Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Cidade Linear

No description
by

Nathalia Brugnera

on 25 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Cidade Linear

O engenheiro idealizou uma proposta urbanística que fugiu dos conceitos utópicos, onde resumidamente abandonou o conceito circular utilizado em demais obras, e adaptou-se ao formato linear, como mecanismo de resolução de problemas.

Acadêmicas: Julia Machado, Mariana Almeida, Nathalia Brugnera e Thayse Rubin
História e Teoria do Urbanismo
O desenvolvimento em linha caracteriza e funciona como estrutura principal, a interpretação varia para cada um dos autores. Para Miliutin ela ligava-se ao sistema de produção industrial, Le Corbusier a utiliza para atingir maior liberdade formal de igual maneira trabalhar livremente o sistema viário. Ernst May desenvolve a relação cidade/indústria. Lúcio Costa adota o partido linear no desenvolvimento do plano piloto de Brasília.

Desenvolvimento do Rio,Le Corbusier
Lúcio Costa adota o partido linear no desenvolvimento do plano piloto de Brasília.
Convencido de que o formato das cidades era a origem de muitos de seus problemas, decide que seu projeto transformará a sociedade, propondo-se a destruir tanto o formato externo quanto organizando o interior das cidades.Com a notável transição dos camponeses para a cidade causando seu inchamento, criou uma forma de amenizar esta “futura guerra social”.

A proposta da Cidade Linear :
- Cidades com 500 metros de largura e comprimento indefinido
- Ferrovias e bondes desenhadas em linhas retas no centro


A noção de cidade linear foi utilizada no modernismo a partir do final do século XX por alguns urbanistas como Nicolai Miliutin, Le Corbusier, Ernst May, Lúcio costa, Kenzo Tange, entre outros.

- As tubulação de água, gás, calefação e eletricidade e telefone possuem uma única trincheira subterrânea
- Ruas de edifícios municipais teriam lagos e jardins
- Ambos os lados das ruas teriam espaços para residências unifamiliares

Soria y Mata viu em seu projeto a melhor maneira de descentralizar e acabar com a especulação imobiliária das cidades, animado com suas próprias idéias se atreve a imaginar a colonização do espaço das cidades lineares dispostas em uma grande triangulação para colonizar a Espanha e o mundo.

Para ele, existiam 3 formas onde deveria ter a aplicação da Cidade Linear:

1-Subúrbio de expansão das grandes capitais, onde delas disseminar-se-iam as vilas.
2-Traço de união entre duas cidades já existentes.
3-Colonização e repovoamento do campo

Pretendia em seu projeto criar uma alternativa planificada para a desordem gerada pela implantação espontânea de barreiras caóticas no decorrer das linhas de circulação, que cresciam sem nenhum tipo de infra-estrutura, produzindo resultados caóticos de insalubridade e falta de higiene.

Arturo Soria y Mata (1884-1920) foi um político, empresário e urbanista espanhol. Engenheiro especializado em trabalhos públicos, ocupou diversos cargos na administração da cidade Madri e desenvolveu a primeira linha de Tramways para a cidade em 1875 – sistema de linhas de transporte público comum elevado e subterrâneo.É considerado o inventor da Cidade Linear

Cidade Linear
Arturo Soria y Mata

A idéia linear de Soria y Mata surgiu em 1882, final do século XX. Seu projeto foi posto em prática em 1884, para isso Soria precisou encontrar um terreno barato onde pudesse iniciar a pratica, o terreno escolhido foi um bairro na periferia de Madrid, na Espanha, uma vez que quanto mais afastado do centro, mais barato era o terreno.

Ao interpretar sua ideia de uma cidade linear, acreditava que estava mudando não somente o modo de vista dos cidadãos, mas também, mais profundamente, seu modo de pensar, ignorando, de certa maneira, a diferença entre a cidade e o campo, realizando sua vontade de “ruralizar a cidade” ou “urbanizar o campo”. ”. Soria y mata diferenciava-se dos demais utopistas por não visar a criação de um núcleo ligado à metrópole, sua proposta não visava a implantação de uma comunidade com organização nostálgica
Propôs então, a utilização de alguns princípios fundamentais:

O plano de uma cidade deve preceder a sua construção, assim como o projeto de uma casa precede a sua construção
As formas geométricas das ruas e das quadras deverão ser regulares, de preferência, por que elas são as mais belas, mais asseadas e adequadas e vantajosas que as formas irregulares
A ocupação do terreno deverá ter uma proporção de 1/5 de sua área construída e 4/5 para área cultivada
Reverter o sentido do deslocamento das populações para o campo e não mais para as cidades
Justiça na repartição da terra

Sua proposta está baseada em uma rua central que serve de eixo à toda a cidade.A forma da cidade é basicamente composta por essa via central, com uma largura uniforme de 40, 60 ou 100m, conforme o caso, ao longo da qual saem ruas transversais, à direita e esquerda, em ângulo reto.

A cidade linear com seus três aspectos : Cidade Linear agrícola, Cidade Linear Industrial e Cidade Linear urbana, oferecia imenso campo de colocação a todas as classes sociais.
O projeto de Soria tem uma tripla projeção social dirigida respectivamente as chamadas classes alta,media e baixa.

Na via estrutural, além da pista central, conteria também duas pistas de trafego local em cada lateral, jardins, calçadas e ciclovia. Como principal meio de transporte da Cidade Linear, também haveria uma via férrea. As ruas laterais se adequariam à natureza e à topografia do terreno. E por fim, duas vias nas extremidades da rua principal, marcando o fim da extensão da Cidade Linear e os limites laterais entre a cidade e o campo.

A cidade linear com seus três aspectos : Cidade Linear agrícola, Cidade Linear Industrial e Cidade Linear urbana, oferecia imenso campo de colocação a todas as classes sociais.
O projeto de Soria tem uma tripla projeção social dirigida respectivamente as chamadas classes alta,media e baixa.

A arquitetura da Cidade Linear:
-As construções são de materiais baratos entre os quais se destaca o tijolo.
-Existiam três tipos de casas que respondiam aos três estratos sociais: os hotéis de luxo,os hotéis de burgueses e os hotéis de trabalhadores. A diferença fundamental consistia no número de plantas, e nos metros quadrados de área que sempre estavam em relação com o lote correspondente.

O aspecto exterior dos edifícios era em certo modo algo monótono, e até escondido pela vegetação circundante. Nas edificações particulares havia uma certa tendência a arquitetura regionalista,embora predomine uma simplicidade ornamental que não permite a atribuição de um estilo definido. Outros edifícios de caráter representativo, como a igreja, adotam os chamados estilos históricos.
Ao longo destas correntes, historicista e regionalista,aparece o estilo modernista que configurou , por exemplo, o Teatro construído em 1906,que contava com detalhes em seu interior,como o bar com uma tipica decoração sinuosa.

Bibliografia:
- http://othaudoblog.blogspot.com.br
- http://oa.upm.es

Professores: Daniel Pereiron e Clarissa Flores
Full transcript