crânio, protegido por um conjunto de três membranas, que são as meninges. Corpo caloso Hipotálamo Hipófise Formação reticular Córtex Cerebral Hemisfério esquerdo Responsável pelo pensamento lógico, pela linguagem verbal, pelo discurso, pelo cálculo e pela memória ex: compreensão das melodias, emoções negativas. Quando danificado, as pessoas têm dificuldade em encontrar o caminho, em orientar-se. Os hemisférios controlam a parte oposta do corpo, ou seja, o hemisfério direito controla a parte esquerda do corpo e vice-versa. ex: emoções positivas e otimistas. Pessoas com o hemisfério esquerdo danificado têm dificuldade em reconhecer rostos. Qual a especificidade do ser humano? Psicologia B
Prof. Catarina Tejo Catarina Marques
Cristiana Almeida
João Tiago
Mariana Carvalho
Sofia Funcheira "O ser humano define-se por uma multiplicidade de características que o distinguem de todos os outros animais." Curiosidades sobre o órgão mais misterioso..
Pesa cerca de 1,4kg (sensivelmente 2% do nosso peso total) mas consome cerca de 20% de todo o sangue bombeado pelo coração e gasta perto de 20% do oxigénio que inspiramos.

Os bebés perdem cerca de metade dos seus neurónios antes de nascerem mas no primeiro mês de vida multiplicam por 20 o número de sinapses de 50 biliões para mil biliões.

É no cérebro que está o nosso centro de dor (que se manifesta em vários circuitos neurais) mas o próprio cérebero não sente dor (é por isso que é possível fazer cirurgias em que a pessoa está acordada). "O Coração, a sede do pensamento" Os egípcios consideravam o coração a sede do pensamento, e chegavam mesmo a retirá-lo aquando da mumificação, pois acreditavam que era inútil.

Aristóteles achava que o cérebro era constituido por água e terra. "Glândula pineal e ligação à alma" Sec. XVI Para Déscartes o pensamento consciente e o corpo deviam ser separados, havendo apenas, através da Glândula Pineal, um ponto de ligação entre as duas. "O cérebro e os seus constituintes" Sec. XIX Apenas no sec. XIX, com o anotomista Joseph Gall, se criou o primeiro mapa de características do pensamento, como por exemplo o amor, o prazer, a arrogância, etc. "A era das neurociências" Sec. XX Nos últimos dois séculos com os avanços têm-se aberto inúmeras portas para o desenvolvimento do conhecimento neurológico. "Acho que damos pouca atenção àquilo que efectivamente decide tudo na nossa vida, ao órgão que levamos dentro da cabeça: o cérebro. Tudo quanto estamos por aqui a dizer é um produto dos poderes ou das capacidades do cérebro: a linguagem, o vocabulário, as crenças, os amores, os ódios, Deus e o diabo, tudo está dentro da nossa cabeça. Fora dela não há nada."
José Saramago O olho de horus Podemos obter mais neurónios! Encéfalo "O encéfalo humano apresenta-se-nos como um gigantesco conjunto de dezenas de milhares de milhões de "teias de aranha" neuronais enredadas umas nas outras e nas quais "crepitam" e se propagam miríades de impulsos eléctricos substituídos aqui e acolá por uma rica paleta de estímulos químicos" Os homens normalmente sabem a direção dos destinos: “É para ali”, as mulheres usam mais os marcos: “Sapataria X, virar à esquerda, restaurante Y, virar à direita) 13% do nosso dia estamos completamente alheados: “zoning out” Em 45 minutos de leitura “perdemo-nos” em média 5,4 vezes, ou seja 1 vez em cada 8 minutos! Não desesperes: dá descanso ao cérebro!! Bolbo raquidiano Tálamo Cerebelo
Full transcript