Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS

No description
by

Caroline Britto

on 7 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS


CATAPORA: Causada pelo varicela-zóster, um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla. Formação de pústulas, que regridem após 3 ou 4 dias. O vírus permanece em estado de latência no organismo e pode ser reativada décadas mais tarde causando lesões dolorosas (herpes zóster ou cobreiro). Adquiri-se o vírus pelas vias respiratórias
HERPES LABIAL: causada pelo vírus
herpex simples
, um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla. Ao se manifestar forma lesões nos lábios. O DNA viral permanece em estado de latência no organismo e o vírus pode ser reativado em recorrência de situações traumáticas. Adquire-se o vírus por contato com pessoas ou objetos contaminados.
RUBÉOLA:
Causada pelo Rubivirus, um vírus envelopado com RNA de cadeia simples. Se manifesta com manchas vermelhas na pele e febre. Durante a gravidez causa sérios danos ao feto, incluindo surdez, má formação cardíaca, retardo mental e até a morte. Adquiri-se o vírus pelas vias respiratórias. A vacina contra rubéola é aplicada na infância.
RAIVA:
É causada pelo
Lyssavirus
que se multiplica inicialmente nas células musculares e do tecido conjuntivo. NÃO há como combater o vírus após sua entrada no sistema nervoso. Causa hidrofobia e a morte.
DENGUE: É causada por
Flavivirus
(arbovírus) - vírus envelopados, que possuem RNA de cadeia simples. Existem 4 variedades do vírus , Causam febre, dor muscular intensa, dores nas juntas, manchas vermelhas, etc. Forma mais grave: Dengue Hemorrágica. É transmitida através da picada do Aedes aegypti contaminado.

GRIPE: Causada pelo influenzavirus, um vírus envelopado que contêm 8 moléculas de RNA de cadeia simples. Causa mal estar, calafrios, febre, dor de cabeça e muscular, etc. A contaminação ocorre através de gotículas de muco contaminadas e já existe vacina disponível para alguns vírus.
HEPATITE A e E: são causadas pelo vírus
Hepatitis A
(HAV) e o vírus
Hepatitis E
(HEV) respectivamente, dois vírus não envelopados com RNA de cadeia simples. Os vírus infectam as células do intestino e depois se espalham pelo baço, rins e fígado, cuja inflamação caracteriza a doença. A contaminação ocorre pela ingestão de água ou alimentos com fezes de portadores do vírus. Não tem tratamento. A prevenção é feita através da vacina.
HEPATITE B: é causada por Hepadnavírus, um vírus de DNA de cadeia dupla, envelopado. Os sintomas, quando ocorrem, são falta de apetite, febre baixa e dores nas juntas; posteriormente, pode ocorrer icterícia. O vírus pode causar ainda, hepatite crônica e câncer de fígado. A transmissão ocorre por transfusão de sangue contaminado ou contato com fluidos corporais (saliva, leite e sêmen) contaminados. Não há tratamento, a prevenção se dá através da vacina e cuidados pessoais.
DOENÇAS BACTERIANAS
ACNE: Resulta do bloqueio dos ductos secretores das glândulas sebáceas do pelo, com acúmulo de secreção e formação de um ponto esbranquiçado característico. O folículo se rompe e é invadido por
Propionibacterium acnes
, normalmente presente na pele, o que produz uma resposta inflamatória. Como prevenção deve-se evitar o uso de cosméticos e manter uma higiene cuidadosa da face e cabelos.
MENINGITE: Os agentes causadores podem ser
Neisseria meningitidis
,
Hemophilus influenzae
ou
Streptococcus pneumoniae
. As bactérias provocam inflamação nas meninges, causando febre alta, dores de cabeça intensas, rigidez do pescoço e vômitos, podendo levar a morte. A contaminação ocorre pelas vias respiratórias. A prevenção é feita através da vacinação e evitando-se aglomerações em ambiente pouco ventilados. O tratamento é feito com antibióticos específicos.
TÉTANO: É causada pela bactéria
Clostridium tetani
, cujos esporos estão no solo e penetram no corpo através de lesões profundas na pele. As toxinas liberadas pela bactéria atuam sobre os nervos motores provocando fortes contrações musculares; se não for tratada a tempo, ocorre morte por parada respiratória e cardíaca. Como prevenção utiliza-se a vacina. Em alguns casos, usa-se o soro antitetânico, retirada do tecido danificado e administração de antibióticos, que se mostram pouco eficazes se a toxina tiver atingido os nervos.
PNEUMONIA BACTERIANA: Causada pela bactéria
Streptococcus pneumoniae
. Os sintomas são febre, dificuldade respiratória e dor o peito. Em resposta à infecção, os alvéolos pulmonares ficam tomados por glóbulos vermelhos, leucócitos e fluido dos tecidos. As bactérias podem invadir a corrente sanguínea, a cavidade pleural e, ocasionalmente, as meninges. A contaminação ocorre através da inalação de bactérias. O trtamento é feito através de antibióticos e a prevenção é feita por meio da vacinação.
TUBERCULOSE: É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. As bactérias primeiramente se multiplicam no interior de macrófagos, que ao invés de destruí-las, passam a protegê-la. Quando o número de bactérias se torna muito grande, elas abandonam os macrófagos e se espalham pelo sistema respiratório. Sintomas: perda de peso e vigor corporal, tosse com sangue. Se não for tratada corretamente a pessoa pode ser levada à morte.É adquirido pela baixa imunidade e inalação da bactéria. A prevenção é feita pela vacinação (BCG) e o tratamento é feito com antibióticos específicos.
CÁRIE DENTÁRIA: É causada pela bactéria
Streptococcus mutans
, comumente presente na cavidade bucal. Resulta da degradação dos tecidos, pelas secreções produzidas pelas bactérias que formam as placas dentárias. Prevenção: diminuição da ingestão de açúcar e higiene cuidadosa.
PRINCIPAIS DOENÇAS HUMANAS CAUSADAS POR VÍRUS E BACTÉRIAS
DOENÇAS VIRAIS
CÓLERA: causada pelo
Vibrio cholerae
. A bactéria multiplica-se no interior do intestino delgado e produz uma toxina que induz as células intestinais a liberar água e sais. A perda de líquido pode chegar de 12 a 20 litros por dia e com frequência provoca a morte. A contaminação ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Trata-se com antibiótico específico e reposição de líquido e sais minerais.
LEPTOSPIROSE: Doença típica de animais domésticos e selvagens, causada pela bactéria
Leptospira interrogans
. Os animais portadores eliminam a bactéria através da urina e as pessoas se infectam pelo contato com água e solos contaminados. Sintomas: dor de cabeça, dor muscular, calafrios e febre. Podemos combater a doença eliminando os ratos, principais vetores de transmissão da doença. E é tratada com antibióticos específicos .
Full transcript