Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

O que é EBITDA e qual a diferença entre EBITDA e NOPAT

Apresentação pelo Prof. Jaziel Pavine de Lima da Valore Brasil - Controladoria de Resultados sobre a diferença entre EBITDA e NOPAT. Leia mais: https://goo.gl/Dm2gtc
by

Valore Brasil

on 6 July 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O que é EBITDA e qual a diferença entre EBITDA e NOPAT

NOPAT e EBITDA

Quando utilizar Valuation

Alguns exemplos 2012
Fonte: http://exame.abril.com.br
Fonte: http://exame.abril.com.br
Quando utilizar Valuation

Alguns exemplos 2014
jaziel@valorebrasil.com.br
Professor: Jaziel Pavine de Lima
LUCRO LÍQUIDO

O EBITDA é um indicador financeiro muito utilizado pelas empresas de capital aberto e pelos analistas de mercado. A sigla corresponde à Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, Lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações.

Representa a geração opercaional de caixa da empresa, sem levar em conta os efeitos financeiros e de impostos.

O que é EBITDA?
Qual a diferença entre EBITDA, lucro líquido e NOPAT?
E como calcular?

O que é EBITDA
Outro aspecto importante para a utilização do EBITDA está na comparabilidade entre resultados de empresas de países diferentes, pois a legislação de tributação sobre a renda é diferente em cada país, então o EBITDA mostra o resultado do negócio antes de aplicar a tributação sobre a renda e proporciona que cada um aplique a regra do imposto de seu país sobre o EBITDA.

LUCRO LÍQUIDO

O conceito de lucro líquido é mais objetivo pois é um indicador do resultado contábil final de uma empresa. O lucro líquido já estará subtraído das despesas financeiras, dos impostos sobre a renda e da depreciação e amortização, assim o lucro líquido irá mostra o que realmente gera uma empresa já considerando as despesas de dívidas, se ela tiver.

NOPAT

O NOPAT retrata melhor a realidade do resultado de uma empresa do que o EBITDA, pois o NOPAT já subtrai o imposto sobre a renda, se a empresa deu lucro ela certamente não poderá contar com essa parte do resultado e o NOPAT também irá subtrair a depreciação, principalmente em empresas que dependem de máquinas e equipamentos, pois a depreciação irá considerar o valor econômico necessário para a reposição do bem.

O lucro líquido já faz parte da última linha da DRE (demonstração de resultados) e como calcular o EBITDA e NOPAT de uma empresa?
Existem diversos caminhos para calcular esses indicadores, minha sugestão é de iniciar pegando o lucro líquido, e fazendo os ajustes cabíveis. Vamos ver um exemplo:
NOPAT

O NOPAT é um indicador financeiro que representa o lucro operacional líquido de um negócio. A sigla corresponde a “Net Operating Profit After Taxes” (lucro operacional líquido após os impostos). Desta forma, o NOPAT é a Receita Líquida menos os Custos e Despesas Operacionais (incluindo Depreciação) deduzidos alguns ajustes específicos conforme cada negócio e os Impostos sobre a renda.
Neste exemplo, a empresa possui bens que são depreciados com o uso (R$-50), ela tem um resultado financeiro (despesa e receita) e também o imposto sobre a renda, gerando um resultado líquido de R$172.
Para o Cálculo do EBITDA e do NOPAT, aplica-se os ajustes cabíveis no lucro líquido para obter-se cada indicador, conforme próxima tabela.

Para o NOPAT, do lucro líquido serão ajustados as despesas e receitas financeiras, ou seja, como o NOPAT é operacional, deve-se eliminar o efeito da perda ou ganho financeiro (empréstimo ou aplicação financeira).
Já para o EBITDA, serão ajustados: os impostos sobre a renda, as despesas e receitas financeiras e a depreciação.

Um dos pontos mais importantes sobre a comparação desses indicadores é que o EBITDA acaba inflando o resultado, ou seja, no exemplo acima o EBITDA é de 40% sobre a receita, pois desse resultado ainda não foi abatido o imposto sobre a renda e a depreciação, itens fundamentais para a operação da empresa. Já o NOPAT é de 26,2% representando um resultado operacional mais real.

Os três indicadores são corretos, sua melhor utilização está relacionada com a aplicação necessária de cada um. Tente ver sempre sua empresa pelo NOPAT, verificando se o resultado dele supera o risco de seu negócio. Veja o lucro líquido que reflete melhor a realidade contábil líquida da empresa e calcule o EBITDA para comparar sua empresa com outras empresas do mercado e com operações de fusões e aquisições já realizadas.


Prof. Jaziel Pavine de Lima
jaziel@valorebrasil.com.br
Especialista em avaliação de empresas, professor do curso de Valuation em MBA. Founder e diretor na Valore Brasil – Controladoria de Resultados.

Adicione-me no Linkedin:
https://www.linkedin.com/in/jaziel-pavine-de-lima-8532a3/

Outros artigos:
http://www.valorebrasil.com.br/conteudos/

10 Dicas para enfrentar a crise
https://goo.gl/VoXFpb

10 cuidados essenciais antes de vender uma empresa
https://goo.gl/sRvDgR
Full transcript