Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Meningite e Epilepsia

No description
by

José Santos

on 26 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Meningite e Epilepsia

Meningite e Epilepsia Índice Introdução
Breve explicação sobre o sistema nervoso
Meningite
Epilepsia
Conclusão Introdução Estou a fazer este trabalho para compreender a doença que a minha irmã tem. Aqui tu vais conseguir saber o que fazer enquanto uma criança está com um ataque de epilepsia. Portanto continua a ver, se tiveres curiosidade para isso. Breve explicação acerca do sistema nervoso O sistema nervoso tem a função de enviar impulsos nervosos e controlar tudo aquilo que o corpo faz.

Está dividido em: Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Periférico Sistema Nervoso Central O sistema nervoso central é constituido pelo encéfalo e pela medula espinal. Encéfalo O encéfalo é o computador do teu corpo. Ele controla o teu corpo e todos os movimentos que tu fazes. Esta dividido em várias partes que são:
Cérebro - Controla pensamentos e memórias
Cerebelo - Controla o movimento e o equilíbrio
Bolbo Raquidiano - Une o Encéfalo à medula espinal e é a sede de vários centros neurovegetativos. Medula Espinal A medula espinal é um cordão com a função de unir o encéfalo aos nervos para que os impulsos nervosos chegem até estes. Nervos Os nervos tem a função de enviar os impulsos nervoso até às várias partes do corpo. Meningite O encéfalo esta protegido pela caixa craniana e por outras três mebranas que tem o nome de meninges. Esta doença é a infeção destas membranas que protegem o encéfalo Meningite A infeção das meninges pode ser causada por vírus(Em maior parte dos casos), mas em casos não tão frequentes por drogas. Estas bactérias conseguem invadir a BHE (barreira hemato-encefálica) que tem a função de impdir que agentes estranhos entrem no SNC. Vírus que provocam a Meningite Estreptococos
Haemophilus influenzae
Streptococcus pneumoniae
Neisseria meningitidis
Listeria monocytogenes São bactérias imoveis e conseguem viver na presença de oxigénio. Podem ser classificados de várias formas. Estreptococos Tipos de Estreptococos Os estreptocos são classificados através da sua capacidade de provocar a morte celular.

Alfa - Hemólise Incompleta
Beta - Hemólise Total
Gama - Emolítico - Nenhuma emólise Estreptococos Os etreptococos podem-se encontrar
na boca, pele, intestino ou nos tubos respiratórios.Quanto às infeções em humanos os estreptococos podem ser classificados em :

A - São os que causam mais doenças e estas podem ser respiratórias sanguíneas ou de pele.

B-Infeções em recém-nascidos e infeções articulares .

C e G Transportados por animais ou encotrados também no intestino vagina e tecido cutâneo (pele). Causam pneumonias e faringites.

D - Doenças nas válvulas cardíacas Haemophilus influenzae Estes bacilos provocam meningites, sépticémias e raramente, pneumonias. As meningites que estas bactérias provocam apenas ocorrem em crianças com idade menor do que 5 anos. Estreptococus Pneumoniae Estas bactérias não são detetadas pelo sistema imunitário e tem uma substância que faz com que os anticorpos não as consigam destruir. Doenças Estas bactérias podem provocar várias doenças:

Pneumonia
Meningite
Septicémia
Sinusite
Otite Média
Osteomielite
Úlcera Corneal
Artrite Séptica
Endocardite
Abcessos Cerebrais
Celulite Tratamentos Ampicilina e penicilina é aquilo que se faz com maior frequência, mas só em último caso se usam macrolídeos, cloranfenicol, vancomicina, SMZ/TMP ou cefalosporina. Neisseria Meningitidis Estas bactérias são imóveis, nao conseguem ser destruídas por fagocitos, tem uma toxia e uma enzima e a capacidade de invadir vários orgãos.
As doenças que podem provocar são:

Pneumonia
Meningite
Artrite
Uretrite

Pode passar de pessoa para pessoa através das gotas de água provenientes da respiração. Listeria monocytegenes Esta bactéria entra no organismo atarvés da ingestão de alimentos contaminados.

Gastroenterite
Septicemia
Meningite
Bacterémia

Para se evitar deve-se ter cuidado com o queijo fresco e a carne suína mal passada. Como se dá a meningite Para além de bactérias e vírus, a meningite pode ter outras causas. Uma delas é a propagação do câncro até às meninges. Outra razão pode ser o uso de certos medicamentos e também pode vir a ser por várias doenças inflamatórias. Sintomas da meningite Em bebés, alguns dos sintomas são:

Irritabilidade;Choro;Sonolência/Inquietude;falta de apetite;Febre alta;Dificuldade em movimentar o pescoço, em crianças com mais de 1 mês de vida;Vômito em jato, em crianças com mais de 5 anos de idade Como pode ser curada A meningite pode vir a ser curada através de uma punção lombar. O médico retira um pouco do líquido cefalorraquidiano e analisa para ver qual a bactéria que infetou a pessoa. Epilepsia A epilepsia é uma grande desorganizaçãono ponto de vista cronológico (convulsões) que provocam uma alteração corporal da pessoa com epilepsia. Epilepsia NÃO é doença Esta afirmação esta correta, pois cada um pode ter epilepsia em qualquer idade sem esta ser provocada por vírus. A epilepsia é nada mais nada menos do que ter o encéfalo "desarrumado" Tipos de Epilepsia Epilepsia Parcial Generalizada Simples Complexa Convulsa Nao convulsa Numa zona epecífica do cérebro sem atacar a consciência Numa zona específica do cérebro mas que ataca o cérebro
Full transcript