Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cargos e Salários

No description
by

Dionaton Oliveira Costa

on 17 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cargos e Salários

Cargos e
Salários Cargo Função Salário Remuneração Evolução do Salário
Mínimo no Brasil CBO A CBO é uma publicação brasileira que classifica as diversas atividades dos trabalhadores do País, nos mais diferentes setores de atividade, tanto do setor público como privado.
Nessa publicação as profissões são catalogadas e numeradas e a OIT - Organização Internacional do Trabalho, retira dados dessa publicação para confeccionar o Código Internacional de Ocupação. Utilizações da CBO Relação Anual de Informações Sociais – RAIS
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED
Seguro – Desemprego
Preenchimento Carteira de Trabalho
Ministério da Saúde
Imposto de Renda Pessoa Física
Previdência Social – CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais)
IBGE É o valor estipulado para retribuição pelo trabalho prestado, pago diretamente ao trabalhador pelo empregador. Remuneração é um conjunto de vantagens, além do próprio salário, que uma pessoa recebe em contraprtida pela prestação de um serviço. Salário Nominal Também chamado de salário bruto, é o salário que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Salário Efetivo Também chamado de líquido, consiste no salário bruto descontadas as obrigações legais, tais como previdência, imposto de renda e outros. É o valor que efetivamente a pessoa recebe. Salário Complessivo É o salário bruto complementados pelas parcelas adicionais, tais como hora extra, adicional noturno e outros. Salário Profissional É o salário expresso na lei, destinado a algumas profissões, tais como médicos e engenheiros. Remuneração Total Remuneração Direta Remuneração Indireta Remuneração Fixa Remuneração Variável Benefícios Sociais Salário Mínimo A CLT, no seu capítulo III, seção I, art. 76, traz o conceito de salário mínimo:

Art. 76. “Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte” CF 88, capítulo II, art. 7, inc. IV diz:

IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; Média Salarial de Alguns Cargos Salário Nominal Salário Efetivo Salário Complessivo ou
Remuneração total direta fixa Plano de Cargos, Carreira e Salários Jornadas de Trabalho Benefícios
de Incentivo Profissional Estrutura da Carreira Mecanismos de Evolução Funcional O Plano de Cargos, Carreiras e Salários é um instrumento que estabelece a estrutura de cargos de uma organização, definindo as responsabilidades de cada cargo e a remuneração do mesmo.
Também consiste um plano de desenvolvimento profissional, contendo benefícios para os trabalhadores que se aperfeiçoarem dentro da empresa. Composição de Cargos e Salários Avalição de Desempenho Análise da Composição
da Remuneração Benefícios Conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários Tipos de Benefícios Benefícios Compulsórios São os benefícios garantidos por lei. Ex:

- Vale transporte
- 13º salário
- Férias
- FGTS
- Licença (maternidade, paternidade)
- Adicionais (Noturno, periculosidade, insalubridade) Benefícios Opcionais São benefícios concedidos pelas empresas por vontade própria, e fazem parte da estratégia de RH. Ex:

- Auxílio-alimentação ou cesta básica
- Plano de saúde
- Previdência privada
- Auxílio-educação
- Programa de folgas por assiduidade
- Plano de carreira É utilizada normalmente para indicar o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização É intitulado normalmente para indicar a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferida. È aquele registrado no contrato de trabalho.
Full transcript