Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Biometria 2013 - treinamento

No description
by

Thompson Souza

on 21 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Biometria 2013 - treinamento

Biometria Pauta O que é biometria
Ações preliminares
Pessoal envolvido
Triagem
Fluxo de atendimento
Atendimento
Transmissão dos arquivos - TRANSBIO
Controles
Resolução de problemas
Segurança
Lições aprendidas
Dicas para multiplicadores Problemas:
COntrole no TransBIO
Exame das pastas
Erro: Chamar eleitor para nova coleta A principal operação será a REVISÃO
Alistamentos e transferências também podem ser atendidas
Já as segundas vias não serão admitidas O que é biometria? Ações Preliminares Fluxo de atendimento Atendimento TRANSBIO Resolução de problemas Segurança Lições aprendidas Dicas para multiplicadores Uso do ELO treinamento
Configurar uma central ou zona de acordo com as estações disponíveis
Cadastrar operadores
Simular ambiente previsto, desde a triagem
Simular alistamento de eleitor, transferência e revisão
Simular coletas incompletas e como tratá-las
Simular casos de histórico de ASE e situação do título
Imprimir lista de eleitores por município (para revisão) Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Impressões Digitais – Minúcias Esse relatório indica ao usuário os eleitores que tiveram a biometria coletada ou não coletada, durante o atendimento (relatório disponível antes mesmo do envio de lote ou de arquivos BIO) RAE pendente de coleta biométrica Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Coleta de foto Durante a coleta biométrica na revisão do eleitorado, o sistema identifica o nível de minúcias detectadas e informa ao atendente.
Se as minúcias estiverem insuficientes, o ELO recusa a coleta e o atendente é obrigado a fazer nova coleta;
Se as minúcias estiverem em nível satisfatório, o ELO emite a mensagem avisando o usuário, mas dá a opção de prosseguir ainda assim (existem casos de digitais complicadas de se realizar a coleta. Ex.: idosos, pedreiros, lavradores etc.);
Se as minúcias estiverem em bom nível, o elo passa automaticamente para o próximo dedo;
Se o eleitor tiver o dedo amputado, enfaixado ou impossibilitado de ser coletado por qualquer motivo, pode-se adicionar uma EXCEÇÃO Resumo - Impressões Digitais – Minúcias


ARCO – inexistência de delta;
PRESILHA INTERNA – Delta à direita;
PRESILHA EXTERNA - delta à esquerda;
VERTICILO – Mais de um delta. Classificação dos Datilogramas Aspectos Tecnológicos da Coleta Biométrica A biometria na JE Esse relatório indica quantos eleitores de cada local de votação do município já fizeram a revisão. Útil para as ações de divulgação da revisão do eleitorado Relatório de comparecimento – Acompanhamento da revisão Neste exemplo, existe algum problema na Máquina STD 04, pois os seus arquivos não estão sendo processados. INVESTIGAR possível falha na configuração ELO Esse relatório indica ao usuário os arquivos de biometria que foram coletados e possuem pendências no envio Biometrias pendentes de envio Entrar na Opção ELEITOR – ATENDIMENTO – RAE e consultar o RAE do eleitor que foi atendido
A cor dos ícones da biometria aparecerá agora na consulta RAE: VERMELHO: Não coletados… VERDE Coletados. Em qualquer dos casos é póssível fazer a coleta novamente clicando sobre o ícone correspondente CORREÇÕES de RAE e Correção de COLETA BIO Entrar na Opção ELEITOR – ATENDIMENTO – RAE e consultar o RAE do eleitor que foi atendido
Ao clicar sobre o número do título na tela de consulta do RAE, será possível ajustar qualquer dado BIOGRÁFICO e/ou BIOMÉTRICO, ou mesmo excluir o RAE, caso seja necessário) CORREÇÕES de RAE e Correção de COLETA BIO Todo o processamento dos datilogramas é feito para a identificação das minúcias. É através das minúcias que é feita a individualização do cidadão. A extração das minúcias de um datilograma forma um “template” único, que não se repete, nem mesmo entre duas digitais do mesmo indivívuo.”
Mas o que são minúcias de um datilograma? São os pontos onde as papilas se encerram ou se bifurcam, armazenados na urna em forma de coordenadas/ângulo.
8 (oito) minúcias coincidentes são suficientes para individualizar uma pessoa Impressões Digitais – Minúcias A imagem capturada é processada após a coleta, e passa por um tratamento chamado de "binarização" e outro de “esqueletonização".








*Datilograma *Binarização * Esqueletonização Impressões Digitais – Processamento das imagens - AFIS Tipos de Coleta – Desenho digital – Matriz tridimensional existente na superfície palmar da falange distal dos dedos - formado por cristas e sulcos papilares.

Datilograma – Reprodução do desenho digital em alguma superfície. Coleta de Impressões Digitais Investigar pela INSCRIÇÃO do eleitor no relatório de biometrias PENDENTES qual máquina o atendeu (pesquisa) Se não for possível encontrar o arquivo .BIO, este eleitor terá que ser convocado para fazer nova coleta biométrica. Esse relatório indica o nome do eleitor que está com pendência biométrica (somente disponível após o envio de arquivos BIO) O software do ELO identifica os olhos do eleitor automaticamente e recorta a foto no padrão internacional de identificação da ICAO (International Civil Aviation Organization).
Caso o software não detecte os olhos, o atendente pode indicá-los no sistema para que a fotografia seja recortada de acordo com os padrões ICAO.
As imagens abaixo ilustram as proporções horizontais e verticais da foto. Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Extração das coordenadas, ângulo e nível de qualidade (q) da minúcia, no sistema AFIS. Resumo - Impressões Digitais – Minúcias O que determina a classificação dos datilogramas é a existência de um ou mais deltas, que são áreas que se caracterizam pela confluência de linhas papilares de diferentes direções.

Entretanto, há casos em que não há deltas! Impressões Digitais – Classificação dos Datilogramas – Presença dos “Deltas" Triagem
(consulta eletrônica
e/ou em papel) Multa dispensada Multa quitada Ilha de atendimento ASE incompatível
com a revisão Documentação
incompleta Título Cartório Documentação
completa Há multa! Multa a pagar Conferência do RAE
e demais documentos Conferência das coletas
(assinatura, digitais e foto) Diligência Deferimento Indeferimento Enviar Lotes para
processamento Controles de pendências Tratamento das pendências Sem pendências - arquivamento Convocar eleitor
para tratamento da
pendência Publicação
de edital
+ prazo para
impugnação sem impugnação Decisão do juiz com impugnação Erros comuns
Pacote Biometria 3.01
Transbio Desinstalar versão anterior do BioService ou BIOMETRIA, se houver.
No momento da instalação todos os dispositivos do Kit devem estar conectados ao computador.
O antivírus deve estar corretamente instalado e as configurações de acordo com recomendações da SEREDE/TSE. Não compartilhar contas e senhas
Manter contas e senhas iguais entre as máquinas
Preservar dados do eleitor
Não acessar internet ou outros serviços nas estações dedicadas
Evite uso de pendrive e cd/dvds
Realizar cópia de segurança dos arquivos gerados pela coleta Consultando o eleitor Identificar a operação Em alguns municípios, é possível habilitar a associação de logradouros a partir de base da ECT Fluxo Geral 2 Assinatura Coleta de foto 3 4 Coleta de digitais Triagem Guia de tratamento de ASE´s Situação do título: REGULAR Título REGULAR
sem ASE ativo Realizar uma REVISÃO (QUANDO O DOMICÍLIO DO ELEITOR FOR O MUNICÍPIO DA REVISÃO) Realizar uma TRANSFERÊNCIA (QUANDO O DOMICÍLIO DO ELEITOR NÃO FOR O MUNICÍPIO DA REVISÃO). Realizar um ALISTAMENTO (QUANDO NÃO EXISTIR INSCRIÇÃO ELEITORAL PARA O REQUERENTE). Situação REGULAR ASE 094 – “Ativo”(AUSÊNCIA ÀS URNAS) MULTA DISPENSADA:
RAE DE REVISÃO (QUANDO O DOMICÍLIO FOR O MUNICÍPIO DA REVISÃO)

RAE DE TRANSFERÊNCIA (QUANDO O DOMICÍLIO FOR OUTRO MUNICÍPIO).

AS OPERAÇÕES DE REVISÃO E TRANSFERÊNCIA INATIVAM O ASE 094. MULTA NÃO DISPENSADA:

EMITIR GRU PARA O PAGAMENTO DA MULTA

ou

Solicitar impressão de “Requerimento de insuficiência econômica”, se for o caso, colher assinatura do eleitor. Em seguida fornecer a senha e encaminhá-lo ao atendimento. VALOR DA MULTA: R$ 3,50 (TRÊS REAIS E CINQUENTA CENTAVOS)
POR TURNO DE ELEIÇÃO QUE NÃO COMPARECEU. Título REGULAR Verificar, junto ao CONSULTOR DO LOCAL, o valor da multa e emitir a GRU.

Quando o eleitor retornar com o comprovante de pagamento, digitar um RAE de REVISÃO ou TRANSFERÊNCIA, de acordo com o domicílio do eleitor. (MULTA ELEITORAL – CÓDIGO ELEITORAL, LEI 9.504/97 E LEIS CONEXAS) ASE 264 – “Ativo”

Digitar um RAE de REVISÃO ou TRANSFERÊNCIA, conforme o domicílio do eleitor.

Encaminhar ao CONSULTOR DO LOCAL para verificar a situação da multa. PARA OS DEMAIS ASE’s “ATIVOS”, QUANDO A SITUAÇÃO DO TÍTULO FOR “REGULAR”, PROSSEGUIR NORMALMENTE COM O ATENDIMENTO DIGITANDO UM RAE DE REVISÃO OU TRANSFERÊNCIA, DE ACORDO COM O DOMICÍLIO DO ELEITOR. Título CANCELADO ASE 035 – “Ativo” MULTA DISPENSADA:
Realizar uma REVISÃO (quando o domicílio for no município da revisão)
ou
TRANSFERÊNCIA (quando o domicílio for em outro município).

As operações de REVISÃO e TRANSFERÊNCIA inativam o ASE 035. MULTA NÃO DISPENSADA:
Emitir GRU para o pagamento da multa
ou
Solicitar impressão de “Requerimento de insuficiência econômica”, se for o caso, colher assinatura do eleitor.

Quando o eleitor retornar com o comprovante de pgto, digitar um RAE de REVISÃO ou de TRANSFERÊNCIA, de acordo com o seu domicílio.
(CANCELAMENTO POR DUPLICIDADE / PLURALIDADE DE INSCRIÇÕES) Realizar operação de ALISTAMENTO, caso não haja inscrição na situação “REGULAR” para o eleitor Caso haja inscrição “REGULAR”, realizar operação de REVISÃO (se o domicíli for no município da revisão) ou TRANSFERÊNCIA (se o domicílio for em outro município).
(CANCELAMENTO POR NÃO COMPARECER A REVISÃO DO ELEITORADO) Realizar operação de REVISÃO - se o domicílio for no município da revisão PARA OS DEMAIS TIPOS DE ASE’S EM QUE A SITUAÇÃO DO TÍTULO FOR “CANCELADO”, NÃO PODERÁ SER REALIZADA A REVISÃO ELEITORAL, DEVENDO O ELEITOR SER ENCAMINHADO AO CONSULTOR DO LOCAL LIBERADO ASE 566 – “Ativo”
(DUPLICIDADE/PLURALIDADE – INSCRIÇÃO LIBERADA) NÃO LIBERADO ASE 418 – “Ativo”

(DUPLICIDADE/PLURALIDADE – INSCRIÇÃO NÃO LIBERADA) ENCAMINHAR O ELEITOR AO CONSULTOR ENCAMINHAR O ELEITOR AO CONSULTOR Título liberado/não liberado O que é Biometria? É um método utilizado para identificar pessoas a partir de suas características biológicas ou comportamentais. A assinatura, a íris, a geometria das mãos e o reconhecimento de voz ou de face são exemplos de biometria. Configurar o processo de revisão no ELO
Configurar a associação de logradouros (se houver)
Configurar o trabalho em ilhas
Configurar uso do PAD de assinaturas
Configurar ordem de impressão de título e de RAE
Xerox
Definição da dispensa de Multa
Materiais de expediente - lenços úmidos, álcool, luvas, papel toalha, máscaras, molha-dedo
Tendas
Banheiros químicos e papel higiênico
Veículos
Policiamento - providenciar segurança física dos equipamentos
Água/copos
Cadeiras/mesas
Faixas Organização do cartório Procedimentos internos 1. Conferir o documento obrigatório apresentado pelo alistando/eleitor:
Documentos que podem ser apresentados: RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Profissional, Certidão de nascimento ou casamento, Passaporte (se houver a indicação da filiação) e CNH (exceto para alistamento) 2. Verificar a comprovação do domicílio eleitoral do requerente:
Podem ser apresentadas contas de luz, água ou telefone, notas fiscais, cheques bancários, contracheques, documentos expedidos pelo poder público, dentre outros. 3. Consultar se o nome do eleitor consta do RELATÓRIO DE ASE´s NO MUNICÍPIO e/ou do relatório de PERDA E SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS 4. Se houver multa a quitar (caso esta não seja dispensada pelo Cartório Eleitoral):

•Solicitar a impressão da GRU (Guia de Recolhimento da União). Após o pagamento da multa, fornecer senha para atendimento preferencial;

ou

•Solicitar impressão de “Requerimento de insuficiência econômica”, se for o caso, colher assinatura do eleitor. Em seguida fornecer a senha e encaminhá-lo ao atendimento. Em caso negativo – entregar a senha e encaminhá-lo ao atendimento; Em caso positivo – Verificar o “Guia de Tratamento de ASE’s” e proceder conforme suas indicações.
Ao final da digitação do RAE, quando o operador GRAVAR o formulário preenchido, aparecerá automaticamente a tela de Captura da Assinatura do Eleitor.

Exceção: não coleta a assinatura… Ex.: eleitores analfabetos Coleta de assinatura Resumo - Fotografia ICAO – Aceite Visual das Fotos Coleta de digitais Após a coleta da foto, o sistema irá ativar a coleta de DIGITAIS Coleta de digitais Após o final da coleta das digitais, o elo Abrirá automaticamente o aplicativo para captura da foto. Coleta de foto ATENÇÃO PARA OS REQUISITOS MÍNIMOS!
A idade mínima para requerer o título é 16 anos.
Na TRANSFERÊNCIA, o tempo mínimo de domicílio no local é de 3 meses, bem como deve ter decorrido 1 ano da última transferência. Se o domicílio do eleitor for:
•NO MUNICÍPIO DA REVISÃO – OPERAÇÃO DE REVISÃO;
•EM OUTRO MUNICÍPIO – OPERAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA; ASE 442 Ativo (ausência aos trabalhos eleitorais) Título REGULAR IRREGULARIDADE NA PRESTAÇÃO DE CONTAS ASE 230 – “Ativo” Realizar uma operação de REVISÃO ou TRANSFERÊNCIA, conforme o domicílio do eleitor.

Imprimir ESPELHO DO ELEITOR.

Encaminhá-lo ao consultor do local para reativação do ASE 230. Título REGULAR INELEGIBILIDADE ASE 540 – “Ativo” Realizar uma operação de REVISÃO ou TRANSFERÊNCIA, conforme o domicílio do eleitor.

Encaminhá-lo ao consultor do local para instruções. Título REGULAR (AUSÊNCIA ÀS URNAS EM TRÊS PLEITOS CONSECUTIVOS) Título Cancelado Título Cancelado ASE 450 – “Ativo” Título Cancelado ASE 469 – “Ativo” Quando o eleitor retornar com o comprovante de pgto, registrar o pagamento da multa no sistema. Digitar um RAE de REVISÃO ou TRANSFERÊNCIA, de acordo com o seu domicílio. 2013/14 CLE/STI Coordenador Gerente Consultor Recepcionista
(operador da ilha) Apoio Conferente Técnico
Informática Supervisor Chefe de cartório
Coordenação geral Servidor do quadro ou requisitado da ZE ou da Secretaria
Gerência do local de atendimento
Auxílio aos consultores, recepcionistas e apoio
Controle logístico e promove ajustes necessários Servidor do quadro ou requisitado da ZE ou da Secretaria
Apoio aos recepcionistas quanto ao ELO, coletas biométricas, multas e impressão de título e RAE
Resolução de problemas técnicos
Substituição de contratados Servidor do quadro, requisitado ou requisitado biometria
Preferencialmente da ZE
Opera o ELO
Colhe biometria Servidor do quadro, requisitado ou requisitado biometria, contratado ou estagiário
Orienta eleitores
Checa documentação, domicílio, providencia GRU
Encaminha eleitor para atendimento
Apoio aos serviços de impressão Servidor do quadro, requisitado, preferencialmente da ZE
Confere de assinatura de documentos, das informações contidas no RAE
Controla RAE´s e envio ao Cartório Contratado
Apoio técnico quanto à utilização dos equipamentos de informática envolvidos Contratado (preposto)
Controla o ponto, ausência e faltas dos contratados
Presta orientações
Supervisiona o comportamento dos contratados
Providencia substituição quando solicitado pelo gerente/coordenador Equipe de trabalho Há mecanismos que analisam inclusive o comportamento humano na biometria social. Na biometria da Justiça Eleitoral, são capturadas:
assinatura;
foto;
impressões digitais Reflexos no dia da eleição Uma má coleta, sobretudo das impressões digitais, comprometerá o reconhecimento do eleitor no dia da eleição, forçando a liberação por meio de código pelo mesário, além de provocar demora e filas já que o sistema oferece 3 tentativas para cada dedo... Vejamos as características a perseguir na coleta... Realizar operação de TRANSFERÊNCIA - se o domicílio for em outro município O RAE será impresso já com assinatura digitalizada.
A assinatura é enviada ao TSE logo após a coleta. Recomendações
•O cenário deve estar corretamente posicionado.
•Se possível, solicite a remoção de óculos, bonés ou outros adereços que comprometam a visibilidade da face do eleitor.
•Uma vez posicionado, solicite ao eleitor para que não se mexa até que seja liberado por você. Recomendações
•Assegure-se da limpeza da superfície de contato do coletor. Use papel-toalha para remover impurezas ou oleosidade.
•Durante a coleta, se perceber baixo contraste, utilize o lenço umedecido e papel-toalha para garantir maior definição da imagem.
•Utilize álcool gel para higienizar a superfície de contato.
•Utilize luvas ao manipular a mão do eleitor. Recapturas Havendo falha em alguma das etapas das coletas, é possível refazer as capturas biométricas:
•selecionar o menu ELEITOR – ATENDIMENTO – RAE
•forneça os dados do eleitor e consulte-o
•na porção inferior da tela, selecionar o RAE digitado e clicar em RAE
•o RAE é exibido com ícones na porção inferior. O que é o TRANSBIO?
aplicação responsável pelo envio dos arquivos de foto e de digitais (2 arquivos por eleitor)
os arquivos são criptografados
é necessário se configurar o ELO para salvar na coleta na pasta esperada pelo TRANSBIO
o envio ocorre de forma manual
recomenda-se o envio a partir de cada estação de forma a não permitir intervenção no processo - depende do uso de linha dedicada ou discada Configuração

http://recbio.tse.jus.br/recbio

Sem proxy Controles Verificações que permitem:
estatísticas de atendimento - possibilita ações de melhoria de atendimento nos locais de votação com comparecimento aquém do esperado (gerente)
identificar arquivos não enviados - possibilitando retransmissão (consultor)
coletas com falhas - se houve pendências ou coletas parciais/comprometidas (coordenador convoca os eleitores)
arquivos corrompidos - permite identificar quais arquivos estão danificados e que não podem ser retransmitidos (coordenador convoca os eleitores) Situação biométrica Suporte técnico SSAE (operação) - 5667/5668/5669/5552/5553
CLE (logística) - 5550/5666 Biometrias inválidas Esse relatório apresenta os arquivos inválidos ou corrompidos.
Está relacionado à pasta ERRO que contém os arquivos que foram transmitidos com erro.
O problema é insanável
O coordenador deve convocar novamente os eleitores para coleta Comparecimento O relatório indica quantos eleitores de cada local de votação foram revisados
Auxilia na divulgação do processo de revisão Instalação do kit biométrico Onde está o delta? Instalação de toldos para abrigo do sol e chuva
Instalação de placas indicativas
Utilização de estagiários na triagem
Triagem separando atendimento geral e atendimento agendado
De acordo com a demanda, remanejamento entre agendados e não agendados (quando for o caso)
Emissão de senha prioritária para eleitores que retornaram após quitação eleitoral
Instalação de painéis com informações indicativas para atendimento (orientações)
Uso de escaninhos para armazenamento provisório dos RAE´s
Garantir espaço suficiente para trânsito de cadeirantes (com atendimento preferencial)
Instalação de suporte de isopor envolvido em plástico para apoio do braço no eleitor quando da assinatura no PAD
Instalação de "caixa de sugestões" Previsão de treinamento

ZE 19 - São Tomé - 4 de abril
ZE 19 - Lagoa de Velhos - 5 de abril
ZE 19 - Barcelona - 6 ou 8 de abril
ZE 19 - Rui Barbosa - 6 ou 8 de abril

ZE 40 - Pau dos Ferros - 4 e 5 de abril
ZE 40 - Riacho de Santana - 10 de abril
ZE 40 - Rafael Fernandes - 10 de abril
ZE 40 - Água Nova - 11 de abril
ZE 40 - Encanto - 11 de abril
ZE 40 - Francisco Dantas - 12 de abril
ZE 40 - São Francisco do Oeste - 12 de abril

ZE 55 - Almino Afonso - 5 de abril
ZE 55 - Frutuoso Gomes - 10 de abril
ZE 55 - Lucrécia - 11 de abril
ZE 55 - Rafael Godeiro - 12 de abril

ZE 57 - Governador Dix-sept Rosado - 3 de abril Obrigado! 1 RAE Base de Perda e Suspensão dos direitos políticos
Banco de dados com registro de pessoas/eleitores que perderam ou tiveram seus direitos políticos suspensos
Tipos:
pessoas sem inscrição eleitoral
eleitores com título cancelado
A consulta se dá exclusivamente por meio dos parâmetros:
NOME DO ALISTANDO/ELEITOR + NOME DA MÃE
ou
NOME DO ALISTANDO/ELEITOR + DATA DE NASCIMENTO
Verificar se o registro encontrado pertence ao eleitor e se está ATIVO
Se ATIVO - NÃO PODERÁ SER REVISADO - encaminhar ao CONSULTOR
SE INATIVO - entregar senha para atendimento Erros mais comuns
perda de conexão dos periféricos
pedido de calibragem dos periféricos (foto)
falha na captura de foto (travamento)
falha geral - ausência do Dongle
o eleitor aciona botão do PAD indevidamente - apenas recapturar assinatura
o ELO não está gravando os arquivos na pasta esperada pelo TRANSBIO Durante a operacionalização, caso algum dispositivo seja trocado de porta USB, faz-se necessário reiniciar o computador;
Caso a câmera fique muitos dias sem uso, pode ser que antes de utilizá-la no kit seja necessário recarregar a bateria (ligar em modo “Charge”);
Testes de coletas podem ser feitos por meio do arquivo: “D:\aplic\biometria\JE_CapturaBiometria_Teste\index.html”.
Full transcript