Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Aceitabilidade do usuário do setor de cosmético aos biopolímeros nas embalagens

No description
by

Fran kaucz

on 9 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Aceitabilidade do usuário do setor de cosmético aos biopolímeros nas embalagens

Aceitabilidade do usuário do setor de cosmético aos biopolímeros nas embalagens
RESUMO
O contexto de mercado atual reflete o maior conhecimento da população em relação à necessidade de atentar para as questões ambientais, e nesse contexto se inserem os biopolímeros. As empresas do setor de cosméticos têm atentado para o fato e feito a utilização dos biopolímeros em suas embalagens, visando atender a maior demanda por produtos que levem em consideração questões ambientais por parte dos consumidores. O que se propõe na pesquisa é levantar como ocorre a utilização dos biopolímeros no setor e o que há disponível no mercado.
Resultado e Discussão
O setor de produtos no qual se insere a pesquisa é o de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (HPPC), que é um setor que apresenta grande potencial de crescimento, no Brasil:
participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho; a utilização de tecnologia de ponta, aumentando a produtividade; crescente número de lançamento de produtos; o aumento da expectativa de vida dos brasileiros; e a descoberta de novos nichos de mercado.
Segmentação:
Colônias e perfumes
Tratamento facial
Produtos para barbear
Maquiagem
Higiene bucal
Higiene capilar
Dentro da análise do setor de HPPC, no qual a utilização das embalagens ocorre de forma tão intensa, com a ampla aplicação dos polímeros, se faz necessária a exposição dos riscos ambientais provocados pelos polímeros convencionais, empregados em produtos de diversos setores
Biopolímeros no setor de cosméticos:
Apesar das dificuldades que a aplicação dos biopolímeros ainda implica, algumas empresas do setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos já vêm fazendo sua utilização como forma de diminuição dos impactos ambientais, alguns exemplos são a Natura Cosméticos, a Johnson & Johnson e a Shiseido
Anderson, Francielly, José Roberto e Igor | UTFPR
Nessa conjuntura de consciência da necessidade da redução dos riscos ambientais surgem os biopolímeros, definidos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI, 2009) como aqueles obtidos por meio de fontes renováveis alternativas ao petróleo, sendo que, nem todos os polímeros biodegradáveis são biopolímeros e nem todos os biopolímeros são biodegradáveis, sendo considerados esses últimos como as resinas que são totalmente reabsorvidas pelo meio ambiente.
REFERÊNCIAS
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI. Estudos setoriais de inovação: transformados plásticos. Brasília: fev. 2009.
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC.
Anuário ABIHPEC 2010. São Paulo: Public Projetos Editoriais, 2011 157 p.
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC. Diponível em: <http://abihpec.org.br>. Acesso em: 26 set 2011.
AZAPAGIC, Adisa; EMSLEY, Alan; HAMERTON, Ian. Polymers: the environment and sustainable development. West Sussex: Wiley Interscience (John Wiley & Sons, Inc), 2003, 219 p.
Braskem. Cases e parcerias do PE verde. Disponível em: < http://www.braskem.com.br/site/portal_braskem/pt/conheca_braskem/desenvolvimento/plastico_verde/cases.aspx>. Acesso em: 10 jun 2011.
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Percepção dos materiais pelos usuários: modelo de avaliação Permatus. 2009, 291 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópilis, 2009.
DuPontTM. DuPontTM Biomax® PTT 110 Renewably-sourced polyester for injection Moulded
Packaging. Barueri: 2009. Disponível em: < http://www2. dupont.com/Cosmetics_Packaging_Resins/en_US/assets/downloads/Biomax_PTT_1100.pdf>. Acesso em: 25 out 2011.
Primeira embalagem Biodegradável
História das embalagens
PAGNAN, Caroline Salvan; MIRANDA, Carlos Alberto Silva de; MOTTIN, Artur Caron. Aceitabilidade do usuário do setor de cosmético aos biopolímeros nas embalagens. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN - P&D DESIGN,10, 2012, São Luis. Anais do X Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luis: EDUFMAi, 2012. 1 CD-ROM
Full transcript