Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Revitalização do rio Belém

No description
by

Liz Cidreira

on 25 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revitalização do rio Belém

Revitalização do rio Belém
Meu rio: Minha vida
PUCPR

design by Dóri Sirály for Prezi
Conhecendo o rio Belém
Principal problema do rio Belém
A principal causa da poluição do rio Belém são os esgostos domésticos clandestinos.
Rios Revitalizados no mundo
Bairros
O rio Belém percorre 36 bairros e sua bacia conta com 16 rios.
Marina Gaban
Nicole Centurion
Flavia Sbalqueiro
Paulo Menarim
Renan Kohler
Liz Ehlke Cidreira
Poluição difusa
- Metais Pesados
- Mobilidade Urbana
- Rio das velhas

- Rio Mosquito

- Cheonggyecheon
CALÇADAS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS
Situações
Errado
Correto
Exemplo de calçada inadequada: Calçada sem acesso para deficientes físicos, sem rampas para cadeirantes com alta declividade, sem faixa tátil.
Exemplo de calçada adequada: Contém faixa de grama, rampas de acesso para deficientes físicos, piso tátil, espaçamento adequado, canteiros com vegetação, sem desníveis.
Poluição e saúde: desenvolvimento de cartilha aplicada em bacias hidrográficas urbanas
O projeto trata do problema dos resíduos despejados diretamente nas margens do rio Belém, no trecho da Vila Torres, inicialmente pesquisando as várias variantes que levam este lixo até lá e como este problema poderá ser solucionado.
Avaliação de soluções para os resíduos nas margens do rio Belém
Curitiba
Curitiba sempre foi conhecida como "cidade ecológica".
Mas qual é a real condição de seus rios?
Será que o rio Belém tem salvação?
Cidades Inevitáveis
É inevitável que as cidades cresçam rápido, mas deve ser feito o devido planejamento para que não ocorram situações extremas.
Lixo informal nas corberturas dos edifícios
As favelas são os menores problemas!
A partir do bairro Centro Cívico é onde o rio Belém encontra-se no seu estado mais crítico.
Focando em fontes não localizadas de poluição, esta pesquisa teve por objetivo avaliar a poluição difusa proveniente dos resíduos existentes nas coberturas do edifícios localizados na área da bacia hidrográfica do Rio Belém na cidade de Curitiba. A proposta foi a identificação e análise destes resíduos, e a correlação do atual estado do rio, explicando que com a chuva esses lixos informais são escoados para a galeria pluvial e consequentemente escoados para diretamente para o rio.
Mas o que é SAÚDE AMBIENTAL?
“agravos a saúde devidos a fatores físicos, químicos e biológicos mais diretamente relacionados com a poluição, o que contribui um caráter eminentemente ecológico ao processo saúde-doença”. (GOUVEIA, 1999) Resumindo, são as alterações no meio ambiente que direta ou indiretamente podem afetar a saúde da população.
Avaliação das condições de saúde ambiental
Stéphanie Castro
Das Nascentes à Foz
Um dos maiores desafios na Revitalização de uma Bacia Hidrográfica é a sua dimensão. Por isso, é mais fácil trabalhar com Sub-Bacias e pequenos trechos.
Poluição difusa e mobilidade urbana em Curitiba

Histórico
Você sabe porque as calçadas são importante para deixar o rio limpo?
SAÚDE
O projeto
Projeto revitalização do rio Belém – meu rio: minha vida

2012 - busca alternativas para a possível revitalização do rio Belém, através de estudos relativos aos diversos fatores que compreendem a bacia hidrográfica do rio Belém e seu estado atual.

O projeto tem a coordenação do Prof. Dr. Carlos Mello Garcias, é financiado pela FIUC – Federação Internacional das Universidades Católicas e é desenvolvido na PUCPR.
O rio Belém é um rio genuinamente curitibano, pois possui sua nascente e sua foz dentro dos limites da cidade de Curitiba, surgindo assim a grande importância relacionada a este rio e os habitantes da cidade, além de passar por diversos pontos turísticos da cidade..

O rio possui 21 km de extensão e sua bacia 87 km².

Porém o rio é considerado hoje em dia como um dos mais poluídos da cidade, recebendo grandes cargas de esgoto bruto além da imensidão de resíduos que são depositados irregularmente nos seus corpos d’água.
Drenagem, resíduos e poluição
Conhecer as nascentes e os pequenos trechos formadores é um dos meios de facilitar o trabalho de identificação de fontes poluidoras e alcançar a recuperação dos rios.
Em Curitiba, atualmente, produz-se aproximadamente 2,5 mil toneladas de lixo por dia, e são os “catadores de lixo” os responsáveis pela coleta de 92% do total de lixo reciclável na cidade. Porém quando feita a triagem desses resíduos eles acabam descartando o que não é útil nas margens do rio, contribuindo para poluição.
Os resíduos encontrados no rio Belém e em sua bacia são de diversas origens, podendo ser resíduos sólidos (recicláveis ou não), lixo informal, poluição difusa, resíduos provenientes de esgoto e de despejos irregulares. Esse lixos informais nada mais são do que resíduos encontrados em lugares que não são imagináveis (coberturas de edifícios, lugares escondidos) para as pessoas ou resíduos que não ganham uma relevância tão grande como papeis de bala, bitucas de cigarros, etc, mas que quando em contato com a chuva podem ser escoados até as galerias de aguas pluviais e consequentemente para os rios, os contaminando de maneira direta.
Curta a Página do Projeto
no Facebook

Projeto Revitalização do
rio Belém
OBRIGADO(A)!
Paloma Woichikosky
QUARTEIRÃO AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL
A degradação ambiental imposta pela sociedade leva ao resultado o fator demográfico, surgindo juntamente problemáticas como o aumento dos resíduos sólidos, impermeabilidade do solo, aumento do escoamento superficial, menos áreas verdes, entre outros fatores negativos.
No desenvolver do projeto, serão analisados dois quarteirões distintos situados na bacia hidrográfica do Rio Belém, para avaliar o grau de sustentabilidade, a ocupação dos espaços vazios, qualidade das calçadas, se possuem coleta seletiva, e outros fatores que os tornam sustentáveis.
Rios urbanos
População
Problemática
Você sabia que a água é de extrema importância para a existência da humanidade, mas quando contaminada, serve apenas como recurso para causar e transmitir doenças?
Além da poluição decorrente dos esgotos domésticos, ocorre ainda a “poluição difusa” originada dos resíduos provenientes do desprendimento de materiais que utilizamos no nosso dia-a-dia, podendo conter em suas composições materiais altamente tóxicos, os quais são conduzidos também aos rios, pelas galerias de águas pluviais.
Algumas das atividades desenvolvidas:
Construindo uma horta e plantando mudas
Full transcript