Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Segurança Online

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Segurança Online

Correio eletrónico não solicitado (SPAM)
A palavra SPAM é uma abreviatura da expressão em inglês “Spiced Ham” - que significa presunto condimentado - e é habitualmente utilizada para designar uma mensagem de correio eletrónico não solicitada, enviada em massa. O termo SPAM pode, no entanto, ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em quantidades mais modestas.
Phishing
Este termo remete para mensagens cuja verdadeira origem não corresponde à que consta no campo “De” ou “From”.
Quem envia este tipo de mensagens pretende assumir a identidade de terceiros - tipicamente empresas ou marcas - e obter, desta forma, dados confidenciais para benefícios próprios.
De citar, a título de exemplo, o caso do pishing ao nível das entidades bancárias: as mensagens enviadas solicitam ao utilizador os códigos de acesso a contas, cartões VISA ou credenciais de acesso a portais de homebanking.
Scam
Esta palavra remete para mensagens fraudulentas que conduzem o utilizador ao engano, apresentando falsas oportunidades e ofertas de produtos, cujos resultados são igualmente falsos.
Como funciona o SPAM?
As mensagens de SPAM têm, frequentemente, caráter apelativo e são, na sua maioria, incómodas, inconvenientes e não solicitadas. O conteúdo destas mensagens de correio eletrónico é variado, abordando temas como a pornografia, os jogos a dinheiro, os fármacos, entre outros.
Que cuidados posso ter para prevenir o SPAM?
· Nunca responder a uma mensagem de correio eletrónico, cuja proveniência é desconhecida e/ou cujo contexto se enquadre nas descrições de Phishing, Scam, Hoax, etc;
Hoaxes ou boatos
O termo hoax diz respeito a histórias falsas que têm como objetivos primordiais: por um lado, alarmar ou iludir quem lê este tipo de mensagens; por outro, incitar a sua rápida divulgação ao maior número de pessoas possível. Habitualmente, estas mensagens dão a conhecer pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda, divulgam alertas de perigo, difamação de marcas ou ofertas falsas de produtos.
Segurança Online
Que cuidados posso ter para prevenir o SPAM?
· Não disponibilizar a terceiros, com identidade desconhecida, informação pessoal ou informação relativa ao endereço de correio eletrónico pessoal;
Que cuidados posso ter para prevenir o SPAM?
· Não clicar em ligações disponibilizadas em mensagens de correio eletrónico, cujo conteúdo seja suspeito;
Que cuidados posso ter para prevenir o SPAM?
· Certificar-se de que possui um antivírus devidamente atualizado e que este verifica o conteúdo das suas mensagens de correio eletrónico. Mesmo que o antivírus não detete qualquer vírus isto não significa que o conteúdo da mensagem recebida seja seguro;
Que cuidados posso ter para prevenir o SPAM?
· Certificar-se de que utiliza uma conta de correio eletrónico que dispõe de filtro anti-SPAM;
Que cuidados posso ter para prevenir o SPAM?
· Caso tenha sido alvo de uma ação de spamming deverá verificar se o seu endereço eletrónico está publicado em algum sítio eletrónico e realizar as devidas ações para que este seja removido do mesmo:
Que cuidados posso ter para prevenir o SPAM?
· Se tiver que publicar, impreterivelmente, o seu endereço de correio eletrónico num sítio eletrónico, faça-o de modo a que seja díficil a qualquer programa de spamming utilizar o endereço disponibilizado, ou seja, publique “joao at domínio.pt” em vez de “ joao@dominio.pt”.
Video
R&alizado por:
L&onardo Sousa & Rob&rto Barr&to
Full transcript