Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Região Sul

shelley, bianca, isabela, sara e yngrid
by

Sara Viana

on 5 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Região Sul

Região Sul Integrantes: Bianca(02), Isabela(11), Sara(28), Shelley(31) e Yngrid(35). A região sul é a menor região de todo o país, é constituída por apenas o Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e o Paraná (PR) com suas respectivas capitais: Porto Alegre (RS), Florianopolois (SC) e Curitiba (PR), que é considerada modelo de cidade pela sua alta qualidade de vida. Além das capitais outras cidades tem papeis turisticos, econômicos e geográficos como: Blumenau, Londrina, Gramado etc. Geografia SC RS PR Fronteiras Centro- Sul Geografia
Clima
Vegetação
População
Economia
Culinária
Turismo
Cultura
Fotos
Curiosidades
Conclusão
Citações Bibliográficas Sumário Neste trabalho sobre a região Sul, vamos falar sobre sua culinária, cultura, economia, clima, vegetação, turismo e muitas curiosidades sobre cada estado da região. Introdução A região Sul está situada em sua maior parte na zona temperada, seu clima é predominantemente subtropical exceto no norte do estado do Paraná onde predomina o clima tropical e também situa perto do trópico de capricórnio, porém no resto do estado seu clima e subtropical. Ele não apresenta clima seco, mas suas chuvas são bem distribuidas e tem as menores temperaturas do país. Em algumas regiões serranas do sul podem se observar temperaturas mais baixas ainda, podendo até gear ou nevar nos invernos mais rigorosos. Então podemos afirmar que quando mais longe do trópico mais frio será, por isso o sul do Rio Grande do Sul tem temperaturas baixas e neva com mais frequência que nos outros estados. Clima A paisagem típica da região Sul é a paisagem da Mata das Araucárias, infelizmente a cada ano essa mata vem diminuindo com uma enorme intensidade levando fauna e flora única dessa regiao.Essa mata ainda aparece na parte dos planaltos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e se adapta facilmente ao clima baixo da regiao Sul. Dessa mata e extraído pinhiro-do-paraná, imbuia que sao utilizados na marcenaria, e a erva mate que e muito usada em chás e refrigerantes.
Essa região tem e é ocupada por vastas extenções de terra de campos limpos que e dividida em duas áreas distintas. A primeira parte corresponde aos planaltos que começam no Paraná e terminam no Rio Grande do Sul e a segunda área que é chamada de campo de campanha, é mais extensa e localiza-se apenas no Rio Grande do Sul, em uma região conhecida como pampa. O pampa é o bioma mais conhecido na região Sul por sua facilidade na criação de gado além de ser comparada a savana brasileira. É caracterizado por ser uma bioma gramíneo,com muita grama, ficando fácil para começar a pecuária na região,ele também contém vegetação rasteira, algumas árvores e arbustos perto de córregos d'água, que não são muito abundantes. No pampa existe mais de 385 espécies de aves em extinção por causa da devastação dos terrenos que a pecuária causa. Vegetação Mata das Araucárias Grande parte da populaçao da regiao sul tem descendentes alemães, italianos, europeus em geral. Muitas famílias imigrantes vieram para o Brasil especialmente para a região geoeconomica Centro- Sul pois lá haviam propostas de recomeçar a vida em grandes fazenda, cidades recém-formadas em estilos que já existiam na Europa. População Indicaçao: gab08iz A economia da Região Sul
A região possui uma economia baseada principalmente no setor industrial, devido às suas exportações e pelo fato de seus estados fazerem fronteira com países da América do Sul. As cidades que mais abrigam as empresas são Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nessas capitais, há um grande número de montadoras de carros que oferecem milhares de emprego aos moradores.

O setor elétrico é desenvolvido graças a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo. Outro setor bem colocado na região é a agroindústria, com a produção de alimentos (milho, arroz, soja, cebola, maçã, dentre outros.). Já a agropecuária é bastante valorizada, pois a vegetação típica do local facilita a criação de bovinos, aves e suínos. Outro ponto da economia sulista é o extrativismo de madeiras (cedro e pinheiro) e erva-mate.

O estado do Paraná possui uma economia variada e por isso é uma das melhores do Brasil. Ela está baseada principalmente na agricultura, pecuária, mineração e indústria. No Paraná, o solo fértil ajuda na produção de produtos como trigo, milho, algodão e café. Na pecuária, o número expressivo de seu rebanho ajuda na produção e venda de carnes e leites. A mineração do estado fica por conta da extração de minérios como ouro, cobre, mármore e ferro. O estado ainda conta com um parque industrial em Curitiba, sua capital. Economia : http://regiao-sul.info/mos/view/Economia/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Kikito http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_em_Gramado Citaçoes Bibliograficas Pelo fato do Sul receber vários imigrantes de diversas partes da Europa eles trouxeram várias comidas típicas como:
Poloneses: repolho, pão de leite e a sopa.
Italianos: vinho, pão, queijo, salame, as massas, e tipos de sorvetes.
Alemães: batata, carnes defumadas, linguiças, laticínios, café, e chá. Culinária Livro de Geografia do 7ano www.CSTJ.com.br/siiregioes comidas alemãs Na região Sul a sua cidade com maior ponto turístico é a cidade de Gramado por sua beleza e atratividade.
O turismo em Gramado é a principal fonte de renda do município, contribuindo com cerca de 90% de sua receita econômica.
É uma cidade marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.
Como é uma cidade muito atraente é a cidade com o maior ponto turístico d a Região Sul.
A cidade destaca-se como centro de grandes eventos como: congressos, seminários e encontros, além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito.
O Kikito é o símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado. Este nome foi atribuído por Elisabeth Rosenfeld, artesã da cidade de Gramado, e responsável pela criação da estatueta com que são laureados os vencedores. Turismo Gramado Em Santa Catarina, a economia é baseada em atividades como o extrativismo, a agricultura, a pecuária, a pesca e o turismo, sendo que é um dos estados mais ricos. Na indústria, o estado mantém empresas em diversos ramos e duas das principais indústrias alimentícias do Brasil.

No ramo da extração, destacam-se as reservas de carvão, fluorita, argila e quartzo. A agricultura do estado produz alimentos como soja, fumo, feijão, banana, cebolas, maçãs, uvas, aveia e cevada. Já a pesca e a pecuária são uma das principais bases dessa economia. Outra vertente da economia de Santa Catarina é o turismo que atrai milhares de visitantes todos os anos.

A economia do Rio Grande do Sul teve influência das características de seus imigrantes e atualmente aparece entre as mais importantes do país. O PIB do estado tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Primeiramente, aparece o setor de serviços seguidos pela indústria e a agropecuária na produção de grãos como soja, arroz, milho e trigo. Além disso, os gaúchos possuem um grande rebanho de bois e uma extensa criação de aves.

Indústria principal da cidades:

Paraná: Papel, celulose, fabricação de caminhões e automóveis, eletrodomésticos e agroindústria.

Santa Catarina: Produção de carnes e fabricação de calçados e roupas.

Rio Grande do Sul: Petroquímica, produção de carros, calçados, vinhos e alimentos. Economia ||
Santa Catarina:
*Dança do violão-dança típica do folclore do estado, os componetes da dança giram entre si com bastoes.

Rio Grande do Sul:
*Chula-caracteza-se pela sua agilidade do sapateio.

Paraná:
*Fandongo- dança trazida pelos portugueses, porém também tem influencias indígenas. Não há uma música, as letras sao improvisadas. Os dançarinos fazem uma roda e dançam junto com os instrumentos, a batida dos pés, e palmas.
*Pau de fitas- dança trazida pelos alemães na época da colonização. Os dançarinos ficam todos em duplas e um deles seguram um pedaço da fita que está pressa em um mastro no centro. Cultura Curiosidades Séc. XIX Os alemães construíram suas casa em forma horizontal Os italianos construíram casa de madeiras de forma vertical. Menina alemã.
Full transcript