Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Plano de Comunicação Integrada de Marketing - Boteco do Cara

No description
by

Deisi Santana

on 13 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Plano de Comunicação Integrada de Marketing - Boteco do Cara

Plano de Comunicação Integrada de Marketing - Boteco do Caranguejo
Apresentado por:

ANDREA SANTOS
ANDREIA AFONSO
DEISIANE SANTANA
MARINEIDE SOUZA
MICHELE FERNANDES

Orientadores: Paula Correa e Marcelo Kelsch

Salvador
2013
Objetivo de Estudo e Problema
Para o trabalho foi escolhido o Restaurante Boteco do Caranguejo, empresa que atua no ramo gastronômico na cidade de Salvador. São evidente e constante as reclamações a respeito da qualidade no atendimento no restaurante Boteco do Caranguejo.


Objetivo Geral e
Específico

Objetivo Geral: Este trabalho tem por finalidade aplicar técnicas e processos de Marketing de relacionamento para tratar o déficit relacionado à má qualidade no atendimento.

Objetivos Específicos: Coletar no mercado informações necessárias para poder identificar o público alvo do Boteco do Caranguejo escolhendo a melhor ferramenta de Comunicação e Marketing voltado para atendimento ao público.

Então pergunta-se: 

Quais os fatores envolvidos que levam os clientes do Boteco do Caranguejo a reclamar da má qualidade no atendimento? 

O Cliente está satisfeito com o atendimento prestado pelo restaurante ao Cliente? 

Porque o relacionamento interno reflete de maneira negativa no atendimento ao cliente?

Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. 
Percebemos ao longo dos estudos que cada unidade de restaurante do Boteco do Caranguejo apresenta certas particularidades, que são moldadas de acordo a região em que estão inseridas.


Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.
Como o Boteco do Caranguejo tem como um dos grandes atrativos o caranguejo, este que leva o nome do estabelecimento. Nos meses de julho a agosto a produção de caranguejo diminui devido o período de reprodução dos mesmos.




Analise de
Macroambiente
O macroambiente nada mais é que as forças ambientais externas da empresa, as quais a organização não possui controle, porém podem e devem monitorá-las e adaptar-se as mesma.

Analise de Microambiente
O microambiente consiste em forças próximas à empresa onde se faz uma analise do setor, fazendo ainda parte do macroambiente e dele sofre interferências.

Fornecedores: Os fornecedores são elos fundamentais dentro do processo de uma empresa, pois fornece insumos necessários para que a mesma atenda com seus produtos ou serviços o cliente ou usuário final.
O restaurante mantém contrato de parceria com o Brasil Kirin e nenhum outro tipo de cerveja ou refrigerante é comercializada dentro da rede, salvo o refrigerante coca-cola. Nessa parceria é possível obter vantagens como comodatos de freezers, mesas, cadeiras, sombreiros, etc.


Ambiente Econômico:(KOTLER) Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. Os padrões de gastos estão vinculados ao ciclo de negócios, que é definido como o padrão do nível de atividade econômica, que para este autor possui as etapas de prosperidade, recessão e recuperação.


Ambiente Político/Legal: Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. O Boteco do Caranguejo mantêm em dia todos os Alvarás, como: funcionamento, saúde e publicidade.



Ambiente Tecnológico: A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa. Dessa forma a tecnologia pode ser uma grande aliada na implantação do negócio, inclusive através da utilização da internet como ferramenta de auxílio para facilitar no processo de promoção institucional, até mesmo através da utilização de diversos tipos de mídias.
Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.Com a diversificação das unidades do Boteco do Caranguejo, sendo 5 unidades ele consegue atingir vários tipos de públicos, suprindo suas necessidades e atendendo de forma que abrange varias culturas e classes sociais.
Distribuidores: Os canais de distribuição são as formas como um determinado produto é conduzido até que chegue ao consumidor final. No caso do Boteco do Caranguejo a distribuição é feita através da venda direta.

Intermediários: Os intermediários normalmente são considerados representantes comerciais que levam o produto aos locais de varejo.
O Boteco do Caranguejo não possui intermediários, pois vende o que produz diretamente ao consumidor final. Quanto ao quesito promover, o restaurante possui departamento de marketing onde analisa e cria estratégias de comunicação para que a informação chegue ao conhecimento dos seus consumidores.

Concorrentes: Concorrência  é a rivalidade que acontece entre dois ou mais produtores de um mesmo produto ou serviço.

Para ganhar a preferência dos clientes, a empresa precisa perguntar:
Quem são realmente meus concorrentes?
Quais são seus pontos fortes e pontos fracos?
O que eles procuram no mercado?
O que modifica o comportamento de cada um deles?



Principais concorrentes do Boteco do Caranguejo: Botequim Santa Clara, Caranga, O Caranguejão, Sentollas, Cabana do João, Cabana da Cely, Caranguejo de Sergipe, Caranguejo do Porto, entre outros. As empresas pesquisadas assim como o Boteco do Caranguejo não fazem uso do rádio e da TV para veicular seus anúncios. O meio mais usado para se propagar é por mídia exterior, principalmente o outdoor/busdoor numa frequência regular. As propagandas dessas empresas fogem do caráter institucional, o foco é no P de promoção apresentação suas ofertas dobradas.
Concorrentes Diretos: Concorrente direto é aquele que vende a mesma linha de produtos para um mesmo público alvo, com uma mesma faixa de preço em um mesmo tipo de ponto de venda. Exemplo: Caranguejo de Sergipe, Caranga, Cabana da Cely.

Concorrentes Indiretos: Concorrente indireto é aquele que não vende a mesma linha de produtos, mas que atinge seu público alvo com uma estratégia clara de substituição de produto. Exemplo: Botequim Santo Antônio, Bar Ponte Aérea, Padaria Bar.

Analise de Mercado
Análise de mercado consiste em um estudo que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que estão fora do controle direto da organização, mas que de forma direta ou indireta a podem influenciar com maior ou menor intensidade.
A análise de mercado proporciona contato direto com os clientes e com o público alvo, além de colabora para a propaganda do “boca a boca”. No Boteco do Caranguejo não há tanta exploração dos diversos meios de propaganda, um amigo indica outro que indica a um familiar, que por sua vez propaga sua experiência com a marca levando a um viral e a um “marketing boca a boca”.

O público do Boteco do Caranguejo é jovem e a grande maioria é do sexo feminino. Pelos resultados da pesquisa realizados no restaurante 47% dos entrevistados são solteiros e 54% do público do Boteco do Caranguejo se consideram da classe C. O público frequentador do Boteco do Caranguejo tem alto nível de escolaridade, sendo 41% de público entrevistado tem superior completo e 38% superior em curso ou incompleto, onde a maioria se considera pardo.
. Pesquisas internas também apontam que dentre as casas de Caranguejo de Salvador e Região Metropolitana o Boteco do Caranguejo se tornou líder na venda de Cerveja com um crescimento de 23% em suas vendas, enquanto os principais concorrentes do mercado tiveram uma queda de 15%. O crescimento na venda de cerveja deu-se por conta da promoção de cerveja dobrada acompanhada de uma apresentação ao cliente, colocando na mesa do consumidor a cerveja “estupidamente gelada”.

Atrativos
Promoções
Analise de Público Alvo
O público-alvo é o conjunto de pessoas que possuem as mesmas características ou interesses. As pessoas possuem diferentes preferências e comportamentos, para caracterizar os diferentes públicos podemos utilizar vários padrões:

Geográfica
Demográfica
Psicográfica
Comportamental


Público do Boteco do Caranguejo:

PATAMARES: Famílias de classe média da região ou adjacências. Oferta para os frequentadores o espaço criançada e música ao vivo no final de semana.
PITUBA: Jovens em de paquera e descontração com os amigos.
VILLAS: Também voltado para o público familiar, só que mais elitista.
BARRA: Público diversificado.
ORLA: Bastante frequentado por turistas, contempla a vista pro mar.

Ambiente Interno
VISÃO
Ser uma empresa reconhecida como referencia no ramo da gastronomia baiana, buscando qualidade, agilidade no atendimento.

MISSÃO
Oferecer produtos e serviço da área gastronômica baiana e outras, valorizando a qualidade, preparação, nutrição e sabor, contribuindo para a grande aceitação dos nossos clientes.

VALORES
Oferecer várias opções no cardápio que atendam todos os tipos de públicos.
Serviço rápido e prático, para atender um público que não tem tempo a perder.
Promoções oferecer várias opções para que possa atrair mais clientela.
Cerveja estupidamente gelada levando em consideração a predição cultural.

Produto - O Produto tem por objetivo satisfazer uma necessidade ou um desejo podendo ser bens físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares e outros.
 
Segundo Kotler (2006) o ciclo de vida de um produto CVP é dividido em quatros estágios:

Desenvolvimento: de produto ou introdução ou lançamento do produto.

Crescimento: período em que uma parcela dos consumidores toma conhecimento da existência do produto.

Maturidade: período caracterizado por baixa no crescimento das vendas.

Declínio: o produto atinge sua.

Preço - É possível através do preço, estimular concorrência a participa mais ativamente no mercado melhorando seus produtos e serviços e também trabalhar com promoções que irão atrair seus consumidores.

Distribuição - Entende-se por distribuição as atividades necessárias para oferecer ao cliente e a empresa a comercialização de forma acessível. A distribuição refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto chega até o consumidor.

Comunicação - De nada adianta ter um produto de qualidade, um preço justo, uma praça ideal, se o consumidor não tem a conhecimento de que ele existe.

Matriz de PFOA
Conclusão
O Plano de Comunicação Integrada de Marketing tem por objetivo alcançar o direcionamento preciso para atender as solicitações impostas pelo resultado das pesquisas de mercado. O Boteco do Caranguejo busca a gestão de qualidade (aperfeiçoamento no atendimento oferecendo infraestrutura aos clientes). Para que este atendimento seja a altura do consumidor foi analisado o macroambiente que são forças externas ao restaurante que não podem ser controladas nem monitoradas com demografia, economia, político, fatores naturais, culturais e tecnológicos e o microambiente que são forças próximas ao cliente como seus fornecedores, distribuidores e concorrentes. A partir daí explorar mais os conhecimentos a respeito da empresa criando estratégias e táticas avaliando os resultados e pondo em pratica do PCIM.
Full transcript