Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Instituto Federal do Paraná

Apresentação institucional do IFPR
by

Assessoria de Comunicação IFPR

on 12 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Instituto Federal do Paraná

Além disso, os nossos concursos públicos selecionam os professores mais preparados para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

O mesmo vale para os técnicos administrativos e demais profissionais que atuam no IFPR, pessoas capacitadas que contribuem no processo educacional.

Em 2013 e 2014, dois concursos disponibilizaram quase 600 vagas para docentes e técnicos administrativos.

Cada vez mais, o Instituto Federal do Paraná se consolida no planejamento e execução de políticas públicas de geração de emprego e renda.

Um exemplo é o programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que está ampliando de forma significativa a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada, profissionalizantes.

O objetivo é contribuir e aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Sintonia com as demandas da sociedade
Origem
Nossa história começa em 1936 com a criação do Curso Comercial do Colégio Progresso, em Curitiba. Com o passar dos anos, o Colégio deu origem a outros estabelecimentos, até que, no final do século XX, foi criada a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Foi essa instituição que, em dezembro de 2008, transformou-se em Instituto Federal do Paraná.

Educação a Distância
Presença do IFPR no Paraná
Certificação do Enem
Assistência Estudantil
Profissionais de excelência
IFPR: instituição do futuro
Inclusão social
O IFPR é voltado à inclusão, em todos os seus sentidos.

Esse cuidado tem início com o ingresso dos estudantes.

Nossos processos seletivos reservam vagas para:

- candidatos negros;
- estudantes oriundos de escolas públicas;
- indígenas.
Quem somos
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que tem a missão de contribuir para a formação de cidadãos críticos, autônomos e comprometidos com uma sociedade humanitária.

Para isso, ofertamos cursos técnicos, tecnólogos, licenciaturas, bacharelados, especializações e, em breve, também mestrados e doutorados profissionais.

Distribuição de vagas
De acordo com a Lei que criou os institutos federais, ofertamos:

Mulheres Mil

Inserido no conjunto de prioridades das politicas Públicas do Governo Federal, o Programa Mulheres Mil, integrou-se ao Pronatec a partir de 2014, e conjuntamente contribuem para a mudança de vida de inúmeras famílias.

Promove a educação, cidadania e desenvolvimento sustentável possibilitando a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

Pronatec
Estímulo à docência
O IFPR e os demais institutos federais foram criados, também, para suprir uma carência estrutural: a falta de professores preparados para atuar na Educação Básica. Por isso, entre as nossas prioridades, está o estímulo à docência.

Junto à Capes, desenvolvemos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com o objetivo de qualificar a formação dos futuros professores. Este programa permite a realização de projetos que integram os estudantes matriculados nos cursos de Licenciatura às escolas públicas de educação básica.

Hoje a interiorização é uma das nossas principais características. Somos a instituição federal de ensino presente no maior número de municípios do Paraná. E continuamos crescendo, não apenas quantitativamente, mas também do ponto de vista da qualidade das ações e serviços prestados.
Além disso, via satélite, nossos cursos chegam a centenas de municípios por meio da metodologia de Ensino a Distância.

Somente no Paraná temos cerca de 300 polos, além de outros 100 espalhados pelo Brasil.

Incentivo à Pesquisa,
Extensão, e Inovação
O IFPR promove e valoriza a produção científica, tecnológica e de inovação, bem como ações de extensão capazes de fomentar transformações e dialogar com os saberes locais.

Nesse sentido, buscamos assegurar o apoio financeiro para a execução de projetos nas mais diversas modalidades e áreas do conhecimento.

O Instituto Federal é uma das instituições certificadoras do Ensino Médio no Paraná. Estudantes maiores de 18 anos que ainda não tenham concluído a escolarização básica mas que possuam bom desempenho no Enem podem solicitar o diploma do Ensino Médio em qualquer um dos nossos câmpus.
Assistência Estudantil
Muitas vezes, não basta apenas ofertar os cursos. É preciso dar condições para que os estudantes consigam continuar os estudos e ter bom aproveitamento.

Todos os anos, fazemos investimentos expressivos em Assistência Estudantil. A ideia é reduzir os índices de retenção e evasão escolar determinadas por fatores socioeconômicos ou necessidades educativas especiais.
Em 2014, por exemplo, foram destinados mais de R$ 10 milhões para o pagamento de diferentes bolsas e auxílios utilizadas para custear despesas como moradia, transporte, alimentação e também para fomentar atividades acadêmicas de pesquisa e extensão.
O Instituto Federal do Paraná não treina profissionais para o mercado, mas forma pessoas para a vida, para o mundo, para o trabalho, para a ciência de que todos somos indivíduos autônomos, com deveres, sim, mas também e principalmente com direitos e liberdades.

Aqui trabalhamos para criar as condições para a construção de um Brasil justo e solidário, um país próspero em que haja esperança e paz.
Damos atenção especial ao Ensino, sem deixar de lado a Pesquisa e a Extensão.

Em diversas frentes de trabalho, buscamos as soluções para os inúmeros desafios enfrentados pela comunidade.

As nossas ações estão alinhadas às necessidades locais, estratégia que complementa o desenvolvimento econômico e social nos municípios.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Mulheres Mil
Câmpus Pitanga
Câmpus Foz do Iguaçu
Câmpus
Jaguariaíva
Câmpus Colombo
Câmpus Umuarama
Câmpus Paranaguá
Full transcript