Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

PAP - O Turismo de Natureza na Madeira

No description
by

Carina Correia

on 19 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of PAP - O Turismo de Natureza na Madeira

O Turismo de Natureza
na Madeira

Turismo de Natureza
Manifesta-se de duas maneiras diferentes:
Turismo ambiental;
Turismo ecológico.

A motivação dominante reside no desejo de “regresso à natureza”.

Um dos destinos típicos é o Parque Nacional Peneda-Gerês em Portugal.

Introdução ao Turismo
Autor: Licínio Cunha, Editora: Verbo
Legislação
Decreto Legislativo Regional n.º 29/2008/M

Primeira alteração do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2007/M, de 11 de Janeiro, que estabelece as bases do sistema desportivo da Região Autónoma da Madeira e procede à primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 12/2005/M, de 26 de Julho, que aprova o regime jurídico de atribuição de comparticipações financeiras ao associativismo desportivo na Região Autónoma da Madeira.



Decreto Legislativo Regional n.º 30/2008/M

Estabelece o regime jurídico do licenciamento, exercício da atividade e fiscalização das empresas de animação turística na Região Autónoma da Madeira.

Conceito de Turismo de Natureza
É um produto turístico composto por estabelecimentos, atividades e serviços de alojamento e animação turística e ambiental realizados e prestados em zonas integradas na Rede Nacional de Áreas Protegidas.
A Rede Nacional de Áreas Protegidas é constituida pelas áreas protegidas de interesse por parte do Instituto de Conservação da Natureza.
Turismo, 05.07.2007
http://turismodeportugal.blogspot.pt/2007/07/conceito-de-turismo-de-natureza.html
História do Turismo de Natureza na Madeira
A Madeira foi uma das primeiras regiões turísticas do mundo, sendo a sua principal caraterística a hospitalidade dos madeirenses e sobretudo a envolvência natural da ilha, caraterísticas que ainda se mantêm.

Como eram inúmeras as pessoas que procuravam a Madeira, as autoridades e a sociedade civil viram-se obrigadas a criar condições para a receção de todos esses forasteiros.

Muitas personalidades visitaram a Ilha no passado, e ajudaram a promove-la como destino de descanso.

A imperatriz Isabel, mais conhecida por Sissi, do Império Austro-Húngaro, visitou por diversas vezes a Madeira e deixou grandes ligações na ilha. A sua primeira visita foi em Novembro de 1860 e a recepção foi preparada ao pormenor.

História do Turismo de Natureza
na Madeira
Como foi no caso da Madeira?

O Clima, o endemismo, as particularidades do processo histórico, o protagonismo na História do Atlântico fazem da ilha, tanto no passado como no presente, um lugar de forte atração turística.

Ao interesse científico pela fauna botânica e flora da ilha, juntou-se a climatologia em meados do século XVIII. A partir daqui, o turismo caminhou lado a lado com o vinho e o aparecimento de novas atividades. A vinha persistiu nas latadas e fez-se companheira de vimeiros, bordados e bordadeiras.

Na Madeira, a exemplo do que aconteceu noutras ilhas, a principal cidade, não monopoliza a atenção do viajante. Os passeios a pé, a cavalo e, no caso madeirense, de rede permitiam excursões no interior.

História do Turismo de Natureza
na Madeira
Na atualidade o turismo está indissociavelmente ligado à cultura e ao meio ambiente e sem a conjugação perfeita destes dois referentes, o turismo está condenado a morrer.

Ao deleite das belezas da natureza, as condições de bem-estar sucedeu a procura de alimento de espírito, materializando nos diversos eventos culturais e o convívio entre povos e tradições.

Atividades ligadas ao Turismo
de Natureza na Madeira

Legislação

Resolução do Conselho de Ministros nº 112/98, de 25.08

Estabelece a criação do Programa Nacional de Turismo de Natureza, que visa dar a conhecer as àreas protegidas sem as destruir.

Canyoning
O Canyoning é um desporto de montanha que se desenvolve no leito de uma ribeira, e para ultrapassar os obstáculos naturais temos de caminhar, saltar, fazer rappel e nadar em fantásticas lagoas.

Este tipo de desporto é mais direcionado para um público jovem e com boa preparação física.

Levadas / Trekking
"Levada" é o sistema de irrigação desenvolvido para distribuir a água das grandes chuvadas e das regiões mais húmidas do norte da ilha para as zonas mais secas do sul da ilha. Esta atividade consiste em percorrer trilhos e conhecer a flora e fauna que existe em toda a ilha.

Este tipo de desporto requer alguma preparação física, contudo existem percursos de diferentes graus de dificuldade, para diferentes tipos de caminhantes.

Exemplos na Madeira
Parque Natural da Madeira
* Áreas protegidas: Parque Natural da Madeira; Ilhas Desertas; lhas Selvagens; Reserva Natural do Garajau; Reserva Natural da Rocha do Navio e Ilheús do Porto Santo.



Santana Madeira Biosfera
* Foi considerada reserva da Biosfera a 29 de junho de 2011;
* A população total residente na área da Reserva da Biosfera é de 7 719 habitantes;
* A Reserva da Biosfera de Santana faz-se representar por uma imagem de marca constituída por dois elementos representativos: a orquídea-da-serra e o ilhéu da Rocha do Navio.
http://santanamadeirabiosfera.com/pt/
http://www.pnm.pt/
Observação de Aves
O público que procura este tipo de atividade é um público específico que possui alto grau de consciência ambiental, estando atento e adotando seriamente as práticas de mínimo impacto em ambientes naturais.

No caso da Madeira, as espécies que cativam a atenção dos ornitologos são: aves marinhas que nidificam na Madeira como a freira-da-madeira (Pterodroma madeira), o pintainho (Puffinus baroli), a cagarra (Calonectris diomedea) e o patagarro (Puffinus puffinus). O pombo-trocaz (Columba trocaz) e do bis-bis (Regulus madeirensis), corre-caminhos (Anthus berthelotii madeirensis) e o cigarrinho (Sylvia conspicillata orbitalis).
http://www.madeira-adventure-kingdom.com/
http://www.madeira-levada-walks.com/
http://www.madeiraoutdoor.com/pt
Observação de Espécies Marinhas
A "Rota dos Cetáceos" é uma empresa vocacionada para a observação de golfinhos e baleias nos mares da Madeira.
Os clientes são sempre acompanhados por uma equipa de biólogos marinhos.
Antes de cada viagem há uma pequena introdução sobre os golfinhos e as baleias na Madeira.
Também fazem natação com golfinhos, uma experiência inesquecível!
http://www.rota-dos-cetaceos.pt
Mergulho
A prática de mergulho na Madeira tem vindo a ganhar cada vez mais importância junto daqueles que visitam a ilha.

O clima ameno ao longo do ano, a temperatura da água do mar a rondar os 18 e 23°C, dependendo da altura do ano, águas cristalinas e a grande probabilidade de ver espécies como golfinhos, raias e até mantas são as principais razões que levam os amantes deste desporto a considerar a ilha da Madeira para as suas férias.
www.madeiraoceanos.com
Jeep Safari
A empresa Mountain Expedition dispõe de 7 programas diferentes, divididos pela ilha. Todos os seus Jeeps são Land Rover, sendo utilizados carros mais recentes para expedições privadas.

http://www.mountainexpedition.pt/
Madeira Ultra Trail
O Clube de Montanha do Funchal é a associação organizadora do evento denominado MIUT® - Madeira Island Ultra Trail, que decorreu de 23 a 26 de maio de 2013.
O Ultra Trail 115 - Prova rainha do MIUT, será uma travessia com 116 km. Esta prova está integrada no Circuito Nacional de Trail Running 2013, sendo simultaneamente Campeonato de Portugal de Ultra Trail.
http://madeiraultratrail.com
Madeira Nature Festival
O Madeira Nature Festival (Festival da Natureza), é um novo evento do calendário de animação turística, cuja 1ª edição se realizou em Outubro de 2011.
Durante uma semana, a Madeira promove o Festival da Natureza e celebra junto dos seus visitantes o que a natureza tem de melhor. Tanto na serra, como no ar ou no mar, as escolhas são mais que muitas e todos podem experienciar atividades num leque de oferta variado e destinado a todas as faixas etárias.
http://www.visitmadeira.pt/madeiranaturefestival/index.php?lang=pt
História do Turismo de Natureza na Madeira
Vários príncipes, princesas, duques e duquesas europeus foram visitando também a ilha, até que em 1950 o primeiro-ministro britânico Winston Churchill passa férias na Madeira, onde se encanta pelas suas paisagens, em especial Câmara de Lobos.



Atualmente o turismo afirma-se como um meio de encontro e partilha de homens e culturas. O turismo pode e deve ser uma forma de potenciar a identidade local, através da afirmação dos usos e costumes e da cultura e património.

As motivações da viagem não foram nem poderão ser sempre as mesmas. A paisagem como fator de deleite e conhecimento científico, a cultura, a História e as tradições farão sempre parte das prioridades daquele que pretende viajar.

Princesa Sissi
Winston Churchill
Destino Madeira
A Direção Regional do Turismo da Madeira está responsável pela promoção e divulgação do destino Madeira no estrangeiro. Para tal, são feitas alguns videos promocionais e participam em eventos mundiais, como a Feira Internacional do Turismo em Lisboa.
www.visitmadeira.pt
Full transcript