Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Círculo de Viena

No description
by

Aloisio Segundo

on 25 March 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Círculo de Viena

Círculo de Viena
linguagem e ciência
O Círculo de Viena é a denominação de um grupo de pensadores da virada do século XIX, responsável pela criação e divulgação do POSITIVISMO LÓGICO.
O Círculo surgiu como uma reação ao idealismo alemão do final do Século XIX, e seu pensamento representa uma retomada do empirismo científico por meio da linguagem.
O pressuposto é de que o conhecimento somente será válido se houver VINCULAÇÃO EMPÍRICA - ou seja, correspondência com a realidade sensível. Este tipo de conhecimento é a "ciência", enquanto o restante seria "metafísica".
Assim, o conhecimento somente poderia ser produzido quando as PROPOSIÇÕES pudessem ter valor de verdade na experiência, com o auxílio da lógica.
A linguagem participa deste processo porque é o veículo segundo o qual a realidade exterior é expressa de maneira OBJETIVA.


Para que o conhecimento seja possível, é fundamental que as pessoas possam compreender exatamente o que está sendo afirmado ou proposto. Assim, é necessário definir de maneira INEQUÍVOCA o significado das palavras, de maneira praticamente cirúrgica, asséptica.
Então, a realidade é expressa por meio de PROPOSIÇÕES - que são "descrições de estados de fato" e podem, portanto, ser avaliadas de acordo com um critério de VERIFICABILIDADE.
São as palavras que formam as proposições, e devem, portanto, possuir conteúdo empiricamente verificável.
"Suponhamos, através de uma ilustração, que uma pessoa inventou uma palavra, “tago”, e manteve que existem coisas que são tago e coisas que não são tago. Para aprender o significado dessa palavra, nós perguntamos a ela sobre seu critério de aplicação: como alguém decide num caso concreto se uma determinada coisa é tago ou não?
Vamos começar supondo que não exista resposta para isso: não existem signos empíricos de taguidade, diz ela. Nesse caso, podemos negar a legitimidade de usar essa palavra. Se a pessoa que usa a palavra insiste em dizer que existem coisas que são tago e existem coisas que não são tago, apenas que permanece um eterno segredo para o limitado e finito intelecto do homem quais coisas são tago e quais não o são, deveríamos considerar isso um mero flatus vocis."
CARNAP, Rudolf. "A superação da Metafísica pela análise lógica da linguagem". 1932.
Erkentniss
.
Assim, determinada sentença ou palavra só possui significado para aqueles que são capazes de indicar em que condições tal sentença ou palavra seria verdadeira, e em quais ela seria falsa. Indicar tais condições equivale a apontar as possibilidades empíricas de verificar a verdade ou falsidade da sentença ou da palavra em questão.

Palavras como "nada", "ser", "justiça", etc., não poderiam ser objeto de uma filosofia prática, por não poderem ser definidas empiricamente. Seriam, portanto, objeto da METAFÍSICA.

Enunciados que mencionassem tais termos não seriam VERDADEIROS nem FALSOS - mas, simplesmente, "sem-sentido".

A linguagem é, portanto, proposicional. Não há nada além do significado, e não há significado possível além daquele que foi objetivamente fixado. O sujeito não pode alterar o sentido da palavra, ela deve ser sempre exata.
Full transcript