Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

BIG BANG A TEORIA

No description
by

Luis Fernando Fernandes

on 11 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of BIG BANG A TEORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA INTRODUÇÃO Este projeto de intervenção pedagógica apresenta uma metodologia de ensino de uma disciplina que pouco abordada no estudo da física: a Física Moderna. A não utilização da Física Moderna no ensino de Física, deixa muito a desejar uma parte da física que poderia ser ricamente explorada, que poderia despertar o aluno em querer aprender física, a se sentir motivando ao estudar tal matéria. O conteúdo de Física Moderna ainda é utilizado por alguns vestibulares tradicionais, no entanto, como o ENEM tem se unificado, este assunto está sendo esquecido em nossas salas de aula.
Nosso intuito neste trabalho é mostrar como podemos trabalhar alguns assuntos da física moderna em sala de aula, como podemos instigar nosso alunos a ter paixão por essa parte tão impressionante da física. O Big Bang pode ser definido como a explosão de uma região infinitamente pequena em que toda a matéria e a energia do Universo estariam reunidas antes do início da expansão, no entanto, ainda foge à compreensão da ciência como começou a existir o Universo. De acordo com a teoria do Big Bang, a mais aceita entre a comunidade científica, no instante zero, havia um ovinho cósmico quente, infinitamente pequeno e denso, que deu origem a tudo o que conhecemos: o espaço, a matéria e a energia. Estima-se que o evento tenha ocorrido a 13,7 bilhões de anos. a grande pergunta é: como do nada surgiu um diminuto ponto carregado de energia concentrada a partir do qual o universo foi criado? Seja como for, imediatamente após o instante zero, tudo começou a tomar forma até os dias de hoje. 1.1 A TEORIA ABORDADA SOBRE O BIG BANG 2. OBJETIVOS Nosso grupo escolheu um tema da Física Moderna, já que é uma parte da física que ainda não é muito trabalhada nas escolas da rede pública e privada, devido a sua não utilização no ENEM: o BIG BANG. Este tema será trabalhado com uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antonio Valmir Silva na cidade de Fortaleza do estado do Ceará. Esta proposta deseja promover uma aprendizagem significativa utilizando ferramentas computacionais (internet-vídeos) e experimentos realizados pelo grupo de pesquisa utilizando materiais de baixo custo, com o objetivo traçado de verificar a eficácia desta metodologia do ensino de física com um grupo de estudantes do ensino médio, previamente selecionados. 2. OBJETIVOS Assim o presente trabalho tem como um dos objetivos específicos, mostrar alternativas para ensinar conceitos científicos de forma significativa, fazendo uso da historia da ciência e do experimento, de maneira a possibilitar ao aluno uma autonomia para usar esses conceitos no desenvolvimento e entendimento de atividades e situações do seu dia-a-dia. Além de:
Investigar estratégias pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio. Desenvolver atividades que explorem os conceitos científicos mostrados em sala de aula. Fazer com que os discentes entendam o que é o big bang?
- Como surgiu essa teoria?
- De que forma o big bang está relacionado com o nosso dia – a – dia? 3. METODOLOGIA A metodologia utilizada por nosso grupo baseia-se em uma aula prática sobre o BIG BANG, proposta por Mariana Araguaia, Graduada em Biologia da Equipe Brasil Escola.Vale ressaltar que se trabalhou não só o que foi proposto por ARAGUAIA, mas abordar-se-á também a utilização de vídeos e leitura de outros textos interessantes no que diz respeito ao BIG BANG. Este projeto será acoplado a um projeto já existente na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Antonio Valmir Silva, onde lançou-se um projeto de Astronomia e dividiu-se este projeto em tópicos, entre os quais está a teoria do BIG BANG. O projeto foi aberto para toda a escola, tendo havido um período de inscrição na secretária para aqueles que sentiam vontade de aprender um pouco mais de astronomia e como ela está relacionada com a Física Moderna. 3. METODOLOGIA 1º MOMENTO: Aula Expositiva com apresentação de slides e leitura do texto “Big Bang - A Teoria do Big Bang” 2º MOMENTO: Visualização de Vídeos 3º MOMENTO: Realização dos Experimentos, Discussão e debate em sala 4º MOMENTO: Leitura do conto e Discussão e debate em sala 5º MOMENTO: LHC, Como a teoria big bang está relacionado com o nosso cotidiano. 6º MOMENTO: Avaliação: Seminário 4. CONCLUSÃO A proposta de ensino de Física aqui apresentada busca contribuir para a aprendizagem do aluno mediante uma forma mais atrativa de abordagem da Física Moderna em sala de aula e, por isso mesmo, mais consequente para a sua vida. Entendemos que a questão metodológica, pela sua influência direta no fazer pedagógico do professor, é das mais relevantes para produzir um ensino capaz de contornar o problema da aversão pela Física e de melhorar o aprendizado do aluno. Vale ressaltar, que o assunto aqui abordado, o de Física Moderna, é pouco trabalhado nas escolas de forma geral, e quando é trabalhado. Essa não inclusão da Física Moderna reflete nas escolas devido a sua não inclusão no ENEM. Acreditamos que a não inclusão da Física Moderna no ENEM, dê mais chance aos alunos da escola publica a entrarem nas universidades, já que este assunto não é abordado nas escolas públicas devido a carga horária em relação as escolas particulares e além de envolver outras questões de cunho político e administrativo na questão educação. Esperamos com este trabalho mostrar aos profissionais do magistério que ainda pregam uma metodologia tradicional, mecanicista e repassadora de conteúdos, que quebrar paradigmas é difícil, mas mais difícil ainda, é construirmos um conhecimento sem um embasamento sólido e sem referencial. PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:
A TEORIA DO BIG BANG DISCIPLINA: TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE FÍSICA PROFa. ELONEID FELIPE NOBRE
Full transcript