Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

TROPICALISMO

No description
by

malu weber

on 24 October 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of TROPICALISMO

TROPICALISMO
O Tropicalismo tinha como objetivo realizar a absorção das convenções, realizando uma desobediência das regras que estavam vigorando, tanto no aspecto cultural, como no comportamental e nos aspectos sociais e políticos.
Os tropicalistas se consideravam como revolucionários na estética da produção musical, e este era o intuito e a forma que eles tinham para se rebelar contra o padrão político que vigorava.
"Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz
"Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou"
"Eu quis cantar
Minha canção iluminada de sol [...]"
O FIM DO TROPICALISMO
Surgido no ano de 1967, – em plena ditadura militar brasileira - foi originado graças à influencia da cultura pop nacional e internacional (concretismo) e de correntes artísticas tendencialmente de vanguarda.
Quando chegou a década de 60, o Brasil vinha em forte desenvolvimento industrial, inclusive da produção cultural e os próprios meios de comunicação da época, como por exemplo, o rádio e a televisão, vinham em pleno crescimento e desenvolvimento.
ORIGEM DA PALAVRA "TROPICALISMO"
O nome surgiu em um texto do crítico Nelson Motta, que se inspirou na obra "Tropicália", do artista plástico Hélio Oiticica.
QUANDO SURGIU O TROPICALISMO?
O Tropicalismo foi um movimento cultural de contestação e de vanguarda, que combinou as manifestações culturais de nosso país com as inovações culturais vindas do exterior.
O Tropicalismo se manifestou por meio da arte, principalmente através da música, das artes plásticas, do cinema e do teatro.
O movimento tropicalista tinha aproximação com todos: samba, rock, bossa nova, músicas românticas e etc.
Irreverente, a Tropicália transformou os critérios de gosto vigentes, não só quanto à música e à política, mas também à moral e ao comportamento, ao corpo, ao sexo e ao vestuário. A contracultura hippie foi assimilada, com a adoção da moda dos cabelos longos encaracolados e das roupas escandalosamente coloridas.

Para o tropicalismo, o essencial era estabelecer contato com a população brasileira, através dos meios de comunicação de massa que estavam se consolidando, produzindo arte sem rótulos ou limites.
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país"
Essa mistura de sons, de origem nacional e estrangeira, acabou abrindo uma discussão sobre a questão do nosso país incorporar a música e os padrões internacionais, pois acabava sendo uma ameaça ao nosso desenvolvimento e identidade cultural.
Por conta da Ditadura Militar, os artistas foram censurados, graças ao ato institucional no. 5, o famoso AI-5, e eles acabaram precisando sair do nosso país e pedirem exílio no exterior, para fugir da ação repressora das pessoas que integravam e apoiavam o regime de ditadura militar.
O Cinema Novo, o teatro e suas companhias como Arena e Oficina, um intenso pensamento crítico nos jornais e revistas e uma série de trabalhos revolucionários nas artes plásticas criavam as condições de radicalidade estética do movimento. O mesmo se deu no campo da crítica, com a Poesia Concreta dos irmãos Campos e de Décio Pignatari. Foram os concretistas que apoiaram o movimento à primeira hora. Por meio deles, os compositores chegaram à poesia e à filosofia antropofágica do modernista Oswald de Andrade.
As artes visuais tropicalistas possuem como característica o uso da emoção e simplicidade com o uso de elementos tipicamente brasileiros. Os artistas dessa corrente buscavam passar sua mensagem e ideologia em suas obras de modo compreensível para as massas, sem a presunção de querer elevar o gosto médio do público e muitas vezes era incentivada a interação do espectador com a obra.
Alguns nomes das Artes Plásticas no tropicalismo: Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape e Ivan Serpa.
Ivan Serpa
Hélio Oticica
Anos 80 - Vanguarda Paulista e Brock;
Anos 2000 - Tribalistas
Anos 90 - Chico Science junto com a Nação Zumbi;
OS REFLEXOS DO TROPICALISMO
"A Tropicália"
Tribalistas
Full transcript